Partilhar

Como cuidar de um jardim de rosas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 abril 2018
Como cuidar de um jardim de rosas

Ainda que durante muito tempo se tenha considerado que as rosas são difíceis de cultivar e manter, pois costumam ser propensas às pragas, não é tão difícil cuidar das roseiras. Se você gosta das rosas e deseja ter um jardim dedicado a elas, preste atenção no artigo seguinte. Em umComo.com.br explicamos para você como cuidar de um jardim de rosas. Preste atenção nos seguintes conselhos, escolha os tipos de rosas que mais gosta - além de suas cores - e se prepare para decorar seu jardim com estas belas flores.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de mini rosas
Passos a seguir:
1

Crie seu jardim de rosas com as variedades desta planta que mais gostar. Procure em sua loja de jardinagem habitual ou em um viveiro, onde encontrará uma ampla seleção.

2

Plante suas rosas depois de passar o inverno, pois requerem que o solo esteja quente para crescer melhor. Para isso, lembre-se de verificar que o solo seja saudável e que drene muito bem. Além disso, aconselhamos a você que ao plantar as roseiras, deixe um espaço entre elas para que todas as flores recebam a iluminação adequada.

3

Lembre-se: antes de plantar, elimine as folhas mortas que encontrar em suas rosas. Também aconselhamos a você que deixe as rosas prontas de molho durante meio dia (entre 10 e 12 horas aproximadamente). Isso lhes devolverá a umidade necessária.

4

Prepare o solo com composto para que ao plantar, as rosas consigam os nutrientes necessários para se alimentar. Também pode colocar sobre o solo uma mistura de folhas e palha. Isso ainda protegerá suas plantas de possíveis congelamentos durante o inverno.

5

Os fertilizantes são a chave para cuidar de um jardim de rosas. Requerem muita quantidade de fertilizante líquido, ainda que também lhes possa acrescentar adubo caseiro. Tudo isso fará com que suas plantas contém com nutrientes como o ferro, com o qual crescerão saudáveis e fortes. A época na qual precisam ser fertilizadas é desde a primavera até ao princípio do outono.

6

Seu jardim de rosas requererá uma grande quantidade de água. Umedeça o solo com frequência e tente regar a flor das rosas, assim evitará que se danifique ou apodreça.

7

A poda é muito importante para o cuidado de um jardim de rosas. Limpe as folhas secas e retire as flores podres. Limpe bem o espaço da roseira após ter podado para evitar o contágio de doenças por outras plantas. Retire as folhas caídas durante o outono.

8

Os pulgões são uma das pragas que mais perigo causam às rosas. Normalmente aparecem nos novos brotos. Recomendamos a você que consulte em sua loja de jardinagem habitual o produto (pesticida líquido) que melhor funcione para acabar com os pulgões. Também pode tentar com opções naturais, em nosso artigo remédios caseiros contra o pulgão encontrará várias opções.

Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um jardim de rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um jardim de rosas

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Estelita
qual e a melhor planta ou flores que gostam de sombra
A sua avaliação:
Maria Helena
Minha roseira está com um broto vigorante, será que é cavalo? posso corta-lo?
Aldecio Oliveira Almeida
Gosto muito das informações do Sitio de vocês, agora gostaria de saber porque minha roseira trepadeira cujas mudas foram feitas a partir de galhos tirados lá em Canelas-RS, há três anos e apesar de ter uns 20 metros em direções opostas, não produzem flores, o que devo fazer? A roseira foi plantada em Brasilia-DF
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldecio! Antes de mais queria agradecer o seu comentário. Quanto à sua roseira trepadeira não dar flor, você tem realizado a poda? Pois esse procedimento é fundamental para permitir que a planta se desenvolva. Se tiver dúvidas quanto a isso confira as dicas deste artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-podar-uma-roseira-3951.html
marluce coelho
preciso de mais informações, minhas roseiras duram pouco começa a fica com os galhos amarelado depois seca, já não sei o que fazer.

Como cuidar de um jardim de rosas
Como cuidar de um jardim de rosas

Voltar ao topo da página