Outros produtos e técnicas de limpeza

Como limpar um espelho

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 14 julho 2021
Como limpar um espelho

Limpar espelhos é uma tarefa simples, mas conseguir que fiquem perfeitos, brilhantes e sem vestígios do pano que você utilizou, nem sempre é fácil. Marcas, zonas embaçadas e manchas persistentes que não saem por nada são problemas habituais, especialmente quando o objetivo é limpar o espelho do banheiro que acaba salpicado de sabão, pasta de dentes, maquiagem e espuma de barbear.

Se você não sabe como limpar um espelho sem deixar marcas, este artigo do umCOMO é para você. Te mostramos como limpar um espelho de forma fácil com produtos que você, com certeza, tem em casa. Siga lendo este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como limpar um espelho.

Também lhe pode interessar: Como usar o amoníaco para limpar

Índice

  1. Sabão líquido e água
  2. Amoníaco
  3. Álcool
  4. Vinagre branco
  5. Limão
  6. Batata

Sabão líquido e água

Este é o primeiro remédio que você deve levar em consideração se você quer saber como limpar um espelho ou vidro sem deixar marcas. Ainda que seja óbvio, não podemos esquecer que um espelho é uma superfície feita com algum metal que está coberto e protegido por um vidro, desta maneira necessita de uma limpeza frequente. O sabão líquido diluído em água é mais do que eficaz para eliminar a sujeira superficial seguindo os seguintes passos:

  1. Elimine o pó do espelho simplesmente passando um pano de microfibra que evite riscá-lo.
  2. Em uma bacia coloque meio litro de água morna e adicione um pouquinho de sabão líquido que você usa para lavar os pratos.
  3. Molhe um rodinho pequeno na mistura e passe-a pelo espelho.
  4. Depois, passando o rodinho vá tirando a mistura do vidro sempre com movimentos no mesmo sentido. Por exemplo, de cima para baixo.
  5. Para terminar, seque com um jornal, também no mesmo sentido.

Amoníaco

Quer dar mais brilho e não deixar nenhuma marca no seu espelho? Além de eliminar o pó e a sujeira em geral, como indicamos, limpar os espelhos com amoníaco é uma das melhores soluções para conseguir fazer isso de primeira. Siga estes passos e aprenda como limpar um espelho com amoníaco:

  1. Caso você veja que o vidro do seu espelho segue com marcas, prepare uma solução com água quente e amoníaco na mesma proporção (1 xícara de água e 1 de amoníaco).
  2. Umedeça um pano limpo que não solte fiapos com a mistura e passe-o por toda a superfície.
  3. Deixe secar por alguns minutos e termine repassando um pedaço de jornal. Os resultados te surpreenderão!

Álcool

Se você busca truques para limpar um espelho, o álcool 70 de uso sanitário, que está presente em qualquer kit de primeiros socorros, pode ser muito útil. É perfeito para uma limpeza "express" e para apagar qualquer resto de sujeira que podem estar aderidas em questão de segundos. É muito fácil!

Coloque uma pequena quantidade de álcool em um guardanapo de papel ou em um pedaço de jornal e passe-o por toda a superfície, principalmente nas manchas mais secas. E pronto!

Você se pergunta o que fazer quando um espelho quebra? Não perca este artigo e descubra todos os conselhos.

Vinagre branco

São muitos os usos do vinagre branco na limpeza e desinfecção de uma casa, neles também há de incluir a sua capacidade de limpar espelhos opacos e com falta de nitidez. Quer saber como tirar mancha de espelho com vinagre? Siga os passos:

  1. Limpe seu espelho com água e sabão diluído como explicamos antes, mas adicionando à mistura uma xícara pequena de vinagre branco.
  2. Se o seu espelho está limpo, mas segue com marcas, faça uma bola com jornal.
  3. Umedeça-a com vinagre branco e repasse sobre o vidro para dar brilho extra.

Veja mais dicas em Como limpar vidros com vinagre.

Como limpar um espelho - Vinagre branco

Limão

O limão é um potente antimanchas natural, por isso se você quer saber como tirar mancha de espelho, saiba que ele pode remover as manchas até de espelhos antigos sem danificá-los.

  1. Coloque em uma garrafa com um borrifador, o suco de dois limões e dilua acrescentando um pouco de água.
  2. Aplique a mistura diretamente com o borrifador por todo o vidro, deixe atuar alguns minutos e retire com um pano seco.
  3. Se existem manchas persistentes de textura gordurosa, como as que provocam cremes e maquiagem, antes de secar, aplique a mistura em um algodão e esfregue suavemente onde se encontram. Você verá como desaparecem.

Agora você já sabe como limpar um espelho com limão. Quer conhecer os usos do limão na limpeza? Não perca o artigo Como limpar com limão.

Batata

Você acha estranho limpar com uma batata? Pois, sem dúvida, é uma das maneiras mais simples para limpar o espelho do banheiro sem deixar marcas.

  • Corte uma batata na metade e utilize como se fosse uma bucha, isto é, passe-a por todo os espelho (lembrando: de cima para baixo).
  • Espere uns minutos e, em seguida, aplique uma solução de água e vinagre branco em partes iguais ou, se preferir, pode usar água e limão.
  • Faça com o borrifador ou diretamente com um pano umedecido com a solução que você escolher.
  • Seque com um pano de microfibra. O seu espelho ficará impecável!

Você se perguntava como limpar um espelho em casa? Pois bem, agora você já tem 6 soluções! Compartilhe com a gente qual delas você pretende usar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um espelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Na hora de limpar e tirar manchas do espelho, não exagere na quantidade de produto que coloque sobre o vidro, porque isso complicará a limpeza e fará com que você tenha que passar várias vezes o pano para retirar os excessos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como limpar um espelho