Orquídeas

Como fazer adubo para orquídea florir

Como fazer adubo para orquídea florir

As orquídeas são flores trepadeiras que, quando na natureza, sempre usam outras plantas de apoio para que possam receber bastante luz. Existem diversos tipos de orquídeas de diversos tamanhos, cores e formatos, entretanto, a forma de cuidar delas é bem parecidas por serem da mesma família. Por vezes é difícil fazer com que orquídeas floresçam, já que na natureza a própria planta cresce em locais apropriados e nós, quando as plantamos em caso, acabamos não as fornecendo tudo que é necessário para que o florescimento ocorra. Se você está com problemas e quer saber como fazer adubo para orquídea florir em casa, leia este artigo do umCOMO e veja também outras dicas para cuidar bem de suas plantas!

Também lhe pode interessar: Como cultivar orquídeas azuis

Índice

  1. Como fazer adubo para orquídeas
  2. Qual o melhor adubo para orquídeas florirem?
  3. Segredos para suas orquídeas darem flor o ano todo

Como fazer adubo para orquídeas

As orquídeas são plantas facilmente tratáveis que absorvem nutrientes com bastante facilidade e, não há dúvidas, o melhor adubo para as plantas é sempre aquele feito em casa e com carinho, e não os já pronto adquiridos em lojas. Um adubo ideal para orquídeas florirem é a mistura de torta de mamona com farinha de ossos, para prepará-lo e aplicá-lo você deve:

  1. Misturar em quantidades iguais a torta de mamona e a farinha de ossos;
  2. Remover parte da terra próxima ao caule da orquídea;
  3. Misturar a terra com o adubo;
  4. Recolocar a terra agora adubada ao redor da planta com alguns centímetros de distância, afinal, o contato direto da planta com o adubo pode ser prejudicial.

Outro adubo orgânico que pode ser usado em orquídeas e substituir a farinha de ossos é a farinha de casca de ovo, entretanto, esse não pode ser adquirido já pronto em lojas e é necessário que se prepare em casa, para saber mais veja como fazer farinha de casca de ovo.

Qual o melhor adubo para orquídeas florirem?

Além de fazer adubo para orquídea em casa, também é possível comprá-lo já pronto em lojas especializadas em produtos para jardinagem, o adubo NPK 20 20 20 não deve ser usado nessa espécie de plantas e sim o 10 20 30, já que o fósforo é uma substância essencial para a floração das plantas. Os adubos NPK são minerais e, além de terem preço bastante acessível, também são facilmente encontrados, porém, tome cuidado com as indicações na embalagem para não colocar mais NPK do que necessário e nem o aplique com distância menor do que 15 dias, afinal, isso acabar matando a planta.

O ideal é que se faça uso tanto do adubo orgânico de torta de mamona com farinha de ossos quanto o NPK, já que ambos funcionam de maneiras distintas e têm durabilidade diferente. O NPK pode ser dissolvido em água a aplicado com um borrifador pela planta e não misturado com a terra, já que as orquídeas são bastante capazes de absorver nutrientes por meio de suas folhas.

Como fazer adubo para orquídea florir - Qual o melhor adubo para orquídeas florirem?

Segredos para suas orquídeas darem flor o ano todo

  • Mantenha sua planta sempre em local bem iluminado, não se esqueça de que a orquídea é uma planta trepadeira que se apoia em outras justamente por precisar de sol, caso sua planta não esteja recebendo iluminação suficiente, além da falta da floração, também apresentará coloração amarelada nas folhas e aspecto pouco vivo;
  • Caso sua planta esteja em um vaso, prefira sempre utilizar os de barro pois a porosidade do material permite que a água não fique parada e a planta não corre riscos de afogamento, enquanto vasos de plástico retêm a água;
  • Pode sua planta removendo folhas e flores mortas sempre que observar ser necessário;
  • Misture a terra da orquídea com casca de pinheiro para permitir maior liberdade para as raízes da planta, afinal, as raízes da orquídea gostam de espaço e a planta tem dificuldades de crescer em terras pouco porosas. Caso não tenha o material disponível, é possível encontrar substrato para orquídea em lojas de produtos de jardinagem;
  • O hormônio para orquídeas florescerem também pode ser comprado em lojas de material de jardinagem, entretanto, caso faça uso dele certifique-se na embalagem se é possível fazer a mistura dele com os adubos já adicionados previamente, afinal, o excesso de nutrientes pode fazer tão mal para sua planta quanto a falta. Caso não haja informações na embalagem, pergunte para um funcionário da loja;
  • Tome cuidado com regas em excesso, principalmente em tempos de chuva, as orquídeas não são as maiores fãs de água do mundo vegetal e preferem ambientes mais arejados aos úmidos;
  • O pulgão é uma praga comum entre orquídeas e, para removê-lo, basta esfregar delicadamente a parte macia de uma esponja umidecida com sabão de coco contra as regiões da planta atacadas pela praga citada.

O método para fazer todos os tipos dessa planta florirem é o mesmo, já que são muito similares e necessitam dos mesmo cuidados, sendo assim, a forma de como fazer a orquidea phalaenopsis florir, é a mesma da orquídea olho de boneca, da orquídeas do mato e por aí vai.

Para mais dicas veja como cuidar de orquídeas.

Como fazer adubo para orquídea florir - Segredos para suas orquídeas darem flor o ano todo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer adubo para orquídea florir, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Mayara
E como que faz essa torta de mamona gente???
A sua avaliação:
Julia Correia
Adorei! Vou fazer com certeza!
1 de 3
Como fazer adubo para orquídea florir