Como fazer biofertilizantes
Um tipo de fertilizante muito utilizado em serviços de jardinagem é o biofertilizante, ele é um tipo de fertilizante mais completo que pode ser usado para plantas aromáticas, em folhagens, em plantas ornamentais e até hortaliças. Porém para se ter um biofertilizante mais potente e com melhor ação muitas pessoas optam por fazer o seu próprio biofertilizante. Hoje o umComo vai então lhe ensinar como fazer biofertilizante. Acompanhe!
Passos a seguir:
O biofertilizante é um produto usado para nutrição da planta e com função de repelente natural, esse repelente tem a função de repelir insetos das plantas ajudando a deixá-las livres de possíveis pragas que possam vir a se desenvolver.
Em sementes o biofertilizante é usado como tratamento, pois esse tipo de fertilizante dá à semente aquela nutrição inicial que ela precisa para iniciar um bom desenvolvimento e processo de germinação.
Pulverizar o biofertilizante é a melhor maneira de realizar a sua aplicação, assim ele ajuda a planta a ficar mais saudável, prolonga o tempo de florada, ajuda a prevenir as pragas, e ainda deixa a planta mais vistosa. Agora que você já sabe alguns dos benefícios do biofertilizante para as plantas e deseja saber como fazer biofertilizantes vamos lhe ensinar 2 tipos que você pode fazer.
Para a primeira receita de biofertilizante vamos precisar de:
- 1 garrafão de água de 20 litros;
- Esterco bovino fresco;
- 10 litros de água não clorada.
Modo de preparação:
No garrafão de água de 20 litros preencha metade do garrafão com esterco bovino fresco, depois coloque os 10 litros de água não clorada.
Mecha bem a mistura de esterco bovino com a água e deixe realizar um processo de fermentação natural, para realizar essa fermentação feche o garrafão de maneira que não haja nenhuma entrada de ar, pois o oxigênio atrapalhará o processo de fermentação do biofertilizante.
No galão será preciso fazer um selo d’água para permitir que o gás metano que será produzido saia do garrafão. Coloque uma mangueira na tampa do garrafão de forma bem vedada para não passar ar e a outra ponta dentro de uma garrafa plástica do tipo pet com água. Assim você permitirá que o gás metano saia sem que haja entrada de oxigênio.
Após permanecer 30 dias fermentando em local com sombra e ventilação o biofertilizante já estará pronto para aplicação.
Para a segunda receita de biofertilizante vamos precisar de:
- 1 tambor de 200 litros com tampa;
- 1 kg de fubá;
- 1 kg de farinha de trigo;
- 5 kg de açúcar cristal;
- 40 kg de esterco fresco do tipo verde;
- 6 litros de leite de saquinho;
- Pedaços de ferro, zinco e cobre;
- Partes de plantas sadias;
- Pedras.
Processo de montagem:
- No fundo do tambor de 200 litros coloque o esterco fresco-verde.
- Coloque 150 litros de água pura sem cloro.
- Agora coloque uma diversidade de plantas saudáveis.
- Acrescente o fubá, a farinha, o açúcar, o leite, o ferro, o zinco, o cobre e as pedras.
- Termine de completar o tambor com água, porém não encha demais até à boca.
- Mexa bem todos os ingredientes. Faça no tambor o mesmo processo de selo d’água ensinado na primeira receita para permitir a saída do gás metano. O tambor deverá ficar os 30 dias de fermentação na sombra e em local ventilado, após os 30 dias basta coar o seu biofertilizante.
Aproveite e confira também estes artigos que poderão ser do seu interesse para deixar as suas plantas o mais saudáveis possível:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer biofertilizantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.