Cuidados das plantas

Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari'

Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari'

Da mesma família do manjericão e do hortelã o peixinho da horta, também chamado de lambari da horta e orelha de coelho, é uma planta de cor verde-acinzentada que tem diversas funções inclusive de ornamentação, já que sua aparência aveludada a destaca nos jardins. O mais curioso entre os usos desse planta é a que dá seu nome, o peixinho da horta é assim chamado pois quando frito tem sabor muito semelhante ao de peixe, sendo uma ótima e natural saída para quem optou pelo vegetarianismo e sentem falta do sabor do peixe. Se você se interesse por essa planta e quer saber como plantar peixinho da horta, leia esse artigo do umCOMO com todas as informações necessárias!

Também lhe pode interessar: Como plantar lambari

Índice

  1. Como cultivar a planta peixinho
  2. Onde encontrar peixinho da horta
  3. Receita de peixinho da horta empanado

Como cultivar a planta peixinho

O peixinho da horta é uma planta de clima temperado, ou seja, não lida bem com climas muito quentes mas também não lida bem com climas muito frios. Caso você more em um local muito quente, coloque sua planta na sombra ou então dentro de casa, deixá-la exposta ao sol vai matar sua planta ou então fazer com que ela nem ao menos consiga germinar, por outro lado, caso você more em more em um lugar frio, mantenha-a exposta ao sol durante ao dia e dentro de casa durante a noite, período em que o frio aumenta.

Para plantar o peixinho da horta você deve:

  1. Colocar as sementes dentro de um saquinho que não permita passagem de ar como um ziplock e deixá-las na gaveta de verduras de sua geladeira por aproximadamente 1 mês. Esse passo não é estritamente necessário mas aumenta as chances do plantio dar certo, não se preocupe, esse processo não vai matar suas sementes. Após esse mês, retire-as e estarão prontas para o plantio;
  2. Adubar a terra com GA3, hormônio vegetal que facilita a germinação e também o crescimento de sua planta, uso terra leve e porosa, evite terras pobres em nutrientes ou de origem desconhecida.
  3. Colocar as sementes de peixinho da horta em cima da terra, não cave buracos para enterrá-la pois essa semente necessita de luz para germinar, caso você vá plantar em local aberto, coloque as sementes 2 milímetros abaixo da superfície para evitar que elas saiam voando em razão de ventanias.
  4. Mantenha sua planta em temperatura média de 20ºC, pois, por ser uma planta de clima temperado, ela não germinará em extremos de temperatura.
  5. Regue sempre, não deixe sua planta seca mas também evite alagá-la.

O peixinho da horta costuma germinar em até 4 semanas, para mantê-la bem basta seguir os passos acima. Outra planta da família do peixinho da horta é a sálvia, veja como cuidar da sálvia nesse artigo.

Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari' - Como cultivar a planta peixinho

Onde encontrar peixinho da horta

É possível encontrar mudas de peixinho da horta em lojas de plantas, entretanto, por ser uma planta de fácil cultivo e rápida germinação, é mais recomendado que se compre as sementes para plantá-la em casa, como pode ser visto acima, o plantio do peixinho da horta é muito simples e não exige muito tempo ou esforço.

Caso você não tenha muito tempo disponível ou more em um lugar afastado de lojas de plantas, opção mais fácil para comprar sementes de peixinho da horta é pela Internet. É possível encontrar uma centena dessas sementes por aproximadamente 20 reais em lojas que também vendem o GA3, hormônio necessário para esse plantio específico. O melhor é que escolhendo realizar a compra pela Internet que você receberá o hormônio e a semente em casa com a garantia de recebimento de dinheiro de volta caso o vendedor não envie o produto.

Receita de peixinho da horta empanado

Já que o peixinho da horta é conhecido por ter gosto muito similar ao do peixe quando empanado de frito, nada mais justo do que ensinarmos aqui como preparar essa receita deliciosa. Para fazer peixinho da horta empanado você precisa de:

  • 15 folhas de peixinho da horta;
  • 1/2 xícara de farinha de rosca;
  • 2 ovos;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 limão;
  • óleo.

Como fazer peixinho da horta empanado

  1. Bata os ovos com um garfo até ficar homogêneo;
  2. Misture os ovos batidos com o alho e o suco do limão;
  3. Passe as folhas de peixinho da horta na mistura dos ovos;
  4. Passe as folhas de peixinho da horta na farinha de rosca;
  5. Coloque-as para fritar com o óleo já fervendo.

Veja também: Como combinar os cultivos na horta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari', recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Elke
Gostei muito de saber que o peixinho da horta é comestível. Minha avó tinha no jardim como ornamental. Com certeza vou fazer a receita. Obrigada por divulgar esse conhecimento!!😀👍
A sua avaliação:
Marcela Neves
Quais os benefícios do peixinho da horta?
1 de 2
Como plantar peixinho da horta - Tudo sobre a 'lambari'