Livrar-se de insetos

Como fazer um inseticida com urtigas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um inseticida com urtigas

A urtiga é uma planta que contém muitas propriedades para utilizar em uma horta, como o grande conteúdo de nitrogênio que possui, é ideal para utilizar como fertilizante natural e suas propriedades antibacterianas e antissépticas dotam-na de uma grande utilidade como pesticida. Portanto, ao realizar um inseticida com urtigas e utilizar sobre o seu terreno de cultivo, terá a tranquilidade de estar adubando a horta com um produto natural, sem utilizar produtos químicos que danifiquem o meio ambiente ou as próprias plantas. Hoje em umComo vamos explicar para você como fazer um inseticida com urtigas para tirar o máximo partido da natureza.

Também lhe pode interessar: Como fazer um inseticida caseiro

Passos a seguir:

1

A sua elaboração é tão simples que só vai precisar de dois ingredientes para a realização do pesticida com urtigas; são eles:

  • 1 litro de água.
  • 20 g de urtiga seca ou 100 g de urtiga fresca quando não estiver em flor.

Recomenda-se a planta seca para realizar esta mistura que será a base para adicionar depois em outras proporções de água, por isso, apenas com esta quantidade já podemos elaborar muitos litros de pesticida de urtigas.

2

Colha a urtiga do solo cortando desde seu caule e picando com a ajuda de luvas para evitar que a pele se irrite. Devemos macerar com um galho e adicionar ao litro de água, mexendo esta mistura todos os dias durante duas semanas se for inverno e dez dias se for verão, para que a mistura fermente e o oxigênio penetre bem nela.

Permanecerá tampada todos estes dias para não entrarem insetos e comprove que já está pronto quando a mistura da urtiga com água deixar de fazer bolhas no frasco. Após estes dias e perfeitamente fermentada, terá que coar e guardar em um frasco hermético. Esta será a base para depois elaborar o seu inseticida com urtigas.

Como fazer um inseticida com urtigas - Passo 2
3

Para elaborar o pesticida, deverá ter em consideração as proporções a misturar para que seja eficaz, principalmente dependendo do objetivo de utilização:

  • Para prevenir pragas de insetos, deve adicionar meio litro da mistura realizada anteriormente em um recipiente com 10 litros de água.
  • Para combater a praga de insetos, aos 10 litros de água deve adicionar dois litros da primeira preparação.
  • Se o que quiser é utilizar esta composição como fertilizante natural, terá de dissolver a mistura em 20 litros de água em vez de em 10.
4

A melhor hora para pulverizar o inseticida de urtigas em sua horta é bem no início da manhã e deverá fazê-lo por todas as folhas do seu cultivo como prevenção. Basta pulverizar esta mistura todos os meses.

Se quiser se livrar do problema porque a praga já está instalada na sua horta, deverá pulveriza as folhas afetadas a cada 20 dias e também no início da manhã. Se for utilizar como fertilizante natural, faça-o sobre o solo. Para isso verta o litro da primeira mistura em 10 litros de água.

Em umComo oferecemos para você outras opções para fazer inseticidas naturais.

Como fazer um inseticida com urtigas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um inseticida com urtigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer um inseticida com urtigas