Outras ervas de jardinagem

Como plantar boldo

Como plantar boldo

O boldo é uma planta medicinal que pode ser usada como remédio caseiro para o tratamento de várias condições, como problemas no fígado e vesícula biliar, prisão de ventre, flatulência, má digestão, azia, dores de cabeça e insônias. São muitos os motivos para ter sempre esta plantinha lá em casa e, o melhor de tudo é que pode plantá-la facilmente em casa para ter sempre à mão. O boldo é um arbusto com caule macio e folhas verdes, aquosas e grandes, que pode atingir uma grande altura. Se quer saber como plantar boldo, continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda tudo o que precisa saber.

Também lhe pode interessar: Como plantar melissa

Passos a seguir:

1

Existem várias variedades de boldo, mas a variedade que é normalmente plantada e que se encontra na maioria dos quintais ou vasos é o boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), conhecido também como boldo-do-reino, malva-santa ou boldo africano. Este arbusto é originário de África e apresenta folhas aveludadas e lindas flores azuladas.

Como plantar boldo - Passo 1
2

O boldo pode ser plantado em praticamente todas as regiões do Brasil, pois é uma planta herbácea que gosta de muito sol, por isso é indicado que o boldo fique num local onde possa pegar um pouco de sol a qualquer hora do dia. No entanto, esta planta não resiste muito bem ao frio intenso, principalmente às geadas. Por isso, se plantar boldo em locais de muito frio, deve se certificar de o proteger do frio intenso e geadas.

3

Você pode plantar boldo diretamente na terra ou em vasos ou jardineiras. Esta planta propaga-se por meio do galho de boldo, sendo que se optar por plantar boldo na terra, deve manter um espaçamento de 1 metro entre mudas. Neste caso deve cavar um buraco de aproximadamente 15 cm de profundidade e colocar o galho de boldo com folhas e um pedaço do galho principal do arbusto, cobrindo depois com terra. Amarrar o boldo a estacas é necessário para que a planta não quebre com o próprio peso.

4

Para plantar boldo em vasos ou jardineiras, certifique-se de escolher um vaso ou jardineira com pelo menos 30 cm de altura, pois esta variedade pode atingir entre 1 a 2 metros de altura. Você pode cultivar o boldo da mesma forma que faz na terra, mas se quiser também pode adquirir sementes ou mudas de boldo e enterrar na terra úmida.

Como plantar boldo - Passo 4
Imagem: pinterest.com
5

A terra que usar para plantar boldo deve conter nutrientes, no entanto não é preciso ter algum adubo especial. O adubo orgânico já é suficiente para garantir um crescimento saudável desta planta medicinal. Você pode adquirir este adubo em lojas de jardinagem ou fazer em casa seguindo as dicas do nosso artigo sobre como fazer adubo natural.

6

Deve regar o boldo com certa frequência, mas não é preciso fazê-lo diariamente, apenas quando vir que a terra está muito seca. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de água para não deixar o solo encharcado.

Como normalmente as folhas do bolso são utilizadas para fins medicinais, o melhor será realizar a poda dos pendões florais um pouco antes da colheita das mesmas.

7

Após cerca de seis meses do plantio do boldo já é possível realizar a colheita das folhas. A forma ideal para colher as folhas é cortando a parte final das folhas de boldo. Depois para as usar para preparar infusões pode usar as folhas frescas ou deixar ao sol durante uns dias. Quando as folhas estiverem secas, deve enrolá-las em papel jornal e guardar num vidro com tampa.

Como viu, plantar e cuidar do boldo é muito fácil, bastando apenas realizar regas com alguma frequência para a plantinha crescer saudável. Agora que já sabe plantar boldo, confira como pode fazer chá de boldo e usufruir de todas as suas propriedades.

Como plantar boldo - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar boldo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Cintia
como distinguir boldo e salvia
A sua avaliação:
Rogéria
Adorei a dicas de como plantar o boldo.
Imagem: pinterest.com
1 de 4
Como plantar boldo