Orquídeas

Como cuidar de orquídeas phalaenopsis - guia completo!

Como cuidar de orquídeas phalaenopsis - guia completo!

A orquídea phalaenopsis é um tipo de orquídea originária da Ásia, mais comumente encontrada nas Filipinas, o que explica sua fácil adaptação no Brasil e também sua pouca tolerância à temperaturas baixas, ainda que não se deva expô-la muito ao sol escaldante. A orquídea phalaenopsis tem um caule curto e folhas grossas e suculentas, sendo geralmente escolhida para adorno de interiores e não de exteriores, principalmente por sua delicadeza e por sua sensibilidade a extremos de temperatura. Se você quer saber como cuidar de orquídeas phalaenopsis, descubra a melhor forma nesse artigo do umCOMO!

Índice

  1. Orquídeas: como cuidar?
  2. Orquídea phalaenopsis: como fazer mudas?
  3. Como cuidar de orquídeas em vaso?
  4. Orquídea phalaenopsis: floração

Orquídeas: como cuidar?

Se você está se perguntando "minha orquídea phalaenopsis está morrendo, o que fazer?" ou então se pretende ter orquídeas desse gênero e quer saber como cuidar bem de sua planta, você veio ao lugar certo.

Para cuidar de sua orquídea em primeiro lugar é necessário prestar atenção no ambiente em que ela se encontra. As orquídeas geralmente não gostam de temperaturas extremas e por isso são mantidas dentro de casa, sendo assim, caso você more em um lugar muito frio ou muito quente, não plante-as expostas ao espaço aberto, se esse for seu caso, não se preocupe mais abaixo você verá como cuidar de orquídeas em vaso. Não se esqueça de jamais expor sua planta ao sol direto, orquídeas não gostam muito desse tipo de ambiente e podem ficar murchas e fracas em locais com temperatura acima de 25ºC, veja nesse artigo como cuidar de orquídeas no verão para saber mais sobre como cuidar de sua planta em épocas de calor excessivo.

As orquídeas necessitam de uma terra solta e que permita passagem de ar, sendo assim, procure misturá-la com cortiça, carvão, fibra de coco ou semente de açaí, esses materiais grandes permitem que a terra da orquídea se mantenha "livre", permitindo boa drenagem de água e evitando que a água se acumule. Além disso, procure em lojas de produtos para plantas um adubo específico para orquídeas.

Para regar as orquídeas em período de calor, repita o processo 3 vezes por semana sempre secando os excessos de água no fim do procedimento, em época de frio é suficiente que se regue a orquídea apenas 1 vezes por semana também se atentando em secar os excessos de água.

Orquídea phalaenopsis: como fazer mudas?

Fazer mudas de orquídeas para aumentar a família é bem simples! Siga os seguintes passos:

  1. Pegue sua planta e localize aquelas regiões brancas que parecem "patas de aranha", essas regiões se chamam keiki e são a formação de uma nova planta a partir da original, imagine-as como filhotes da sua orquídea. Caso você não encontre keikis em sua orquídea é possível comprar hormônios artificiais que estimulam sua produção, pode-se removê-los a partir dos seus 4cm de comprimento, antes disso o keiki ainda é muito pequeno e precisa de mais tempo para se desenvolver.
  2. Remova o keiki cuidadosamente para não danificá-lo, caso esteja com medo de realizar o procedimento e estragar a planta, utilize um tesoura, apenas não esqueça de antes esterilizá-la com álcool para evitar que sua planta seja contaminada.
  3. Pague as pontas do keiki e introduza-as na terra.

Após isso é só esperar e novas orquídeas surgirão como se fosse mágica!

Como cuidar de orquídeas em vaso?

Esse tipo de orquídea não deve jamais ser criado em lugares abertos, apenas em vasos. O ideal é que se compre vasos transparentes, visto que essa espécie faz fotossíntese por meio da raiz (um outro motivo para caprichar nos substratos grandes que permitem passagem de ar) e cobri-las pode prejudicar sua planta.

Existem vasos transparentes com furos nas laterais feitos especificamente para orquídeas que são perfeitos não apenas por permitirem a respiração da planta mas também porque seus buracos permitem que a orquídea prenda suas raízes e fazem com que a planta se sinta um muito mais como na natureza, onde o natural é que plantas do gênero vivam agarradas no tronco de árvores.

Caso você não encontre vasos feitos para orquídeas, apenas evite utilizar vasos de barro pois eles são capazes de absorver muita água e podem ressecar sua planta.

Orquídea phalaenopsis: floração

As orquídeas são plantas de luz e temperatura agradável, por isso costumam florir durante a primavera e verão.

A orquídea phalaenopsis amarela é comum, porém, suas flores podem ser de diversas cores, desde cores quentes como o rosa e o vermelho, até cores frias com o roxo, sendo as híbridas capazes de ter até mais de uma cor. As orquídeas costumam florir com facilidade, ou seja, se a planta aparenta estar bem e está sendo bem cuidada, você dificilmente terá problemas com sua floração, apenas não se esqueça de cuidar bem da planta também durante épocas de frio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de orquídeas phalaenopsis - guia completo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Andrea
Por gentileza, plantei minhas phalaenopsis no carvao. Devo molhar com mais frequencia.
A sua avaliação:
Kelly Aparecida
As Minhas Orquídeas eu nunca coloquei outra coisa a ñ ser as cascas de ovos Só quebradas em tamanhos pequenos e converso muito c elas e Graças a Deus estão tds lindas
José Kohut villela
gostei muito dos conentarios, queria fazer uma pergunta, para adubar as orquideas phalaenopsis com adulbo quimico, precisa regar antes, ou aplicar nas regras normais?
iVONETE FRASSON
A minha Phalaenopsis floresceu faz uns 10 dias, e estamos no outono. Além disto, a sapatinho também floriu agora. Achei estranho, mas felizmente aconteceu. Todas elas cuido muito bem, com água uma vez por semana, uma vez por mês coloco a água rica em potássio feita com pó de café utilizado, além de casca de ovos feito uma farinha, já que é rica em cálcio. Elas estão gostando!!!
A sua avaliação:
Virginia
Tem diferença em como cuidar da orquidea phalaenopsis branca para de outras cores?
Como cuidar de orquídeas phalaenopsis - guia completo!