Partilhar

Como limpar um lava-louça

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar um lava-louça

O lava-louça é um eletrodoméstico que nos poupa muito tempo na hora de esfregar os pratos e restantes utensílios de cozinha, já que permite lavar ao mesmo tempo uma grande quantidade deles. Ainda assim, é necessário fazer uma manutenção e limpeza do lava-louça para que os pratos fiquem totalmente limpos e não se concentrem cheiros desagradáveis no lava-louça. Neste artigo de umComo.com.br oferecemos-lhe alguns conselhos para que não fique nenhuma dúvida sobre como limpar um lava-louça.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o mau cheiro do lava-louça
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, note-se que aqueles pratos, panelas, frigideiras e restantes utensílios de cozinha que estejam muito sujos deverão ser passados sob a torneira antes de colocá-los no lava-louça para eliminar esses restos mais pesados. Desta forma, você evitará que ao retirá-los do lava-louça eles não estejam completamente limpos e as migalhas de comida possam obstruir o eletrodoméstico.

2

Dessa forma, caso fiquem restos de comida no interior do lava-louça, já que esses não desaparecem por si, será necessário que os retire antes de voltar a carregar o eletrodoméstico.

3

Também deverá retirar e limpar o filtro do lava-louça e limpar regularmente o dosador de detergente. A periodicidade para realizar esta limpeza dependerá da frequência de uso desse eletrodoméstico, embora seja recomendável limpar os tubos uma vez por semana e os filtros uma vez a cada 3 meses, no mínimo.

4

Por outro lado, é muito importante evitar que se acumule umidade no interior do lava-louça e prolifere o aparecimento de mofo. Para isso, após as lavagens, deixe o eletrodoméstico um pouco aberto para que não concentre umidade.

5

As bordas da porta, as juntas e restantes cantos também devem ser limpos com um pano de prato úmido ou, por exemplo, uma escova de dentes. É importante evitar a acumulação de sujeira e seguir uma limpeza constante destas partes do lava-louça.

6

Na hora de limpar o lava-louça profundamente, é recomendável revisar também os orifícios dos braços giratórios e eliminar os restos presentes com um palito ou outro elemento perfurante.

7

Algumas vezes ao ano, também é conveniente retirar os caixilhos do lava-louça para limpar as ranhuras, bem como limpar o escoamento desse aparelho. Para isso, consulte o manual do eletrodoméstico e siga as instruções ali indicadas.

8

Um bom remédio para a limpeza deste eletrodoméstico é usar uma mistura de vinagre e água quente em proporção de um a quatro, já que este produto natural ajudará a desengordurar e eliminar todos os restos de sujeira do lava-louça.

9

Quanto ao uso dos produtos de limpeza, leia as indicações do fabricante e use o mais apropriado para sua lava-louça. Siga sempre as instruções para fazer um bom uso do produto e não danificar o aparelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um lava-louça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Limpe bem o lava-louça para que seus pratos fiquem impecáveis.

Escrever comentário sobre Como limpar um lava-louça

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar um lava-louça
Como limpar um lava-louça

Voltar ao topo da página