Métodos de cultivo de ervas

Como plantar sálvia

Como plantar sálvia

A sálvia é uma planta com usos medicinais assim como também serve de condimento alimentar, ou pode até mesmo ser tomada como chá. Embora possamos encontrar sálvia em ervanárias e lojas especializadas, é muito fácil cultivá-la em casa e pode dispor dela sempre que quiser. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe os passos a seguir para que saiba como plantar sálvia.

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que precisa para plantar sálvia são sementes ou mudas desta erva, poderá encontrá-las em lojas de jardinaria e centros de bricolage. Para além disso, a melhor época para plantar sálvia é na primavera.

2

Para além disso, poderá escolher entre plantar a sálvia em vasos e potes ou diretamente sobre o solo do seu jardim, se o tiver. No caso de optar pela primeira opção, deverá ter em conta o pote certo para as plantas.

3

Quanto à localização da sálvia, deverá procurar um lugar abundante em luz solar, pois devem estar em pleno sol. Se tiver as plantas em vasos dentro de casa, procure colocá-las em varandas e terraços, ou junto a uma janela que receba raios solares.

4

O melhor solo para plantar sálvia é um do tipo de argila e que esteja bem drenado. No caso de as plantar em vasos, utilize terra embalada e assegure-se de que os vasos têm um bom sistema de drenagem para que não se acumule água.

5

Faça pequenos furos no solo do seu jardim ou no vaso onde vai plantar a sálvia, e introduza as sementes ou mudas.

6

Na hora de regar a sálvia, enquanto as plantas ainda são pequenas, deverá procurar manter o solo úmido; depois de crescer, só deverá regar apenas quando o solo ou substrato estiver seco.

7

Para colher a sálvia, recomenda-se fazê-lo antes de florescer, que geralmente é no mês de Junho. Pode cortar ramos da planta e colocá-los de cabeça para baixo num lugar fresco e ventilado, onde não haja luz solar. Desta forma, as folhas ficam secas e poderá guardá-las num frasco de vidro.

Veja também: Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari'

8

Também pode plantar em casa muitas outras ervas aromáticas e medicinais como: menta, salsa, hortelã...

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar sálvia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Mabel Maliandi
Por favor poner traducción en español!!!! Me fascina los tuyos!!!!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
!Hola, Mabel! Afortudamente, tenemos una versión en español: https://hogar.uncomo.com/articulo/como-plantar-salvia-17085.html Espero que te guste! 😃
neusa rocchi
Tem salvia ,plantada, e, ela deu flores lilás. Como faço sementes para plantar, pois dentro da flor não achei sementes. Como faço mudas? Obrigado.Neusa
Victor
Obrigado, o texto foi muito esclarecedor para meu aprendizado.
Editor umComo.com.br
Oi Victor! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)
Ana Manuel Nhamposse
gostaria de saber se tem esta planta em Moçambique a salvia ou e o nome que esta me deixando um pouco confusa me ajuda. gostei do conteudo
roberto rosa
Utilizei terra argilosa esterco de boi e carneiro mas ,mas minha salvia continua sem força
Maria Helena
Plantei salvia e ela estava bem bonita, coloquei adubo foliar e dois dias depois ela comecou a murchar. O que faco pararecupera-la?obrigada M
Como plantar sálvia