Remover as manchas do tecido

Como tirar mancha de iodo da roupa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de iodo da roupa
Imagem: rioquimica.com.br

Iodo é um mineral essencial à saúde dos seres humanos. Na natureza ele é encontrado em sua forma original: sólida. O aspecto é de uma pedra quase preta. Mas no nosso dia-a-dia esse elemento acaba aparecendo de outras formas que variam de alimentos a substâncias químicas compostas.

Uma das formas mais utilizadas do iodo na nossa rotina é o antisséptico de tintura de iodo, indicado para limpar a pele e desinfetar ferimentos. O composto é ideal para cuidar dos machucados, o único problema é que se não tomarmos cuidado pode render uma mancha bem das feias no tecido.

Se tratada corretamente a mancha de iodo na roupa não se torna permanente. Portanto, se você quer saber como tirar mancha de iodo da roupa, preste atenção nas dicas que o umCOMO reuniu.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de Betadine da roupa

Passos a seguir:

1

Tratar a mancha de iodo assim que ela acontece faz toda a diferença para que ela não se torne permanente. Quanto antes você tentar removê-la mais chances tem de ela sair. Para evitar que a mancha seque, molhe-a com água fria.

Destaque para a temperatura da água. Passar na água quente nesse momento pode ser irreversível, impregnar a mancha de vez e torná-la permanente.

2

Se você não tem acesso a uma fonte de água fria naquela hora. Improvise absorver o excesso com papel toalha, um pano limpo, ou uma esponja. Lembre-se de sempre fazer os movimentos de fora para dentro para que a mancha não se espalhe.

3

Existe mais de uma maneira de tirar a mancha de iodo da roupa. O procedimento escolhido vai de acordo com o que você tem acesso no momento.

Uma das maneiras mais simples e menos agressivas é tentar tirar a mancha de iodo da roupa com leite. O método mais fácil consiste em embeber um pano em leite e então passar sobre a mancha molhada. Esfregue com o pano e depois lave normalmente com água e sabão.

Como tirar mancha de iodo da roupa - Passo 3
4

Se a área da mancha de iodo é muito grande ou se você acha que apenas passar o pano embebido em leite não será suficiente, experimente ferver em uma panela o leite e o tecido por 20 minutos. Então deixe a panela e seu conteúdo esfriarem e realize o processo de lavagem normal com água e sabão.

5

Se você não tem leite em casa, pode tentar tirar a mancha de iodo da roupa com álcool. Basta aplicar o álcool diretamente sobre a mancha ou com o auxílio de um pano e então lavar normalmente com água fria e sabão.

6

Outra alternativa caseira é a água oxigenada, também usada para desinfetar feridas e limpar machucados. Aplique-a diretamente sobre a mancha molhada ou com o auxílio de um algodão. Deixe agir por alguns minutos sem esfregar e então enxague e lave como de costume.

7

Outro produto que é comum termos em casa e também pode tirar mancha de iodo da roupa é a a amônia. Prepare uma mistura de água morna com amoníaco a ponto que não se forme espuma. Afunde o tecido nessa solução e esfregue a área manchada. Então enxágue e lave normalmente.

8

Se você é do time que não dispensa um alvejante, pode remover a mancha de iodo da roupa com Vanish ou algum alvejante do tipo que seja em pó.

Prepare uma pastinha de Vanish com água morna e aplique sobre a mancha. Deixe agir por um tempo e então enxague e siga com a sua lavagem costumeira.

Como tirar mancha de iodo da roupa - Passo 8
Imagem: vanish.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de iodo da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Se for utilizar o amoníaco, utilize luvas.
  • Nunca lave a roupa com água quente ou passe se não tiver certeza de que a mancha saiu completamente
  • Sempre teste como a mistura reage no tecido em uma parte pequena e escondida da roupa antes de aplicá-la à mancha.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rioquimica.com.br
Imagem: vanish.com.br
1 de 3
Como tirar mancha de iodo da roupa