Partilhar

Como cuidar da sálvia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da sálvia

A sálvia é uma planta originária de regiões da Europa com clima temperado e, hoje em dia, converteu-se em uma das ervas mais utilizadas com fins medicinais devido às múltiplas propriedades que lhe têm atribuído desde há muitos séculos. Destaca-se especialmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios e por ser excelente para pacientes com diabetes ou quem sofre de problemas digestivos. Se se quer beneficiar de todos os seus benefícios e vai cultivá-la você mesmo, preste atenção neste artigo de umComo no qual explicamos para você como cuidar da sálvia com todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da árvore da felicidade
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar e antes de explicar os cuidados que a planta de sálvia precisa, é necessário prestar atenção ao modo de plantação para se certificar que cresce corretamente. Trata-se de uma planta que pode ser cultivada a partir de sementes ou mudas ao ar livre ou em vasos. Em qualquer caso, deve ter em conta que a sálvia precisa de solos neutros ou um pouco calcários e arenosos que favoreçam uma ótima drenagem e uma boa circulação do ar. Devem ser evitados aqueles solos ácidos e pesados.

2

Caso vá plantar a sálvia em vasos, é importante que os vasos sejam bastante amplos para que as suas raízes se desenvolvam bem. O aconselhável é que os vasos contem pelo menos com uns 25 ou 30 cm de largura e que as estacas se situem em filas com uma separação entre elas de 20 cm aproximadamente. A terra que utilizar deverá estar bem adubada para que a planta receba o potássio, o nitrogênio e o fósforo necessário para crescer forte. Aconselhamos a você consultar o nosso artigo sobre Como plantar sálvia para saber todos os passos que deve seguir no momento de cultivá-la.

Como cuidar da sálvia - Passo 2
3

Quanto aos cuidados da sálvia, primeiro é conveniente saber que a temperatura ideal para o seu crescimento se deve situar acima dos 15 graus centígrados, pois trata-se de uma planta que precisa de um ambiente quente e de uma boa iluminação, ainda que a incidência direta do sol não seja aconselhável. O melhor é que posicione a sálvia em um lugar iluminado com meia sombra e, caso tenha que a colocar dentro de casa, deverá procurar por uma janela ou um terraço através do qual entre bastante luz. Além disso, tente que tenha também uma boa circulação do ar.

4

A irrigação da sálvia deve ser moderada, certificando-se de não haver encharcamento no terreno ou no vaso, já que estes são uma das principais causas de morte deste tipo de plantas e podem chegar a causar a putrefação das suas raízes. Recomenda-se manter o solo úmido quando a planta ainda for pequena, mas uma vez que cresça, a irrigação deve se limitar apenas a quando observar que o solo ou substrato está completamente seco.

5

A fertilização da sálvia é outro aspecto a ter em conta para que cresça saudável e poder dar, posteriormente, às suas folhas os fins culinários ou medicinais que desejar. Costuma-se utilizar um fertilizante líquido bem diluído na água de irrigação uma vez a cada 15 dias na primavera e no verão, por outro lado, no outono e no inverno a aplicação de fertilizantes deve ser suspensa. O mais favorável para a sálvia é que o fertilizante seja muito rico em nitrogênio, fósforo, potássio, assim como que contenha outros componentes como magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco, boro e molibdênio.

6

A planta de sálvia pode ser atacada por diferentes tipos de insetos como a mosca branca, os ácaros, as lagartas ou as lesmas, ainda que se cultivada no interior, geralmente será suficiente pulverizar com uma mangueira o tempo suficiente até que a água arraste estes bichinhos. Quando este método não funcionar, recomenda-se passar uma esponja ou um algodão umedecido com álcool pelas partes afetadas. De qualquer forma, convidamos você a consultar os seguintes artigos que podem servir de ajuda para cuidar da sálvia:

Como cuidar da sálvia - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da sálvia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar da sálvia

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Adalci
Bom dia! Tenho sálvia em um vaso e a planta cresce em galho comprido,fino,e as folhas ficam mais nas pontas. Parece muito frágil tenho que colocar varetas para sustentar os galhos. Onde está o erro?
Elisângela Ghiraldo Neves Soares
Me foi muito útil. Quero aprender mais pois cultivo ervas medicinais em meu apartamento.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisângela! Existem mais ervas medicinais que você plantar, neste link poderá encontrar mais algumas e a forma como as pode plantar: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/19401/q/plantar%20ervas

Como cuidar da sálvia
1 de 3
Como cuidar da sálvia

Voltar ao topo da página