Partilhar

Como e quando podar as rosas

Como e quando podar as rosas

As rosas são flores cuja imagem remete ao amor e que podem ser belíssimos presentes, além de também serem agradáveis ao olhos quando utilizadas como decoração em jardins e canteiros. A beleza das rosas é natural, entretanto, exige alguns cuidados para ser otimizada, o que envolve cuidados com o solo, exposição a luz solar e também a poda. O cuidado ao podar uma rosa é dos mais importante que requer uma roseira, sendo fator decisivo na estética e também na duração de sua planta, já que é uma maneira de dar forma e também de eliminar suas partes mortas ou danificadas, o que te garantirá lindas rosas.

Caso você cultive a planta e tenha dúvidas em relação ao modo correto de apará-la, relaxe pois, a dúvida é comum e, sua resolução, bastante simples. Leia esse artigo do umCOMO e descubra com detalhes como e quando podar as rosas.

Também lhe pode interessar: Como podar orquídea

Quando podar uma rosa

O primeiro passo parar aprender como podar roseiras é saber quando a poda pode ser feita, já que a época na qual o processo é realizado costuma influenciar no desenvolvimento futuro da planta. Quando tratamos de rosas, é de grande utilidade saber que essa é uma planta que não depende da época do ano para florir, de forma que apresenta flores durante todo o ano, tendo uma diminuída na produção apenas em períodos mais frios, o que exigirá uma poda.[1]

Época de podar rosas

A poda de roseiras pode ser realizada em diferentes momentos do ano e a tarefa deve ser feita 2, em especial, nas seguintes épocas: uma vez no final do verão e outra no inverno, de forma que a segunda terá relação direta com o rejuvenescimento e vitalidade para o seguinte florescimento.

Ainda falando sobre o tempo em relação a como podar rosas, saiba que é necessário realizar uma poda de plantio, que deve ser realizada antes da introdução da roseira no solo. A poda deverá ser realizada visando moldar a planta e também estimular a fixação na terra e crescimento da muda[2].

Em regiões com um clima ameno, a época de podar rosas pode ocorrer antes da hora pois não haverá a abrupta mudança de temperatura como fator decisivo.

Alguns saberes ancestrais envolvem ideias como a da lua crescente como a mais propícia para podar roseiras. Nada impede que você utilize também esse tipo de tradução e respeite os ciclos da natureza e a lua propícia para podar roseiras. Mal não faz!

Como podar roseiras

Ao podar uma rosa, devemos tirar os brotos secundários e a parte morta, ou seja, todos aqueles galhos que não são saudáveis ou que não produzam flores. Você também deve eliminar as flores secas e frutos, que além de dar um mau aspecto à roseira, consumem sua energia. Devemos conservar sempre os galhos jovens e aqueles com pontas, ou seja, aqueles de onde podem sair novas rosas. A poda pode ser dividida em três categorias:

  • Poda de formação: dá forma e melhora o equilíbrio;
  • Poda de limpeza: elimina partes danificadas que possam danificar o desenvolvimento;
  • Poda de produção: visa aumentar a produção.[2]

A roseira deve ser podada pelo menos uma vez por ano, o que significa que também pode ser podada várias vezes, tudo dependerá da necessidade. As podas comuns, feitas de forma prevista, são as chamadas podas de formação e são sempre necessárias por questões majoritariamente estéticas, já que darão uma aparência equilibrada e cuidada à planta. Além disso, também é válido podar ramos e folhas que estiverem danificados ou mortos, ou seja, realizar uma poda de limpeza, sempre que necessário. Por último, são possíveis as podas de produção, que serão necessárias apenas caso você produza rosas e deseje aumentar a quantidade.

Como e quando podar as rosas - Como podar roseiras

Técnica para podar rosas

Cada planta exige cuidados específicos que as tornarão mais fortes e belas, o que não deixa a poda de lado. Veja abaixo algumas dicas que garantirão que o trabalho tratá ótimos resultados:

  • A rosa em forma de arbusto deve ser podada sempre em forma de copo, erradicando os galhos centrais e aqueles que possam prejudicar outros mais fortes. Se os galhos forem pequenos (como um lápis) deixe três nós, e se forem mais grossos, deixe seis. Vamos podar sempre em uma gema virada para fora. Na imagem você pode ver uma poda em forma de copo.
  • As roseiras trepadeiras e enredadeiras possuem algumas particularidades, precisam de uma poda que dê a forma desejada à rosa. Posteriormente, é só manter o equilíbrio dos galhos e eliminar os brotos secundários e galhos entrecruzados. Devemos tentar que os brotos cresçam da forma mais horizontal possível.
  • Os cortes devem ser realizados em média 5mm acima da última gema, de forma que a energia obtida pela planta será utilizada pela a brotação e cicatrização do corte realizado, sem que haja desperdícios.[2]

Se você quer saber como podar mini rosas, utilize todas das dicas já fornecidas pois o procedimento é o mesmo, entretanto, é válido dizer que a planta precisará de alguns cuidados específicos aos quais você deverá se atentar. Para garantir um bom cuidado de suas plantas, veja também como cuidar de mini rosas.

O que é preciso para podar uma rosa

Para podar, a ferramenta indispensável é a tesoura, mas dependendo do tipo de poda, espécie de planta e tamanho, a tesoura necessária irá variar. Além disso é muito recomendável usar uma luva para pegar os galhos da roseira e assim não nos machucarmos. Se a roseira for muito grande é útil ter uma tesoura bypass telescópica de cabo extensível (que também pode ser útil para podar árvores). É muito importante que as tesouras estejam em bom estado e que o corte feito seja oblíquo. Você pode ver na imagem qual dos três tipos de corte é o correto para podar: é aquele sinalizado pela seta vermelha.

A última dica para que você consiga preparar corretamente o material necessário para a podar é esterilizar a tesoura utilizada, evitando que sujeiras e bactérias entrem em contato direto com os caules aparados de sua roseira.

Como e quando podar as rosas - O que é preciso para podar uma rosa

Cuidados após podar uma rosa

Apesar de parecer estranho é importante não esquecer do último passo na hora de podar uma rosa, você verá o motivo. Depois de podar a rosa, limpamos bem a base das plantas; adicionamos uma boa camada (3 cm) de composto orgânico e pulverizamos com polissulfeto de cálcio para proteger todos os cortes. Você deve repetir isso após 15 dias e não se esquecer de realizar o procedimento antes de colocá-la na terra, por isso, é necessário já se atentar ao detalhe antes de realizar a poda.

Realizando o passo a passo acima, a planta fica pronta para começar a brotar no final do inverno.

Apesar das roseiras não terem época correta para poda ou florescimento, é necessário que tomemos todos os cuidados para garantir que a planta estará tratada num ambiente propício para seu desabrochar. Caso você não saiba muito sobre quais são as necessidades de plantas do tipo e precisa de uma ajudinha, veja também Além de como cuidar de uma roseira e garanta o surgimento de belas flores em seu jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e quando podar as rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. dos SANTOS, J. M. Produção e qualidade de botões de duas variedades de roseira, em função do tipo de poda. Universidade Federal de Viçosa, 2001. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/10183/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20/06/2020.
  2. JUNKES, S. Cultivando Roseiras. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, 1995. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/117641/138585.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20/06/2020.

Escrever comentário sobre Como e quando podar as rosas

O que lhe pareceu o artigo?
33 comentários
Zilma jose de paula
Ola por gentileza onde comprar o oléo de sodio . Pra combater as pintas pretas das roseira .aguardo resposta obrigada
Mario
Fiz a pode de minha roseira a 2 dias. Pena que somente hoje recebi esta fantástica cartilha. Obrigado pela dedicação.
Raimundo Nonato Sena
Tenho uma roseira trepadeira com quase dois anos e nunca floriu. Devo podá-la ? E como?
Vilma
Como Vader mudas de rosas
A sua avaliação:
teodozio lopes
Olá, por favorqueria saber se posso podar a roseira agora em setembro e se toda vez que brotar a rosa tenho que cortar ou podar o galho ou haste onde está a flor ?, desde já obrigado.
Amaro jardineiro
Obrigado esclareceu minhas duvidas
Editor umComo.com.br
Oi Amaro! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
Agustinho Lopes
Tenho uma roseira trepadeira bem crescida, de rosas branca e pequenas .Qual a melhor época de poda´-la
Cicera
Tenho um pezinho de rosa branca que acho elas lindas, mais acho que cortei errado e vejo que o tronco dela estar ficando escuro, acho que estar morrendo, com essa dicas não vou errar no próximo pé. Adorei as dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Cicera! Que bom que as dicas ajudaram. Continue nos acompanhando :)
Geraldo Alexandre Filho
Qual a fase da lua mais própria para a poda? Obrigado
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Geraldo! A lua mais indicada é quarto crescente. Continue acompanhando nossas dicas!
ana paula
eu nunca podei minha roseira e ela esta horrível tenho certeza e por falta de poda tenho medo de poda ela e que ela venha a morrer o que eu deve fazer

Como e quando podar as rosas
1 de 3
Como e quando podar as rosas

Voltar ao topo da página