Partilhar
Partilhar em:

Como e quando podar as rosas

Avaliação: 4,8 (517 votos)
13 comentários
90 vezes partilhado
 
Como e quando podar as rosas

Podar uma rosa é o cuidado mais importante que requer uma roseira, além de ser regada quando necessário. Se seguir ao à risca o que explicamos neste artigo, você poderá conseguir rosas fortes, bonitas e saudáveis: só deve saber como e quando podá-las. Podar é a forma de eliminar a parte morta e assim ter lindas rosas. Além de lhe ensinarmos como cuidar de uma roseira, em umComo explicamos com detalhe como podá-la.

Também lhe pode interessar: Como podar orquídea

Depois de podar uma rosa

Dessa vez vamos começar pelo final; apesar de parecer estranho é importante não esquecer este passo na hora de podar uma rosa. Depois de podar a rosa, limpamos bem a base das plantas; adicionamos uma boa camada (3 cm) de composto orgânico e pulverizamos com polissulfeto de cálcio para proteger todos os cortes. Você deve repetir isso após 15 dias. Dessa forma a planta fica pronta para começar a brotar no final do inverno.

Quando podar uma rosa

Você pode fazê-lo em diferentes momentos do ano. Esta tarefa deve ser feita 2 vezes por ano: uma vez no final do verão e outra quando terminar o inverno, uma poda que tem relação direta com o rejuvenescimento e vitalidade para o seguinte florescimento. A roseira deve ser podada pelo menos uma vez por ano, mas também pode ser podada várias vezes. Em regiões com um clima ameno, a poda pode ser feita antes da hora.

Como podar uma rosa

Ao podar uma rosa, devemos tirar os brotos secundários e a parte morta, ou seja, todos aqueles galhos que não são saudáveis ou que não produzam flores. Você também deve eliminar as flores secas e frutos, que além de dar um mau aspecto à roseira, consumem sua energia. Devemos conservar sempre os galhos jovens e aqueles com pontas, ou seja, aqueles de onde podem sair novas rosas.

O que é preciso para podar uma rosa

Para podar, a ferramenta indispensável é a tesoura, mas dependendo do tipo de poda, espécie de planta e tamanho, a tesoura necessária irá variar. Além disso é muito recomendável usar uma luva para pegar os galhos da roseira e assim não nos machucarmos. Se a roseira for muito grande é útil ter uma tesoura bypass telescópica de cabo extensível (que também pode ser útil para podar árvores). É muito importante que as tesouras estejam em bom estado e que o corte feito seja oblíquo. Você pode ver na imagem qual dos três tipos de corte é o correto para podar: é aquele sinalizado pela seta vermelha.

Qual é a técnica para podar uma rosa

  • A rosa em forma de arbusto deve ser podada sempre em forma de copo, erradicando os galhos centrais e aqueles que possam prejudicar outros mais fortes. Se os galhos forem pequenos (como um lápis) deixe três nós, e se forem mais grossos, deixe seis. Vamos podar sempre em uma gema virada para fora. Na imagem você pode ver uma poda em forma de copo.
  • As roseiras trepadeiras e enredadeiras possuem algumas particularidades, precisam de uma poda que dê a forma desejada à rosa. Posteriormente, é só manter o equilíbrio dos galhos e eliminar os brotos secundários e galhos entrecruzados. Devemos tentar que os brotos cresçam da forma mais horizontal possível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como e quando podar as rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (13)

Escrever comentário sobre Como e quando podar as rosas

13 comentários
Lourdes Vroblewski
Podei as rosas segundo orientação e algumas morreram. Por que? Existe lua certa para podar as roseiras? Obrigada
Elvis dos Santos
Obrigado me esclareceu muitas duvidas com a poda
Editor umComo.com.br
Oi Elvis! Valeu pelo comentário! Continue nos acompanhando :)
CLAUDIO RODRIGUES
Boa noite! Quando elas estão bastante alta,posso podar na base?? abraços
valdirene
Tenho duvidas em relação ao podar e como trata-las , tirei algumas , mas ainda tenho duvidas. gostaria de saber mais sobe , Eu plantei uma roseira e saiu uma rosa, o pé esta lindo e a rosa durou uns 15 dias, como devo cortar ou posso deixar? obrigado!
maria aparecida cidrão
muito bom os esclarecimento.
Sara Viega
Oi Maria! Que bom saber que as informações foram úteis. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
William
Sara, parabéns pelas explicações. Tenho uma dúvida. Cuido de algumas roseira no condomínio mas, tem umas 3 roseiras que não querem florir. Percebi que dão mais espinhos e galhos longos. Saberia informar por quê?
A sua avaliação:
ANA LUCIA ALVARENGA
Muito boa suas dicas. Gostaria de saber como devo aproveitar essas podas, ou seja, como devo plantar as rosas.
Sara Viega
Oi Ana! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Pode aprender a plantar uma roseira aqui: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-uma-roseira-5222.html
paulo sergio malaguetta
Muito legal,explicativo.Uma pergunta as luas influenciam na qualidade das rosas.
Sara Viega
Oi Paulo! As fases da lua têm influência sobre as plantas sim, um exemplo do poder que a lua tem é na germinação das sementes, que costuma ser mais rápida quando é realizada durante a lua cheia. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
edson capel
achei ótimoe desejo sempre estar me aprimorando qto. aos cuidados com as roseiras muito obrigado.
Sara Viega
Oi Edson, muito obrigada! Continue acompanhando a nossa página ;)
dionisia caballero
minhas rosas estao todas em vasos, pois nao tenho solo para curtivar. tem alguma recomendaçao especial, por elas estrarem em vasos.

Como e quando podar as rosas
1 de 5
Como e quando podar as rosas