Orquídeas

Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas

Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas

Ovo é um alimento que está presente em quase todas as casas. Além de ser usado para consumo de diversas formas, ele ainda é usado no preparo de pães e bolos, por exemplo. Mas toda essa quantidade de ovos usados deixam as cascas para trás, que costumam ser descartadas. A boa notícia é que não precisa jogar as cascas diretamente no lixo: elas podem ser reutilizadas para fazer um poderoso adubo orgânico para o plantio de orquídeas e outras plantas.

A casca do ovo está repleta de nutrientes como cálcio, potássio e magnésio que ajudam muito no crescimento e fortalecimento das plantas e do solo. Nesse artigo do umCOMO traremos dicas e uma receita de como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas! Continue lendo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como plantar orquídea olho de boneca em vaso

Farinha de casca de ovo para plantas - receitas

Para fazer farinha de casca de ovo para orquídeas, confira as seguintes receitas:

Adubo orgânico de casca de ovo pura

Para fazer esse adubo de casca de ovo, você vai precisar de uma dúzia de cascas de ovo (pode ser branco ou o de galinha caipira).

Modo de preparo:

  1. Deixe os ovos secarem à sombra sobre um papel toalha.
  2. Quebre-os manualmente.
  3. Coloque no liquidificador ou processador e triture até as cascas virarem pó.
  4. Conserve em um lugar seco dentro de um pote de vidro ou saco plástico.

Adubo com casca de ovo e café

Para fazer adubo orgânico com farinha de casca de ovo e borra de café você vai precisar de:

  • uma dúzia de cascas de ovos
  • borra de café sem açúcar

Modo de preparo:

  1. Seque as cascas e triture-as no liquidificador ou processador conforme a receita anterior.
  2. Deixe a borra de café secar ao sol.
  3. Coloque a mesma quantidade de farinha de casca de ovo e borra de café em um recipiente e misture.

Pronto! Agora você tem em casa um adubo orgânico ecológico, barato, rico em minerais e que serve para fertilizar árvores, canteiros, vasos, canteiros, hortase também as suas orquídeas.

A farinha dura aproximadamente 6 meses. Você deve utilizar 1 colher de café da farinha de casca de ovo em vasos pequenos, até 3 colheres de café em vasos grandes e 1 colher de sopa caso você esteja plantando em um canteiro. O ideal é não ultrapassar 50 gramas de farinha de casca de ovo para orquídeas por cada metro linear de solo.

Coloque a farinha em suas orquídeas a cada quarenta dias. Diminuindo a quantidade para meia colher de café de farinha, você pode aplicar nas plantas a cada vinte dias.

Outra forma de secar as cascas de ovo é levando-as ao forno em fogo baixo por quinze minutos. Antes de levar ao liquidificador ou triturador, deixe-as esfriar.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra as melhores dicas parta cuidar de orquídeas.

Como usar a sua farinha de casca de ovo

Para que o seu adubo orgânico de casca de ovo funcione de forma adequada, é preciso entender de que maneira ela deve ser usada.

A fim de que as plantas absorvam todo o nutriente do adubo, ele deve estar muito bem distribuído no solo. Quanto maior o contato do adubo com o solo, mais nutrientes a planta consegue absorver. É por isso que as cascas devem ser trituradas no liquidificador ou processador.

Quando você colocar as suas cascas de ovo para secar, lembre-se de sempre colocá-las para secar à sombra. As cascas dispõem de uma certa quantidade de nitrogênio que pode ser perdida caso seja exposta ao sol.

Atente-se para o fato de que a farinha de casca de ovo deixa o solo mais alcalino, e as orquídeas preferem um solo com pH de neutro a levemente ácido (por volta de 5.6 e 6.5). Isso significa que você precisa ter um cuidado extra na hora de colocar a farinha no solo das orquídeas e não colocar demais! Observe sempre o comportamento de sua planta e como ela está respondendo ao uso do adubo orgânico. Essa, talvez, seja a melhor forma de saber com qual frequência e qual quantidade é a adequada para a sua orquídea.

Outras plantas também são como as orquídeas e preferem um solo levemente ácido, por exemplo azaleias, prímulas, gardênias, plantas carnívoras, etc. Cuidado ao adubá-las com este substrato!

Benefícios da casca de ovo como adubo orgânico

O cálcio está relacionado ao desenvolvimento de folhas, caules e raízes por ajudar na formação da parede celular de vegetais. A deficiência desse nutriente acaba por acarretar no crescimento desigual da planta como um todo, além do amarelecimento e secagem das folhas.

Além disso, o cálcio presente na casca do ovo também ajuda a equilibrar o pH do solo, podendo ser utilizado para balancear o pH em solos ácidos.

Sugestão: Não deixe de conferir essa matéria que explica como fazer florir orquídea Cymbidium!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Clementina António
Tenho orquídeas que não estão a florir ha vários meses Irei usar esse adubo da casca de ovo Obrigada pela dicas
MARJORIE CUNHA DOS SANTOS
Oi fiz um curso de orquídeas
Se kiser me chame no whatsapp que passo
A sua avaliação:
Maria Antonia
Obrigada pelo suporte. Creio que agora serei capaz de cuidar de orquídeas. Amei tudo. Beijo!
José Ferreira de Albuquerque
Gostei da orientação, uma vez que cuido de minhas 30 orquídeas. Mais uma pergunta, posso usar esta mesma forma em flor de maio para ajudar a florir? aguardo resposta um forte abraço a todos.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, José. No caso da Flor de Maio recomendamos seguir as orientações do artigo sobre como cuidar de Flor de Maio: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-flor-de-maio-consiga-flores-lindas-17926.html
A sua avaliação:
carlos alflen
Em que local exatamente no vaso deve ser colocado o adubo orgânico (farinha) no canto do vaso?
Maria De LOURDES cler silva
como faser o adubo de casca de ovo e pó de cafe
Tecnica em meio ambiente
Ola Maria, Deixe a borra de café secar ao sol. Coloque a mesma quantidade de farinha de casca de ovo e borra de café em um recipiente e misture.
A sua avaliação:
Angela
Ameiiii
Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas