Partilhar
Partilhar em:

Como e quando podar as rosas

Como e quando podar as rosas

Podar uma rosa é o cuidado mais importante que requer uma roseira, além de ser regada quando necessário. Se seguir ao à risca o que explicamos neste artigo, você poderá conseguir rosas fortes, bonitas e saudáveis: só deve saber como e quando podá-las. Podar é a forma de eliminar a parte morta e assim ter lindas rosas. Além de lhe ensinarmos como cuidar de uma roseira, em umComo explicamos com detalhe como podá-la.

Também lhe pode interessar: Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Depois de podar uma rosa

Dessa vez vamos começar pelo final; apesar de parecer estranho é importante não esquecer este passo na hora de podar uma rosa. Depois de podar a rosa, limpamos bem a base das plantas; adicionamos uma boa camada (3 cm) de composto orgânico e pulverizamos com polissulfeto de cálcio para proteger todos os cortes. Você deve repetir isso após 15 dias. Dessa forma a planta fica pronta para começar a brotar no final do inverno.

Quando podar uma rosa

Você pode fazê-lo em diferentes momentos do ano. Esta tarefa deve ser feita 2 vezes por ano: uma vez no final do verão e outra quando terminar o inverno, uma poda que tem relação direta com o rejuvenescimento e vitalidade para o seguinte florescimento. A roseira deve ser podada pelo menos uma vez por ano, mas também pode ser podada várias vezes. Em regiões com um clima ameno, a poda pode ser feita antes da hora.

Como podar uma rosa

Ao podar uma rosa, devemos tirar os brotos secundários e a parte morta, ou seja, todos aqueles galhos que não são saudáveis ou que não produzam flores. Você também deve eliminar as flores secas e frutos, que além de dar um mau aspecto à roseira, consumem sua energia. Devemos conservar sempre os galhos jovens e aqueles com pontas, ou seja, aqueles de onde podem sair novas rosas.

O que é preciso para podar uma rosa

Para podar, a ferramenta indispensável é a tesoura, mas dependendo do tipo de poda, espécie de planta e tamanho, a tesoura necessária irá variar. Além disso é muito recomendável usar uma luva para pegar os galhos da roseira e assim não nos machucarmos. Se a roseira for muito grande é útil ter uma tesoura bypass telescópica de cabo extensível (que também pode ser útil para podar árvores). É muito importante que as tesouras estejam em bom estado e que o corte feito seja oblíquo. Você pode ver na imagem qual dos três tipos de corte é o correto para podar: é aquele sinalizado pela seta vermelha.

Qual é a técnica para podar uma rosa

  • A rosa em forma de arbusto deve ser podada sempre em forma de copo, erradicando os galhos centrais e aqueles que possam prejudicar outros mais fortes. Se os galhos forem pequenos (como um lápis) deixe três nós, e se forem mais grossos, deixe seis. Vamos podar sempre em uma gema virada para fora. Na imagem você pode ver uma poda em forma de copo.
  • As roseiras trepadeiras e enredadeiras possuem algumas particularidades, precisam de uma poda que dê a forma desejada à rosa. Posteriormente, é só manter o equilíbrio dos galhos e eliminar os brotos secundários e galhos entrecruzados. Devemos tentar que os brotos cresçam da forma mais horizontal possível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como e quando podar as rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (19)

Escrever comentário sobre Como e quando podar as rosas

19 comentários
Amaro jardineiro
Obrigado esclareceu minhas duvidas
Editor umComo.com.br
Oi Amaro! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Agustinho Lopes
Tenho uma roseira trepadeira bem crescida, de rosas branca e pequenas .Qual a melhor época de poda´-la
Cicera
Tenho um pezinho de rosa branca que acho elas lindas, mais acho que cortei errado e vejo que o tronco dela estar ficando escuro, acho que estar morrendo, com essa dicas não vou errar no próximo pé. Adorei as dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Cicera! Que bom que as dicas ajudaram. Continue nos acompanhando :)
Geraldo Alexandre Filho
Qual a fase da lua mais própria para a poda? Obrigado
Nídia do Carmo
Oi Geraldo! A lua mais indicada é quarto crescente. Continue acompanhando nossas dicas!
ana paula
eu nunca podei minha roseira e ela esta horrível tenho certeza e por falta de poda tenho medo de poda ela e que ela venha a morrer o que eu deve fazer
Iranice
Interessantes artigos. Mas qual a melhor época do ano pra fazer a poda de roseiras e em qual lua. Moro no Centro Oeste. Aqui é muito quente.
Lourdes Vroblewski
Podei as rosas segundo orientação e algumas morreram. Por que? Existe lua certa para podar as roseiras? Obrigada
Elvis dos Santos
Obrigado me esclareceu muitas duvidas com a poda
Editor umComo.com.br
Oi Elvis! Valeu pelo comentário! Continue nos acompanhando :)
CLAUDIO RODRIGUES
Boa noite! Quando elas estão bastante alta,posso podar na base?? abraços
valdirene
Tenho duvidas em relação ao podar e como trata-las , tirei algumas , mas ainda tenho duvidas. gostaria de saber mais sobe , Eu plantei uma roseira e saiu uma rosa, o pé esta lindo e a rosa durou uns 15 dias, como devo cortar ou posso deixar? obrigado!

Como e quando podar as rosas
1 de 5
Como e quando podar as rosas