Cuidados das plantas

Como cuidar da passiflora

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da passiflora
Imagem: Flickr.com

A passiflora é uma das plantas mais cultivadas em algumas devido ao seu alto nível de consumo e as propriedades que tem, as quais beneficiam notavelmente a população. Em umComo.com.br contamos-lhe como cuidar da passiflora, de modo que o cultivo desta planta funcione eficazmente para que você se beneficie das suas vantagens.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da sálvia

Origem e propriedades

A passiflora é uma planta cujo cultivo, de caráter internacional, conta com uma longa data. De fato, ela foi descoberta no século XVI no Peru depois da conquista da América. A partir daí o seu conhecimento estendeu-se para a Europa, o que motivou a sua reprodução ao longo destes anos.

Entre as suas características destaca-se o seu caráter trepador, o que a torna uma planta de interior que deve ficar numa grade. Assim, esta planta pode chegar a medir até cinco metros de altura. No que se refere à flor da passiflora, esta é conhecida como a flor da paixão por sua forma e cores, que se associam à crucificação de Cristo.

A sua propriedade principal é a componente relaxante. Por isso, costuma ser utilizada como ansiolítico. De fato, os especialistas recomendam o seu consumo em caso de nervosismo ou insônia, pois não cria vício nem dependência por parte do consumidor. Da mesma forma, a passiflora também funciona como antiespasmódico. Você pode ampliar esta informação em nosso artigo sobre quais são as propriedades da passiflora.

Cultivo e floração

A passiflora é uma planta delicada, por isso é importante contar com os cuidados oportunos. Neste sentido, é interessante fomentar a floração da planta expondo-a na área externa durante os meses de verão para potencializar o desenvolvimento desta ação. Assim, o melhor é colocá-la nestas datas em lugares ensolarados, bem como mantê-la protegida da existência de um possível vento.

Esta planta tem a particularidade de precisar periodicamente que cortem os seus galhos. Assim, a época mais propícia para podar é a primavera, com o que ao mesmo tempo se estará facilitando que a flor mostre a sua imagem compacta, à qual estamos acostumados.

Por último, como terceiro passo para cuidar da passiflora, é necessário considerar que apesar de ser uma planta de interior ela precisa beneficiar-se dos insetos polinizadores. Entre eles destacam-se as abelhas e vespas, de modo que deve ser exposta ao ar livre com regularidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da passiflora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Teresa Julião Gando
como cuidar da passiflora: e como trepa-la?
Imagem: Flickr.com
Como cuidar da passiflora