Partilhar

Vinagre desinfeta?

Por Redação umCOMO. 16 março 2020
Vinagre desinfeta?

A pandemia do COVID-19, divulgada pela Organizaçao Mundial de Saúde (OMS)[1] e sua rápida propagação gerou uma demanda de higienizadores e desinfetantes que em muitos momentos não chega a ser suprida em farmácias e supermercados locais. Uma das recomendações oficiais da OMS é a correta higiene das mãos com água e sabão, mesmo assim a procura por outros higienizadores, desinfetantes e soluções caseiras é vigente. O vinagre é um desses ingredientes que costuma vir a mente porque é conhecido pelas suas propriedades antissépticas em muitas ocasiões, mas, o vinagre desinfeta contra o coronavírus? Quando utilizá-lo e como fazer isso corretamente? Explicamos esta e outras questões neste artigo do umCOMO.

Vinagre desinfeta?

Sim, em muitos casos o vinagre é conhecido pelo seu poder desinfetante, mas é importante saber quando e como utilizá-lo com eficácia. Entenda:

Vinagre desinfeta contra o coronavírus?

Até o momento da conclusão deste artigo não há evidências científicas de que o vinagre desinfete as mãos contra o coronavírus. Apesar de ser conhecida pelo seu uso no combate a fungos e manchas de pele, o vinagre não é uma das recomendações oficiais da OMS como prevenção do coronavírus.

Lavar as mãos corretamente com água e sabão são a maneira mais eficiente de se proteger contra o coronavírus, complementando com o álcool em gel. Confira todas as informações no post que explica como o álcool em gel funciona.

Vinagre desinfeta a roupa?

Sim, você pode usar vinagre branco ou vinagre de maçã para desinfectar roupas, colchões, roupa de cama, etc. O vinagre também tem outros benefícios para a sua roupa. Além da desinfecção, remove manchas da roupa, tem poder amaciador, remove quaisquer resíduos deixados pelo detergente e é benéfico para manter a sua máquina de lavar em boas condições.

Para desinfectar roupas com vinagre, basta misturar uma parte de vinagre com uma parte de água morna e mergulhar a sua roupa nesta solução. Deixe repousar por 30 minutos e enxágue. Este método é apenas para desinfectar, não para remover sujidade, por isso depois de colocar as suas roupas na solução terá de as lavar. Se você só precisa desinfetar toalhas ou roupas limpas, a desinfecção será suficiente. Confira este e outros truques para desinfetar roupa no artigo que explica como desinfectar roupas.

Vinagre desinfeta ferida?

Sim, o vinagre pode ser usado como desinfetante de feridas porque contém ácido acético, um poderoso produto de limpeza que destrói as bactérias e desinfecta. Se você precisar de desinfectar uma ferida, recomendamos que dissolva o vinagre com água para minimizar a acidez e evitar que a ferida coce. Misture uma colher de sopa de vinagre branco ou de maçã em um copo de água e mexa. Aplique o líquido na ferida que pretende desinfectar e deixe-a secar no ar.

Vinagre desinfeta verduras?

Sim. A acidez do vinagre funciona removendo quaisquer vestígios de pesticidas que possam ser deixados nas frutas e legumes e destrói as bactérias. Para desinfectar verduras, frutas e legumes, utiliza-se sobretudo vinagre branco ou de maçã, que pode ser utilizado sozinho ou diluído em água. Aconselhamos diluí-lo, pois a eficácia é a mesma e você não necessitará de tanto produto. Se você não tem vinagre à mão e quer desinfectar os seus vegetais com algum produto natural, o ácido cítrico do limão tem o mesmo poder desinfectante. Veja mais no post que explica como desinfetar frutas e verduras antes de consumi-las.

Vinagre desinfeta? - Vinagre desinfeta?

Como desinfetar com vinagre

O vinagre elimina fungos, micro-organismos tais como bactérias, microbactérias, alguns vírus e outros germes. Por exemplo, provou ser eficaz contra bactérias como Escherichia coli e Streptococcus mutans. Como ele tem um pH ácido de 2,4 na escala de pH, tem grande poder desinfetante, matando 95% das bactérias encontradas em uma superfície.

Recomendamos que você utilize o vinagre não só para desinfectar frutas, vegetais ou roupas, mas também para limpar a sua casa, pois o vinagre desinfeta superfícies As vantagens da limpeza com ele são: limpeza, desinfecção e brilho.

Portanto, se você está se perguntando como usar o vinagre para desinfetar, a única precaução que você deve tomar ao usá-lo é diluí-lo em água para que a acidez não danifique as superfícies delicadas que você vai desinfetar. Use 250 mililitros de vinagre para cada 125 mililitros de água. Se quiser dar outro perfume à mistura ou se não gostar do cheiro do vinagre, você pode adicionar algumas gotas de qualquer óleo essencial.

Qual é o melhor vinagre para limpar e desinfetar?

O melhor vinagre para limpeza e desinfecção é aquele com uma concentração entre 3% e 5% de ácido acético. Se você vai utilizar o vinagre como remédio caseiro para desinfectar ou limpar superfícies, recomendamos que você utilize vinagre branco ou vinagre de maçã, pois outros vinagres mais escuros podem manchar, caso o utilize para limpar e não tenha sido provada a sua eficácia, caso o utilize para desinfetar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vinagre desinfeta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. OMS. Alocución de apertura del Director General de la OMS en la rueda de prensa sobre la COVID-19 celebrada el 11 de marzo de 2020. Disponível em: <https://www.who.int/es/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>. Acesso em 16 de março de 2020.
Bibliografia
  • Mendoza, V., Cantor, B., & Félix, R. (2012). Efecto del uso de ácido acético, cítrico e hipoclorito de calcio para control de Escherichia coli (ATCC 25922) en lechuga (Lactuca sativa L.) y chile dulce (Capsicum annuum L.) (Bachelor's thesis, Zamorano: Escuela Agrícola Panamericana, 2012.).
  • Ortiz Uribe, N. C. (2017). Desinfección de cepillos dentales inoculados con Streptococcus mutans usando vinagre, clorhexidina y cloruro de cetilpiridinio (Bachelor's thesis, Quito: UCE).
  • Ubillus Lombeida, C. A. (2019). Propuesta para la fabricación y comercialización de un desinfectante que no posea químicos, a base de vinagre de manzana, bicarbonato y limón en la ciudad de Guayaquil.

Escrever comentário

Vinagre desinfeta?
1 de 2
Vinagre desinfeta?

Voltar ao topo da página