Partilhar

Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

O bicarbonato de sódio é um composto sólido cristalino de cor branca bastante solúvel em água e que é usado normalmente na cozinha, especialmente, para limpar e eliminar maus odores. Em muitas ocasiões, com bicarbonato podemos substituir detergentes e restantes produtos de limpeza que podem ser caros e, em alguns casos, abrasivos. Desta forma, pouparemos dinheiro e utilizaremos na nossa cozinha um produto mais natural e com menos riscos. Conseguimos encontrar bicarbonato em qualquer supermercado ou farmácia, embalado em latas ou caixas e a um preço muito econômico. Não espere mais e consulte este artigo de umComo.com.br, sobre quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha.

Também lhe pode interessar: Quais são os usos do vinagre
Passos a seguir:
1

Limpar a geladeira, o bicarbonato irá ajudar-nos a eliminar odores do frigorífico apenas pulverizando algum bicarbonato de sódio numa esponja úmida e esfregando no interior da geladeira. Para terminar, deverá enxaguar com uma esponja molhada limpa.

2

Reduzir os ácidos nas receitas. Pode-se reduzir a acidez dos alimentos como o tomate, pulverizando um pouco de bicarbonato de sódio ao cozinhar.

3

Esponjar as tortilhas ou panquecas. Por cada três ovos usados, adicione½ colher de chá de bicarbonato e conseguirá umas tortilhas ou panquecas mais esponjosas.

4

Remover odores da comida das mãos. Se teve a mexer em algum alimento que lhe deixou um odor desagradável nas mãos, retire-o apenas umedecendo e esfregando com 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio em vez de sabão.

5

Limpar mamadeiras e acessórios para bebê. Podemos manter "frescos" os biberões, chupetas, e outros, deixando-os toda a noite num recipiente cheio com água quente e uma boa quantidade de bicarbonato. Depois deverão ser bem enxaguados e secos antes de serem usados.

6

Desinfetar a máquina de lavar louça. Pulverize ½ xícara de bicarbonato de sódio no fundo da máquina de lavar louça automática entre cargas, ou vertendo meio frasco de bicarbonato e ligando a máquina vazia no seu ciclo de enxaguamento.

7

Remover manchas de café e chá da porcelana. Devemos apenas meter um pano úmido em bicarbonato de sódio para formar uma pasta consistente e esfregar com suavidade os copos e pratos, depois basta enxaguar e secar.

8

Desinfetar o balde do lixo. Para evitar maus odores na nossa cozinha, deve-se limpar de vez em quando o balde do lixo com uma toalha de papel ou um pano molhado em bicarbonato de sódio. Enxague com uma esponja úmida e deixe secar antes de colocar uma saco novo.

9

Limpar cafeteiras e bules. Podemos eliminar depósitos minerais de cafeteiras e bules de metal enchendo-as com uma solução de 1 xícara de vinagre e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Tem que deixar ferver a mistura durante cinco minutos e enxaguar com água fria.

10

Remover as manchas de gordura da cozinha. Para eliminar os restos de gordura queimada, umedeça-os primeiro com um pouco de água e adicione um pouco de bicarbonato de sódio. De seguida, esfregue com uma esponja ou pano úmido.

11

Limpar o microondas. Para limpar os salpicos dentro do microondas, devemos por uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio num copo de água num recipiente para microondas e cozinhá-lo em alta potência uns 2 ou 3 minutos. Ao retirar o recipiente, devemos esfregar o interior do microondas com um pano úmido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Utilize o bicarbonato de sódio na sua cozinha para qualquer dos seus múltiplos usos.

Escrever comentário sobre Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alvanete
É saudável para a saúde, alcalinizar a água de beber com bicarbonato de sódio?
William
Alvanete, acredito que não seja tão benéfico assim, muito bicarbonato ingerido, pois é sódio. Principalmente se a pessoa é hipertensa, acho que não é bom. ACHO, não sou médico nem especialista. Tanto que se você pegar as águas (pelo menos a maioria delas) mais comumente achadas com PH alcalino, vai ver que a quantidade de bicarbonato é mais alta do que as com PH ácido.

Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha
Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

Voltar ao topo da página