Partilhar

Como plantar louro

Como plantar louro

O louro, de nome científico Laurus nobilis L.[1], é uma árvore cujas folhas são usadas como condimentos culinários e inclusive estão presentes em alguns medicamentos, assim como os seus frutos. É uma planta mediterrânica[1] e caracteriza-se principalmente pelo seu cheiro. Para utilizá-lá na culinária, podemos comprar o louro já pronto e desidratado em mercados e mercearias, entretanto, outra possibilidade é de plantarmos o condimentos em nossas casas. Se tiver espaço suficiente, você pode ter louro em sua casa ou no jardim para poder assim desfrutar sempre do seu aroma e das suas propriedades benéficas para o organismo.

Se você tem interesse em investir nesse cultivo, neste artigo do umCOMO explicamos-lhe as dicas sobre como plantar louro.

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha

Como plantar louro

Quando vamos iniciar o cultivo de uma nova espécie, é bastante importante que descubramos detalhes sobre como cuidar daquela espécie específica, afinal, cada planta tem suas preferências em relação a ambiente e nutrientes necessários para crescer saudável.

Para plantar pé de louro de jardim, a primeira informação que você deve ter é que a planta pode se cultivada tanto pela semente de louro quando por estaquia, ou seja, você pode utilizar fazer uma muda a partir de uma planta já desenvolvida ou iniciar o cultivo desde seu início. Apesar de haver mais de uma opção para o cultivo do louro, também é necessário saber que a planta pode demorar meses para germinar ou crescer, sendo assim, você precisará ter calma e paciência se quiser um exemplar volumoso e capaz de fornecer uma grande quantidade de folhas.

Veja abaixo detalhes de como plantas pé de louro e garanta assim que seu louro irá receber o melhor dos cuidados.

Luz

Em primeiro lugar, vale dizer que o louro precisa de muito sol para poder crescer, por isso, antes de o plantar, você deverá escolher o lugar mais apropriado para que possa receber os raios solares, sendo a semi-sombra o lugar ideal para este arbusto.

Para garantir que o pé de louro conseguirá receber luz suficiente mas sem exageros, uma ideia válida é plantá-lo próximo a outras plantas maiores que sejam capazes de proteger sua muda através de um pouco de sombra. Caso optar pela sombra natural sugerida, apenas tome cuidado para não colocar a muda de louro muito próxima às outras espécies para que haja espaço para o crescimento de suas raízes.

Se você quer saber pé de louro tamanho, saiba que a espécie pode ultrapassar os 10 metros de altura, sendo assim, opte por colocá-la entre outras árvores, já que poderá destoar do que o cerca conforme for crescendo.

Temperatura e solo

Em relação ao ambiente, você deverá ter em conta que as geadas podem danificar o louro, por isso se vive numa zona propensa ao frio, deverá protegê-lo no inverno[2]. Para além disso, trata-se de uma planta seca, o que requer uma boa drenagem para que as raízes do louro não fiquem encharcadas e fiquem podres. Para garantir uma boa drenagem, você deverá utilizar um solo com cascalhos ou pedras, que serão capazes de impedir a compactação da terra.

Embora se reproduzam em estacas, levam muito tempo para crescer, por isso recomendamos-lhe que se dirija a um centro de jardinagem e bricolage e adquira uma planta pequena de louro. Desta forma, deverá apenas mudá-la para um vaso maior e com um bom sistema de drenagem ou colocá-la diretamente sobre o solo no seu jardim ou horta.

A primavera será uma das melhores épocas para plantar ou transplantar o louro, uma vez que as temperaturas serão mais baixas. Além disso, depois de o plantar deverá adobar bem a terra com adubo líquido de tipo orgânico.

Água e poda

A rega do louro deverá ser moderada, já que as suas características permitem-lhe resistir muito bem à seca. Quanto à poda, destacamos que o louro é uma árvore ideal para dar a forma que mais goste. Algumas das mais comuns são os louros cônicos ou em pirâmide. No caso de quer saber mais informações sobre os cuidados do louro, não deixe de consultar o nosso artigo sobre como cuidar do louro.

Para usar as folhas para condimentar a comida, é sempre melhor usar folhas frescas, embora também possa secar os ramos e folhas ao ar livre. Depois, poderá guardá-las em frascos ou bolsas herméticas para temperar os seus cozinhados.

Além disso, recomendamos que consulte este outro artigo sobre quais são as propriedades do louro para saber assim como tirar o maior partido da sua árvore de louro. Do mesmo modo, pode ser interessante para si aprender a fazer óleo de louro para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios e usá-lo na aromaterapia.

Se você tem um pé de louro com praga, veja também como fazer inseticidas naturais.

Como fazer muda de louro

Se você quer saber como fazer muda de louro a partir do galho, saiba que o procedimento tem nome, é a estaquia. Esse é um método de reprodução assexuada que fará com que você consiga obter mudas a partir de um pé de louro já crescido podendo, após a obtenção, plantar o louro em vaso ou direto no solo.

Para fazer a muda de louro, você precisará apenas arrancar um galho da planta original, eliminar todas as flores que encontrar e, após, plantar o galho na terra com cuidado para fincá-lo profundo suficiente para se fixar no chão. Além da técnica que envolve o galho, você também pode adquirir mudar de louro muito facilmente em feiras, onde encontrará o que procura por um preço acessível, evitando assim que seja necessário esperar o tempo necessário para a planta criar raízes e crescer.

Agora que você já sabe como plantar louro através do galho, veja também mais detalhes sobre como fazer estaquia e aprenda como realizar o procedimento com outros espécies.

Como plantar louro - Como fazer muda de louro

Propriedades do louro

O pé de louro tempero está dentre as plantas medicinais mais utilizadas[3], tendo diversas propriedades que podem nos ajudar a amenizar sintomas e resolver problemas de saúde sem que, para isso, seja necessário utilizar medicamentos fabricados em laboratório e com efeitos colaterais complicados.

Por ter propriedades regenerativas, o louro pode ser utilizado em forma de chá em úlceras e feridas[1], além disso, também é vantajoso caso você queria curar cólicas e aliviar o inchaço abdominal.[3]

Como plantar louro - Propriedades do louro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar louro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. MORAIS, L. A. S. de; GONÇALVES, G. G.; CASTANHA, R. F.; SCRAMIN, S. Caracterização fitoquímica de óleos essenciais de louro proveniente de material nacional e importado. Horticultura Brasileira, Vol. 28, Nº2, 2010. Disponível em: http://www.abhorticultura.com.br/EventosX/Trabalhos/EV_4/A3050_T5110_Comp.pdf. Acesso em: 27/08/2020.
  2. Louro. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Corumbá, 2007. Disponível em: http://www.almanaquedocampo.com.br/imagens/files/Louro%20folder%20embrapa.pdf. Acesso em: 27/08/2020.
  3. Uso de plantas medicinais pelos idosos em uma estratégia saúde da família. SILVA, F. L. da A.; OLIVEIRA, R. A. G. de; ARAÚJO, E. C. de. Revista de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Vol. 2, Nº 1, pp. 9-16, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/5392/4612#:~:text=O%20uso%20da%20fitoterapia%20e,diferentes%20saberes%20da%20Equipe%20de. Acesso em: 27/08/2020.

Escrever comentário sobre Como plantar louro

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
VANDDA DE JESUS
AMEI AS INFORMAÇÕES ! MUITO BOM MESMO .. POIS PRECISO TER UM PÉ DE LOURO AQUIIR COMIGO .
A sua avaliação:
Félix
foi divertido depois de procurar encontrei o desejado bem claro e simple e com claridade.Gostei.
clovis aparecido de carvalho
Gostei muito do rtigo.
Obrigdo
ps:tecldo com defeito.
A sua avaliação:
ionicemunis de moura
Boa tarde, bom,como faço para fazer muda de louro.? tenho um pe na minha casa,esta enorme,so que quer plantar na roca,sera que consigo fazer mudas dele? el mhito bonito. Obrigada.
LUCIA
Ionice, eu consegui fazer 2 mudas de estacas, fazendo uma mini estufa, de garrafa pet mesmo. mas é muito demorada.
Roberto Heindl
Plantei varios galhos de louro e nenhum pegou. Porque?
janete souza cardoso da silva
e o meu pé de louro já esta grande em um vasose plantarmos no inverno tem algum problema
eva de fatima souza silva
eu compre uma muda de loura e as folha estao ficando amarelada esta morrendo a minha muda
A sua avaliação:
auxliadora costa
boa tarde minha pregunta procura cultiva hortelã mas logo morre o que devo fazer.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi! Nesse artigo pode encontrar algumas dicas para cuidar da sua hortelã, para se manter sempre saudável: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-da-hortela-13543.html
A sua avaliação:
bartolomeu afonso da silva
como se planta galho de louro
A sua avaliação:
Francisco Garrido
Gostaria da resposta de minha pergunta em 19/08/2016... Estou na lida de espera, é isso???
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco! Como deve compreender são muitas as questões que recebemos diariamente e, nem sempre é possível atender os pedidos de imediato. Uma vez que já plantou o louro há dois anos, o melhor a fazer é retirar a planta, cortar até um terço das raízes e replantar com novo solo. Este procedimento é indicado fazer a cada 2 a 5 anos. Espero ter ajudado e mais uma vez desculpe pela demora na resposta. Muito obrigada por nos visitar :)

Como plantar louro
1 de 3
Como plantar louro

Voltar ao topo da página