Partilhar

Como cuidar de mini orquídeas

Como cuidar de mini orquídeas
Imagem: plantasonya.com.br

As mini orquídeas sãos plantas delicadas que, como o próprio nome diz, contemplam o estilo minimalista de gosto para decoração. Suas flores pequenas e delicadas, sendo algumas só visíveis em sua totalidade através de uma lupa, não perdem em nada em relação a beleza para as flores grandes e vistosas. Dado o seu tamanho, podem ser cultivadas em apartamentos e ambientes pequenos. Quer saber como cuidar de mini orquídeas? O UmComo diz!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de mini rosas
Passos a seguir:
1

As mini orquídeas

Antes de pensar em cultivar as mini orquídeas, um aviso importante: trata-se de uma espécie delicada, e algumas até ameaçadas de extinção. Logo, ao optar por ter uma, vá a uma loja especializada em sua venda, ao invés de simplesmente retirar uma da natureza.

Existem diversas espécies de mini orquídea, ou micro-orquídeas, e não existe um padrão muito rigoroso para que uma orquídea seja caracterizada como “mini”. Existem plantas de grande porte, mas que produzem folhas minúsculas e as plantas de pequeno porte com flores ainda menores, como é o caso da Sophronitis cernua, onde as flores são menores que um botão que camisa.

Essas pequenas plantas com enorme beleza também são carinhosamente chamadas, entre os seus admiradores, por teacup orchids quem, em tradução livre, significa “orquídea da xícara de chá”, como uma referência ao seu tamanho.

Como cuidar de mini orquídeas - Passo 1
Imagem: flor-e-ser.net
2

Ambiente adequado

Como se tratam se plantas delicadas, a mini orquídea precisa de um ambiente ameno, com alta umidade e boa ventilação. Elas não devem ser expostas diretamente ao sol ou a ventos fortes.

Como cuidar de mini orquídeas - Passo 2
Imagem: nov-orchidee.nl
3

Escolha do vaso para a mini orquídea

Devido ao rápido crescimento das suas raízes, o recipiente da planta deve ser sempre um pouco maior do que a mesma.

4

Meio saudável

Para crescimento saudável da mini orquídea, preencha o recipiente com algum composto orgânico, como musgos e cascas de alimentos. Assim sua mini orquídea será plantada em um meio saudável e nutritivo.

5

Corte de pontas e troque de recipiente

Conforme sua mini orquídea for crescendo, vá podando as pontas. O ideal, segundo alguns especialistas na criação da planta, é fazer o corte entre 2,0 e 2,5 cm acima do nó superior dos caules.

Passado algum tempo, dependendo do tipo, sua mini orquídea pode crescer a ponto de precisar trocar de vaso. A escolha do novo recipiente deve seguir as mesmas regras; ou seja, ele deve sempre ser um pouco maior do que a planta. Quando for mudar a planta para o outro recipiente, faça-o com delicadeza, girando devagar a planta, até que toda a raiz se desprenda da terra.

Preste atenção nas raízes: as mortas, que se apresentam marrons e murchas, devem ser cortadas, para que a sua mini orquídea continue a crescer saudável.

6

Cuidados ao regar

Quando houver a troca de recipiente, não regue diretamente a planta no começo. Borrife um pouco de água uma vez ao dia.

Cuidar da planta é uma tarefa que exige cuidado, atenção e disciplina. Quando se trata de uma planta tão delicada, quanto o caso de uma mini orquídea, esse cuidado deve ser redobrado. Se informe a respeito do tipo da sua planta, pois ela pode demandar alguns cuidados específicos. Fertilize a terra no recipiente dela e fique atento ao aspecto. Ela deve estar saudável, caso contrário as flores não durarão muito ou, pior ainda, nem mesmo irão aparecer.

Veja também os seguintes artigos sobre orquídeas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de mini orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de mini orquídeas

4 comentários
Angenilde
Posso plantar mini orquidea na terra?
A sua avaliação:
Paulo Roberto Dias Vieira
Tenho uma mini orquídia gostaria de saber seu nome
A sua avaliação:
jose luiz martins
tenho uma mini orquidea como faço para descobrir sua especie
ArleteDomingues
Como faco para molhar

Como cuidar de mini orquídeas
Imagem: plantasonya.com.br
Imagem: flor-e-ser.net
Imagem: nov-orchidee.nl
1 de 3
Como cuidar de mini orquídeas

Voltar ao topo da página