Partilhar

Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

O bicarbonato de sódio é um composto sólido cristalino de cor branca bastante solúvel em água e que é usado normalmente na cozinha, especialmente, para limpar e eliminar maus odores. Em muitas ocasiões, com bicarbonato podemos substituir detergentes e restantes produtos de limpeza que podem ser caros e, em alguns casos, abrasivos. Desta forma, pouparemos dinheiro e utilizaremos na nossa cozinha um produto mais natural e com menos riscos. Conseguimos encontrar bicarbonato em qualquer supermercado ou farmácia, embalado em latas ou caixas e a um preço muito econômico. Não espere mais e consulte este artigo de umComo.com.br, sobre quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha.

Também lhe pode interessar: Quais são os usos do vinagre
Passos a seguir:
1

Limpar a geladeira, o bicarbonato irá ajudar-nos a eliminar odores do frigorífico apenas pulverizando algum bicarbonato de sódio numa esponja úmida e esfregando no interior da geladeira. Para terminar, deverá enxaguar com uma esponja molhada limpa.

2

Reduzir os ácidos nas receitas. Pode-se reduzir a acidez dos alimentos como o tomate, pulverizando um pouco de bicarbonato de sódio ao cozinhar.

3

Esponjar as tortilhas ou panquecas. Por cada três ovos usados, adicione½ colher de chá de bicarbonato e conseguirá umas tortilhas ou panquecas mais esponjosas.

4

Remover odores da comida das mãos. Se teve a mexer em algum alimento que lhe deixou um odor desagradável nas mãos, retire-o apenas umedecendo e esfregando com 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em vez de sabão.

5

Limpar mamadeiras e acessórios para bebê. Podemos manter "frescos" os biberões, chupetas, e outros, deixando-os toda a noite num recipiente cheio com água quente e uma boa quantidade de bicarbonato. Depois deverão ser bem enxaguados e secos antes de serem usados.

6

Desinfetar a máquina de lavar louça. Pulverize ½ xícara de bicarbonato de sódio no fundo da máquina de lavar louça automática entre cargas, ou vertendo meio frasco de bicarbonato e ligando a máquina vazia no seu ciclo de enxaguamento.

7

Remover manchas de café e chá da porcelana. Devemos apenas meter um pano úmido em bicarbonato de sódio para formar uma pasta consistente e esfregar com suavidade os copos e pratos, depois basta enxaguar e secar.

8

Desinfetar o balde do lixo. Para evitar maus odores na nossa cozinha, deve-se limpar de vez em quando o balde do lixo com uma toalha de papel ou um pano molhado em bicarbonato de sódio. Enxague com uma esponja úmida e deixe secar antes de colocar uma saco novo.

9

Limpar cafeteiras e bules. Podemos eliminar depósitos minerais de cafeteiras e bules de metal enchendo-as com uma solução de 1 xícara de vinagre e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Tem que deixar ferver a mistura durante cinco minutos e enxaguar com água fria.

10

Remover as manchas de gordura da cozinha. Para eliminar os restos de gordura queimada, umedeça-os primeiro com um pouco de água e adicione um pouco de bicarbonato de sódio. De seguida, esfregue com uma esponja ou pano úmido.

11

Limpar o microondas. Para limpar os salpicos dentro do microondas, devemos por uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num copo de água num recipiente para microondas e cozinhá-lo em alta potência uns 2 ou 3 minutos. Ao retirar o recipiente, devemos esfregar o interior do microondas com um pano úmido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Utilize o bicarbonato de sódio na sua cozinha para qualquer dos seus múltiplos usos.

Escrever comentário sobre Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

1 comentário
Alvanete
É saudável para a saúde, alcalinizar a água de beber com bicarbonato de sódio?
William
Alvanete, acredito que não seja tão benéfico assim, muito bicarbonato ingerido, pois é sódio. Principalmente se a pessoa é hipertensa, acho que não é bom. ACHO, não sou médico nem especialista. Tanto que se você pegar as águas (pelo menos a maioria delas) mais comumente achadas com PH alcalino, vai ver que a quantidade de bicarbonato é mais alta do que as com PH ácido.

Voltar ao topo da página