Partilhar

Como cuidar de mini rosas

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 20 fevereiro 2020
Como cuidar de mini rosas
Imagem: homeguides.sfgate.com

A rosa é uma flor de jardim, no entanto você pode ter esta bela e cheirosa flor no seu lar. Um belo vaso com mini rosas, alegra muito a casa. Para ter essa florzinha delicada em casa, existem cuidados que você deve ter para manter a sua roseira saudável e bonita. A forma de cuidar de mini rosas é diferente, não se deve cuidar da mesma maneira que se cuida das rosas do jardim. Neste artigo do umCOMO vamos explicar de forma simples como cuidar de mini rosas e tudo o que você precisa saber para mantê-las sempre incríveis.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de mini orquídeas

Mini rosas

As mini rosas são como as rosas, porém, em tamanho reduzido, como o nome supõe. Suas flores são menores do que uma rosa padrão e a altura pode variar, de acordo com a espécie. Apesar dessa semelhança elas exigem cuidados específicos que podem ser mais rigorosos do que os cuidados com uma rosa comum.

A possibilidade de poder cultivar mini rosas em vasos também é outro grande diferencial dessas plantinhas. Assim como existem diferentes tipos de rosas, as espécies de mini rosas também podem variar. No geral, suas origens costumam ser mutações das espécies:

  • Rosa gallica
  • Rosa centifolia
  • Rosa chinensis

Veja a seguir como cuidar de mini rosas:

Como cuidar de mini rosas - Mini rosas
Imagem: infojardin.com

Como cuidar de mini rosas

  • Regas controladas: terra sempre úmida, sem encharcar;
  • Regar no começo do dia;
  • Posicionamento perto de janelas, onde receba luz direta;
  • Solo drenado, rico em matéria orgânica e argiloso;
  • Vaso com furinhos no fundo;
  • Adubá-las periodicamente
  • Pouca necessidade de poda (apenas para dar forma)

Os cuidados gerais a ter com as suas mini rosas são, as regas que devem ser controladas, isto é deve manter a terra sempre úmida mas não encharcar com água. Quando o tempo estiver mais quente a rega deve ser diária para o solo não secar completamente, nas estações do ano mais frescas deve regar apenas 2 vezes por semana. Reque a sua flor logo de manhã cedinho para evitar as horas de maior calor, convém que as mini rosas já estejam úmidas nessa fase do dia. Outro cuidado muito importante é o local onde coloca as sua mini rosas, as rosas precisam muito de sol para poderem florescer, portanto deve colocar o seu vaso perto de uma janela, ou em outro local onde receba muita luz diária.

Você mesmo pode prepará-lo, neste post explicamos como fazer adubo natural. Você não deve se descuidar das mini rosas, pelo menos uma vez por semana deve focar-se nelas durante um tempinho, cortar as folhas secas e contemplá-las com carinho de modo a observar se está tudo certo com elas.

Os fertilizantes são bem vindos na hora de cuidar de uma mini rosa, o fim de uma florada é um bom momento para alimentá-las com fertilizante. Três vezes por ano você deve colocar fertilizante na sua mini roseira, a adubação ideal para que ela se desenvolva e floresça é a orgânica.

As mini rosas são tão pequenas que você não precisa podá-las, a menos que o queira fazer para dar forma à sua roseira. Se decidir podá-las escolha os meses de julho ou agosto, e nunca pode as suas mini rosas antes de uma destas estarem plantadas. Você pode ter muitas outras flores que normalmente se encontram em jardins, dentro da sua casa em vasos bonitinhos, precisa apenas de ter alguns cuidados e muita dedicação.

Como cuidar de mini rosas - Como cuidar de mini rosas
Imagem: quintaldarosi.blogspot.com

Mini rosas em vasos

O vaso onde você comprou as suas mini rosas nunca é aquele que você pretende que elas fiquem, para umas mini rosas bonitas, tem que ter um vaso à altura. No entanto você não deve assim que chega a casa com as suas mini rosas novinhas, mudá-las logo de vaso. Tenha calma espere uns 10 dias para elas se habituarem ao novo espaço e depois coloque-as no vaso que você escolheu.

Como cuidar de mini rosas - Mini rosas em vasos
Imagem: pinterest.com

Como cultivar mini rosas

Antes de plantá-las você precisa cuidar do solo, para as suas mini rosas se manterem bonitas, você deve ter um solo muito rico, argiloso e que tenha uma boa drenagem da água. O seu vaso deve ter furinhos no fundo para permitir que a água escoe e deve também conter uma camada de argila expandida no fundo para facilitar essa drenagem.

Como cultivar mini rosas em vasos

Antes de transplantar a rosa você deve molhá-la bem, encher o seu vaso com 1/3 de terra e fazer uma covinha. Retire cuidadosamente a rosa do vaso onde está, tenha atenção para não danificar as raízes, coloque a sua rosa na cova anteriormente feita e preencha com um pouco de terra os espaços até que a rosa fique firme. Regue mais uma vez a mini rosa e deve continuar a regar todos os dias até a sua mini rosa pegar.

Problemas comuns com as mini rosas

Os problemas mais comuns que costumam aparecer nas mini rosas são praticamente os mesmos das rosas em tamanho convencional: fungos, pulgão, ácaros, caracois, lagartas de roseira, cochonilhas, vermes brancos ou cigarrinhas-verdes. Caso você identifique alguma dessas pragas, é muito importante agir o quanto antes. Existem armadilhas e inseticidas caseiros que podem ser usados para cuidar de mini rosas, eles podem ser preparados com detergente, chá de camomila ou bicarbonato. Confira o passo a passo de cada uma dessas receitas no post que explica como eliminar pragas de roseiras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de mini rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GAGO, Marina. ECOLOGIA VERDE. Los tipos de rosas más comunes. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/los-tipos-de-rosas-mas-comunes-809.html/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Como cuidar de mini rosas

1 de 3

Escrever comentário sobre Como cuidar de mini rosas

17 comentários
A sua avaliação:
Germano Cremaschi Junior
Tenho um vaso de mini rosa dentro de casa. De tempos para cá percebi que as folhas estão caindo. Gostaria de saber porque isso acontece. Gosto muito do vaso e das rosinhas mas estou preocupado. O que faço ?
A sua avaliação:
SILVANIA
Qual a periodicidade de aplicação?
A sua avaliação:
mayk
execelente conteúdo
A sua avaliação:
Daniele
Comprei 2 mine rosas uma coral e outra vermelha coloquei a 2 no mesmo vaso so que a coral ta murchando perdendo todas as folhas e nao abrui 1 botão e a vermelha ta super bem
A sua avaliação:
Ana Luiza
Olá! Eu comecei a cuidar de uma mini rosa agora, mas não tem nem mesmo um local na minha casa que receba a luz do sol direta. Minha dúvida é, ela pode se adaptar mesmo recebendo a luz indireta? o local onde coloquei atualmente recebe a luz do sol indiretamente a maior parte do dia. Aguardo a resposta, gostei muito do conteúdo. Abraços e tenha um ótimo dia!
Jorge dos Santos Filho
Muito legal as informações, mas gostaria de saber por que compramos uma mini rosa e fazemos a muda ela continua "cheia de beleza, com muitas rosinhas cheias de pétalas e depois algum tempo ela perde aquela beleza?" e já morreram duas das que comprei.
Aime Ferreira Gomes de Souza
Estou começando hoje a tentativa deste cultivo e as informações foram muito esclarecedoras, muito obrigada! Espero ter, em breve, lindas rosinhas!
Editor umComo.com.br
Oi Aime! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Michelle
Olá gostaria de saber o que esta em cima camada de argila expandida ??
Lari
Posso ter mini rosas no jardim ? elas se adaptam bem?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Lari! O ideal é plantar as mini-rosas em vasos.
A sua avaliação:
Jacqueline
Ótimas dicas
Editor umComo.com.br
Oi Jacqueline! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando :)

Como cuidar de mini rosas
Imagem: homeguides.sfgate.com
Imagem: infojardin.com
Imagem: quintaldarosi.blogspot.com
Imagem: pinterest.com
1 de 4
Como cuidar de mini rosas

Voltar ao topo da página