Partilhar
Partilhar em:

Como cuidar da árvore da felicidade

Passo a Passo
2 comentários
 
Como cuidar da árvore da felicidade

A árvore da felicidade é uma planta conhecida pela sua beleza ornamental e por trazer sorte ao seu dono. Diz a lenda que para que a sorte "funcione" a planta deve ser ganhada de alguém e não comprada. Acredite você nessas superstições ou não, o fato é que para que a sua árvore da felicidade se desenvolva bonita e saudável ela precisa de alguns cuidados. Para te ajudar, o umCOMO separou dicas sobre como cuidar da árvore da felicidade.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da stevia
Instruções:
1

É importante você saber que muitos vasos de árvore da felicidade vêm com uma muda da planta fêmea, que é originária da Polinésia, Índia e Malásia, e uma muda da planta macho, que veio das ilhas do Pacífico. Para distingui-las, repare nas folhas: as das fêmeas é mais delicada e a folhagem do macho é mais larga.

2

Saber se a planta é macho ou fêmea é importante para saber até quanto ela pode crescer. No caso da árvore da felicidade, os machos podem alcançar até 5 metros e as fêmeas até 2,5 metros.

3

Com base na última informação, fica mais claro que um dos pontos que deve ser levado em conta na hora de escolher o local que você vai colocar sua árvore da felicidade é o espaço do local. Não precisa ter exatamente 5 metros de altura, já que você poderá podar a árvore da felicidade.

Esse é um tipo de planta que fica muito bem dentro de casa, mas também pode estar no jardim. O importante é que receba uma iluminação meia-sombra, ou seja, que não tenha incidência direta do sol por muito tempo para não se queimar, mas também não fique o tempo todo sem luz.

Dentro de casa, lugares próximos às janelas são os mais aconselhados. Enquanto fora, deve estar um pouco protegida do vento já que o seu caule não é tao resistente.

4

Saiba que se o vaso da sua árvore da felicidade não tem o diâmetro maior que 40 cm, com o seu crescimento você terá de trocá-la. O recipiente pode ser de plástico ou barro.

5

A árvore da felicidade é uma planta que gosta de terra rica em matéria orgânica. Recomenda-se adubá-la (saiba como fazer adubo natural) anualmente, de preferência após as estações mais frias do ano.

6

As sua regas da árvore da felicidade ser periódicas, entretanto, esse não é o tipo de planta que gosta de ter a terra encharcada. O solo não deve estar nem muito seco, nem muito úmido. para checar esse nível de úmidade, o ideal é utilizar um palito. Regue sem excessos sempre que estiver seco.

7

Como o caule da árvore da felicidade é delicado, recomenda-se amarrá-lo a uma estrutura de bambu ou cabo de madeira. Ao transportar a planta tenha cuidado e evite se apoiar no caule.

8

Assim como a adubação, a época do ano mais indicada para podar a árvore da felicidade é após os meses mais frios. Para podar, use uma tesoura para retirar o excesso de folhas (esse peso pode até fazer com que o arbusto se rompa) e a cada 1 ou 2 meses remova folhas e galhos secos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar da árvore da felicidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como cuidar da árvore da felicidade

2 comentários
LUCINEIA MARIA GONÇALVES
POSSO TROCAR DE VASO, UMA ARVORE JÁ COM 1.30 DE ALTURA ?
Julia Latorre
Ola, Lucineia. Sim, você já pode trocar de vaso. Escolha um vaso grande com, pelo menos, 40 cm de diâmetro,
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Tenho as duas. Tenho que plantar elas juntas?
Julia Latorre
Oi, Roseli. Existe uma lenda de que se você planta as duas no mesmo vaso elas trazem sorte. É opcional fazer isso, mas se você for fazer, escolha um vaso grande para que elas possam crescer.

Como cuidar da árvore da felicidade
1 de 3
Como cuidar da árvore da felicidade