Tratar da roupa

Como desinfetar roupa

Como desinfetar roupa

Assim como nós, a roupa encontra-se em contato com germes, bactérias, vírus e fungos que podem ser a porta de entrada de doenças ou pode acontecer também que, se temos um integrante da família doente ou com problemas de imunodeficiência, precisemos desinfetar a roupa para que não tenha complicações. Para desinsetar roupas contaminadas existem métodos recomendados para diferentes situações e tipos de roupas. O umCOMO explica a seguir como desinfetar roupas em casa.

Também lhe pode interessar: Como esterilizar roupas íntimas

Como desinfetar roupas

É importante destacar que desinfetar não é o mesmo que esterilizar. Neste segundo caso, a esterilização só pode ser feita com o máquinas especiais. Para desinfetar roupas contaminadas por germes e outros micro-organismos, é importante saber:

  • Você pode utilizar produtos específicos para desinfetar roupas, encontrados em supermercados, ou produtos caseiros com propriedades antissépticas;
  • Antes de desinfetar a roupa, aconselhamos lavá-la normalmente antes. Assim, antes você estárá eliminando a sujeira e depois poderá desinfetá-la com mais eficácia;
  • Leia sempre as instruções de lavagem dos produtos e da roupa para evitar danificá-las;
  • O ideal é estender as roupas para secá-las ao ar livre e no sol;
  • Se você não vai usar essa roupa imediatamente, guarde-a em um local limpo, seco e fechado.

Confira a seguir os métodos para desinfetar roupas:

1. Como desinfetar roupas com sabão em pó

  1. A forma clássica de desinfecção caseira consiste em lavar a roupa com sabão em pó e uma vez retirada da máquina de lavar, colocá-la em uma panela com água fervendo por meia hora;
  2. Depois que a roupa foi "fervida", devemos repetir a lavagem, mas desta vez uma lavagem extensa com cloro e suavizante de roupa;
  3. Deixe secar em um local arejado ou em secadora.

Lembre-se que existem peças que não podem ser fervidas. No geral, somente roupa de banho e de cama podem ser fervidas. A roupa de vestir costuma degradar-se facilmente com água em altas temperaturas.

Este tipo de desinfecção é para doenças das consideradas não perigosas (como gripe ou conjuntivite) e caso alguém da casa tenha uma doença perigosa, convém falar com os médicos para efetuar uma desinfecção especial que requer máquinas especiais e tratamentos intensos com luz ultravioleta para matar os micro-organismos.

Como desinfetar roupa -

2. Como desinfetar roupas com vinagre

Quando pensa em lavar a roupa, é normal que o vinagre não seja um produto que venha à cabeça, mas ele é u, ingrediente seguro e natural para limpar as peças e eliminar muitas das manchas difíceis. Se o juntar aos ciclos de lavagem, conseguirá tirar os restos de sabão e componentes químicos que se acumulam nas peças de roupa, conseguindo que suas cores se mantenham perfeitas por mais tempo e evitando também a eletricidade estática.

Veja a seguir como desinfetar roupas com vinagre e outros produtos naturais antissépticos e branqueadores. Os ingredientes necessários são:

  • Água;
  • 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco ou de maçã;
  • 10 gotas de óleo de árvore do chá;
  • 1 copo de suco de limão.

Passo a passo

  1. Encha um balde ou bacia com água;
  2. Adicione o bicarbonato e misture;
  3. Acrescente o vinagre, suco de limão e óleo de árvore do chá e misture;
  4. Coloque a roupa de molho de maneira que fique totalmente coberta e deixe o desinfetante caseiro atuar por, pelo meno, 30 minutos;
  5. Enxague a roupa com água fria;
  6. Escorra e coloque-a para secar, preferencialmente em um espaço ensolarado e arejado.

Para mais informações, recomendamos que você leia o post que explica como lavar a roupa com vinagre.

3. Como desinfetar roupas com Sanytol

O Sanytol é um aditivo desinfetante têxtil, para eliminar 99,9% os germes da roupa. Elimina as bactérias causadoras dos maus cheiros na roupa, toalhas, roupas de animais de estimação, e além disso, deixa um agradável e perfume. Sanytol elimina os maus cheiros da roupa ao destruir as bactérias que os causam, além de higienizar a máquina de lavar.

Pode ser usado em todo tipo de tecidos e peças como roupa de esporte, roupa íntima, de casa (toalhas, lençóis, toalhas de mesa), de bebê, tecidos em contato com animais, roupa de doentes, etc. Atua em baixa temperatura, a partir de 20ºC.

4. Como desinfetar roupas com bicarbonato e água oxigenada

Uma das maneiras de conseguir desinfetar a roupa é deixá-la de molho, antes da lavagem, em uma solução de água com água oxigenada. Trata-se de um produto barato, que todos temos em casa, e que não danifica os tecidos de nenhum tipo. Outro produto barato e acessível, que desinfeta e limpa, é o bicarbonato de sódio. Também não estraga a roupa e contribuirá com frescura e ausência de maus cheiros. Confira as proporções dos ingredientes e veja como utilizá-los:

  • Água;
  • 1/2 copo de água oxigenada;
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio.

Passo a passo

  1. Se a roupa estiver muito suja, lave-a normalmente antes para remover a sujeira;
  2. Encha um balde ou bacia com água;
  3. Adicione a água oxigenada e o bicarbonato e misture bem até que se dissolva;
  4. Coloque a roupa no balde de modo que fique completamente submersa;
  5. Em caso de jeans ou tecidos coloridos sugerimos deixar por 10 minutos para evitar que desbote. Em outros tecidos, deixe a mistura agir por até 30 minutos.
  6. Enxágue a roupa com água fria, escorra e deixe secar no sol ou em secadora.

Se você também precisa saber como desinfetar máquina de lavar, dê uma conferida no post que explica como limpar máquina de lavar roupa por dentro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Vídeos relacionados com Como desinfetar roupa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como desinfetar roupa
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Dinah Resende
Fui ao hospital vi uma pessoa deformada e fiquei com muito medo de ser hanseniase, lavei minhas roupas com sabão em pó e um pouqinho de alcóol,e estou com medo de estar contaminada, como fazer agora com as roupas? Quero ajuda porque tenho Toc...
A sua avaliação:
Fabiano F. Insperande
Boa Noite
Ando pesquisar na Net e não consigo localizar tal produto para comprar no Brasil... teria algum produto genérico?
1 de 2
Como desinfetar roupa