menu
Partilhar

Vinagre desinfeta?

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 agosto 2021
Vinagre desinfeta?

Apesar de estarmos otimistas com as vacinas, a pandemia da COVID-19 continua afetando grande parte do mundo e, por isso, é importante não se descuidar e proteger-se de todas as maneiras indicadas. Uma das recomendações oficiais da OMS[1], desde o princípio da pandemia, é a correta higiene das mãos com água e sabão, mesmo assim a procura por outros higienizadores como álcool e desinfetantes e soluções caseiras é vigente. O vinagre é um desses ingredientes que costuma vir a mente porque é conhecido pelas suas propriedades antissépticas em muitas ocasiões, mas, o vinagre desinfeta contra o coronavírus? Quando utilizá-lo e como fazer isso corretamente? Explicamos esta e outras questões neste artigo do umCOMO.

Vinagre desinfeta?

Se a sua pergunta é se vinagre desinfeta, a resposta é sim. Em muitos casos o vinagre é conhecido pelo seu poder desinfetante, mas é importante saber quando e como utilizá-lo com eficácia, porque não é sempre que ele funciona. Entenda:

Vinagre desinfeta contra o coronavírus?

Apesar de ao princípio da pandemia muito ter sido falado sobre a possibilidade de o vinagra desinfetar contra o coronavírus, essa informação já foi descartada. Isso é o vinagre não é eficaz no combate ao coronavírus e não te protegerá de contagiar-se com a Covid-19. Apesar de ser conhecida pelo seu uso no combate a fungos e manchas de pele, o vinagre não é uma das recomendações oficiais da OMS como prevenção do coronavírus.

Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a maneira mais eficiente de se proteger contra o coronavírus, complementando a limpeza com o álcool em gel. Confira todas as informações no post que explica como o álcool em gel funciona.

Álcool em gel é mais eficaz que água e sabão?

Vale ressaltar que quando o assunto é prevenir-se do coronavírus, é sempre melhor, lavar as mãos em vez de só higienizar as mãos com o álcool. Segundo o Brasil Escola[2], o álcool não pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão, uma vez que ele não é capaz de retirar toda a sujeira, mas, sim, de reduzir os micro-organismos. Uma limpeza completa e efetiva deve ser feita com a lavagem das mãos.

Vinagre desinfeta a roupa?

Sim, você pode usar vinagre branco ou vinagre de maçã para desinfetar roupas, colchões, roupa de cama, etc. O vinagre também tem outros benefícios para a sua roupa. Além da desinfecção, remove manchas, tem poder amaciador, remove quaisquer resíduos deixados pelo detergente e é benéfico para manter a sua máquina de lavar em boas condições.

Para desinfetar roupas com vinagre, basta misturar uma parte de vinagre com uma parte de água morna e mergulhar a sua roupa nesta solução. Deixe repousar por 30 minutos e enxágue. Este método é apenas para desinfetar, não para remover sujeiras, por isso depois de colocar as suas roupas na solução terá que lavá-las. Se você só precisa desinfetar toalhas ou roupas limpas, a desinfecção será suficiente. Confira este e outros truques para desinfetar roupa no artigo que explica como desinfectar roupas.

Vinagre desinfeta ferida?

Sim, o vinagre pode ser usado como desinfetante de feridas porque contém ácido acético, um poderoso ativo de limpeza que destrói as bactérias e desinfeta. Se você precisar de desinfetar uma ferida, recomendamos que dissolva o vinagre com água para minimizar a acidez e evitar que a ferida coce. Misture uma colher de sopa de vinagre branco ou de maçã em um copo de água e mexa. Aplique o líquido na ferida que pretende desinfetar e deixe-a secar no ar.

Vinagre desinfeta verduras?

Sim. A acidez do vinagre funciona removendo quaisquer vestígios de pesticidas que possam ser deixados nas frutas e legumes e destrói as bactérias. Para desinfetar verduras, frutas e legumes, utiliza-se sobretudo vinagre branco ou de maçã, que pode ser utilizado sozinho ou diluído em água. Aconselhamos diluí-lo, pois a eficácia é a mesma e você não necessitará de tanto produto. Se você não tem vinagre à mão e quer desinfetar os seus vegetais com algum produto natural, o ácido cítrico do limão tem o mesmo poder desinfetante. Veja mais no post que explica como desinfetar frutas e verduras antes de consumi-las.

Vinagre desinfeta? - Vinagre desinfeta?

Como desinfetar com vinagre

O vinagre elimina fungos, micro-organismos tais como bactérias, microbactérias, alguns vírus e outros germes. Por exemplo, provou ser eficaz contra bactérias como Escherichia coli e Streptococcus mutans. Como ele tem um pH ácido de 2,4 na escala de pH, o vinagre desinfeta, matando 95% das bactérias encontradas em uma superfície.

Recomendamos que você utilize o vinagre não só para desinfetar frutas, vegetais ou roupas, mas também para limpar a sua casa, pois o vinagre desinfeta superfícies As vantagens da limpeza com ele são: limpeza, desinfecção e brilho.

Portanto, se você está se perguntando como usar vinagre para desinfetar, a única precaução que você deve tomar ao usá-lo é diluí-lo em água para que a acidez não danifique as superfícies delicadas que você vai desinfetar. Use 250 mililitros de vinagre para cada 125 mililitros de água. Se quiser dar outro perfume à mistura ou se não gostar do cheiro do vinagre, você pode adicionar algumas gotas de qualquer óleo essencial.

Qual é o melhor vinagre para limpar e desinfetar?

O melhor vinagre para limpeza e desinfecção é aquele com uma concentração entre 3% e 5% de ácido acético. Se você vai utilizar o vinagre como remédio caseiro para desinfetar ou limpar superfícies, recomendamos que você utilize vinagre branco ou vinagre de maçã, pois outros vinagres mais escuros podem manchar, caso o utilize para limpar e não tenha sido provada a sua eficácia, caso o utilize para desinfetar.

Se o vinagre não desinfeta contra o coronavírus, o que usar?

Agora que você já sabe que o vinagre desinfeta, mas não contra o coronavírus, você pode ter dúvidas em relação a outros produtos para limpar e proteger sua casa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista de produtos que tem eficácia contra o coronavírus e podem substituir o álcool 70% na desinfecção de objetos e superfícies, as informações são da Agência Brasil de Comunicação[3]. Nós do umCOMO te facilitamos a lista aqui abaixo:

  • Hipoclorito de sódio a 0,5%;
  • Alvejantes contendo hipoclorito de sódio e de cálcio a 2-3,9%;
  • Iodopovidona 1%;
  • Peróxido de hidrogênio 0,5%;
  • Ácido peracético 0,5%;
  • Quaternários de amônio como cloreto benzalcônio 0,05%;
  • Compostos fenólicos;
  • Desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.

Segundo as explicações da Anvisa, estudos mostram que desinfetantes comuns, incluindo sabão ou soluções diluídas com alvejante, podem desativar o coronavírus.

O que não funciona?

Ainda de acordo com a Anvisa, não é recomendável usar vassouras e esfregões secos, nebulizadores, termonebulizadores e frascos em spray com propelente para desinfetar superfícies e objetos do coronavírus. O uso de toalhas desinfetantes também não é eficaz, visto que a superfície continua molhada por mais de alguns segundos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vinagre desinfeta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. OMS. Alocución de apertura del Director General de la OMS en la rueda de prensa sobre la COVID-19 celebrada el 11 de marzo de 2020. Disponível em: <https://www.who.int/es/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>. Acesso em 16 de março de 2020.
  2. BRASIL ESCOLA. Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz? Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/agua-com-sabao-ou-alcool-gel-qual-mais-eficaz.htm> Acesso em: 05 de fevereiro de 2021.
  3. AGÊNCIA BRASIL (EBC). Anvisa publica lista com produtos que podem substituir o álcool 70%. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/anvisa-publica-lista-com-produtos-que-podem-substituir-o-alcool-70> Acesso em: 05 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • Mendoza, V., Cantor, B., & Félix, R. (2012). Efecto del uso de ácido acético, cítrico e hipoclorito de calcio para control de Escherichia coli (ATCC 25922) en lechuga (Lactuca sativa L.) y chile dulce (Capsicum annuum L.) (Bachelor's thesis, Zamorano: Escuela Agrícola Panamericana, 2012.).
  • Ortiz Uribe, N. C. (2017). Desinfección de cepillos dentales inoculados con Streptococcus mutans usando vinagre, clorhexidina y cloruro de cetilpiridinio (Bachelor's thesis, Quito: UCE).
  • Ubillus Lombeida, C. A. (2019). Propuesta para la fabricación y comercialización de un desinfectante que no posea químicos, a base de vinagre de manzana, bicarbonato y limón en la ciudad de Guayaquil.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Vinagre desinfeta?
1 de 2
Vinagre desinfeta?

Voltar ao topo da página