Partilhar

Por que minha orquídea tem as folhas amarelas

Por Sara Viega. Atualizado: 28 agosto 2018
Por que minha orquídea tem as folhas amarelas

A orquídea é uma flor bonita e muito delicada, que precisa de muitos cuidados para se manter sempre bonita. Precisa de uma temperatura, irrigação e luz adequadas. Também precisa que a trate de imediato caso tenha algum fungo ou infecção por alguma bactéria. Se chegou até aqui é porque quer saber por que sua orquídea tem as folhas amarelas. Continue lendo este artigo do umCOMO para conhecer todas as causas das folhas amarelas nas orquídeas e também alguns detalhes sobre os cuidados que precisam, desta forma poderá cuidar delas como merecem.

Também lhe pode interessar: Como podar orquídea

Excesso de luz e temperatura

As orquídeas são plantas com flores e folhas delicadas que precisam de muitos cuidados para se manterem em um bom estado de saúde, florescer e ficarem bonitas, trazendo alegria e serenidade onde estiverem. De seguida, vamos explicar-lhe os principais motivos para a sua orquídea ter as folhas amarelas.

A primeira coisa que tem de verificar é a luz que as suas orquídeas recebem. Estas flores precisam de absorver a luz natural, mas também é verdade que uma luz excessiva aumenta a temperatura da terra e queima-as. De fato, um dos motivos pelos quais as orquídeas têm as folhas amarelas é porque se queimam com o sol. Daí a sua cor passar de ser verde a ter um tom mais amarelo.

Por que minha orquídea tem as folhas amarelas - Excesso de luz e temperatura

Excesso de água

A quantidade de água com a qual rega as suas orquídeas também pode ser determinante na hora de saber por que tem as folhas amarelas. Quando as orquídeas recebem muita água, as suas folhas incham e se tornam de cor marrom ou amarela. Verá que a sua planta se torna macia e perde vitalidade. Se este for o seu caso, deverá apenas regar a sua planta com mais distância entre cada rega.

Descubra neste outro artigo do umCOMO tudo sobre as orquídeas: como cultivar, cuidar e regar.

Por que minha orquídea tem as folhas amarelas - Excesso de água

Fungos nas orquídeas

Muitas vezes os fungos nas plantas aparecem devido ao excesso de água, mas além disso há vários tipos de bactérias e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a saúde da sua orquídea. A maioria deles resolvem-se comprando um produto específico de jardinagem em uma loja especializada em plantas e flores. Se o fungo for a causa de um excesso de água, poderia notar que as raízes apodrecem e tanto o talo como as folhas e as flores ficam mais macios, além de ver umas manchas brancas na superfície da planta. Para resolver esta situação, além de usar o produto que lhe indicaram na loja especializada em jardinagem, deverá fazer a rega mais distanciada.

Obs.: folhas amarelas também podem indicar a presença de pulgões, saiba como eliminar pulgões das plantas.

Cuidados básicos das orquídeas

Estas plantas são delicadas, mas se souber bem como cuidar das orquídeas, encontrando o equilíbrio entre a quantidade de luz, calor e água que precisam. Siga estes passos simples para ter a sua orquídea sempre saudável e bonita:

  • As orquídeas precisam de luz solar, mas não direta. Se tiver a sua junto a uma janela que recebe sol direto, coloque uma cortina na janela ou mude a orquídea de sítio.
  • Se não conta com luz natural, pode instalar uma lâmpada especial para plantas, disponível em lojas específicas de plantas e flores.
  • A água para regar as orquídeas não pode ter muito calcário. Precisa de água macia ou água destilada ou engarrafada para as regar.
  • Tem a opção de instalar um filtro de osmose inversa, hoje em dia vendem-nos a preços muitos acessíveis. São aparelhos que regulam o nível de pH, calcário e dureza da água ideal para a sua planta. Isto é ideal para quem tiver várias orquídeas.
  • A drenagem da planta é importante. Nunca deixe que a sua orquídea se encharque, nem que seque. O ideal é encher a base do vaso com uma bolas de argila com água. Estas bolas irão manter as raízes úmidas sem as apodrecer.
  • Regue-a por imersão uma vez a cada 15 dias aproximadamente. Isto significa que deve colocar o vaso com a sua orquídea em um recipiente com água, de maneira a poder absorver o líquido desde a sua base não pela superfície (por onde normalmente regamos). Não deve deixar que a água toque na parte superior do vaso, para a planta não se encharcar.
  • Outra opção é usar vaporizadores, mas neste caso teria que vaporizar a sua planta praticamente diariamente.
  • As orquídeas precisam de 40% de umidade no ambiente. Se vive perto do mar, abrir a janela umas duas vezes por dia é suficiente. Se não for o seu caso, pode instalar uma pequena fonte que mantenha a água em movimento e colocá-la junto da orquídea. Este truque aumentará a umidade do ar que a rodeia e verá que é uma opção que se torna decorativa.

Sugestão: Como plantar orquídea olho de boneca em vaso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha orquídea tem as folhas amarelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Por que minha orquídea tem as folhas amarelas

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Márcia Regina Ferreira
Uma das minhas orquídeas está com flor e a outra não. Tem como se fossem raízes nas duas. Como é a primeira vez que cuido delas queria saber o que fazer.


Tem como fossem raízes
daniela
Boa noite...gostaria de saber se mine orquidea gostam de ficar em banheiro....aguardo resposta...obg
Dagmar krainovic klaudat
Por que minha orquídea fica com as folhas amarelas?
A sua avaliação:
Fátima Agudo
Eu fiz um paisagismo no muro como protejo as minhas orquídeas do sol e chuva forte

A sua avaliação:
Mazé zidan
Minhas orquídeas estão sendo atacadas por cochonilhas, já usei neem, cravo,canela e pimenta em chá, lavei com água detergente e bicarbonato, cebola+alho+ pimenta e nada dá resultado, de um dia pra outro elas atacam, cada vez maiores. Estou e pânico.
Editor umComo.com.br
Oi Mazé! Você já testou as sugestões desse artigo? https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-as-cochonilhas-das-plantas-12789.html
Sola Raposo
Gostei muito do artigo pois me elucidou varias duvidas. Gostaria de saber o que devo fazer com o ''talo'' aonde ficam as flores depois que elas caem? Devemos corta-lo perto das folhas e aguardarmos que um outro venha a nascer na proxima floracao? Aguardo suas informacoes.
A sua avaliação:
Maura Rosa Barbosa
Como tira mudas d orquídeas
Martha
Me harían favor de decirme cómo conservar mis orquídeas gracias me cuesta mucho trabajo cuidarlas

Por que minha orquídea tem as folhas amarelas
1 de 3
Por que minha orquídea tem as folhas amarelas

Voltar ao topo da página