Cuidado das plantas de bambu

Como cuidar da árvore da felicidade

Como cuidar da árvore da felicidade

A árvore da felicidade é uma planta conhecida pela sua beleza ornamental e por trazer sorte ao seu dono. Diz a lenda que para que a sorte "funcione" a planta deve ser ganhada de alguém e não comprada. Acredite você nessas superstições ou não, o fato é que para que a sua árvore da felicidade se desenvolva bonita e saudável ela precisa de alguns cuidados. Para te ajudar, o umCOMO separou dicas sobre como cuidar da árvore da felicidade.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da sálvia

Passos a seguir:

1

É importante você saber que muitos vasos de árvore da felicidade vêm com uma muda da planta fêmea, que é originária da Polinésia, Índia e Malásia, e uma muda da planta macho, que veio das ilhas do Pacífico. Para distingui-las, repare nas folhas: as das fêmeas é mais delicada e a folhagem do macho é mais larga.

2

Saber se a planta é macho ou fêmea é importante para saber até quanto ela pode crescer. No caso da árvore da felicidade, os machos podem alcançar até 5 metros e as fêmeas até 2,5 metros.

3

Com base na última informação, fica mais claro que um dos pontos que deve ser levado em conta na hora de escolher o local que você vai colocar sua árvore da felicidade é o espaço do local. Não precisa ter exatamente 5 metros de altura, já que você poderá podar a árvore da felicidade.

Esse é um tipo de planta que fica muito bem dentro de casa, mas também pode estar no jardim. O importante é que receba uma iluminação meia-sombra, ou seja, que não tenha incidência direta do sol por muito tempo para não se queimar, mas também não fique o tempo todo sem luz.

Dentro de casa, lugares próximos às janelas são os mais aconselhados. Enquanto fora, deve estar um pouco protegida do vento já que o seu caule não é tao resistente.

4

Saiba que se o vaso da sua árvore da felicidade não tem o diâmetro maior que 40 cm, com o seu crescimento você terá de trocá-la. O recipiente pode ser de plástico ou barro.

5

A árvore da felicidade é uma planta que gosta de terra rica em matéria orgânica. Recomenda-se adubá-la (saiba como fazer adubo natural) anualmente, de preferência após as estações mais frias do ano.

6

As sua regas da árvore da felicidade ser periódicas, entretanto, esse não é o tipo de planta que gosta de ter a terra encharcada. O solo não deve estar nem muito seco, nem muito úmido. para checar esse nível de úmidade, o ideal é utilizar um palito. Regue sem excessos sempre que estiver seco.

Como cuidar da árvore da felicidade - Passo 6
7

Como o caule da árvore da felicidade é delicado, recomenda-se amarrá-lo a uma estrutura de bambu ou cabo de madeira. Ao transportar a planta tenha cuidado e evite se apoiar no caule.

8

Assim como a adubação, a época do ano mais indicada para podar a árvore da felicidade é após os meses mais frios. Para podar, use uma tesoura para retirar o excesso de folhas (esse peso pode até fazer com que o arbusto se rompa) e a cada 1 ou 2 meses remova folhas e galhos secos.

Como cuidar da árvore da felicidade - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da árvore da felicidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Glicéria Maria de Soussa
Eu tive uma Árvore da Felicidade linda que plantei apenas um galho da árvore grande. Percebi que ela estava ficando muito grande e então resolvi transplantá-la para um vaso maior. Como eu não sabia que teria que tirar a planta com a terra do vaso transplantei somente com a raiz. Ela não sobreviveu. As folhas foram caindo ficando apenas o tronco e foram brotando pequenas folhinhas agarradas a ele. A planta não resistiu e morreu. Passei bastante tempo tentando com outras mudas, sem sucesso. Agora comprei uma que é o macho. Tenho cuidado dela o máximo que posso, mas percebo que não está crescendo. Peço ajuda. Que devo fazer?
A sua avaliação:
Maria das Graças Lopes
A minha árvore da felicidade está morrendo e está em uma varanda que bate pouco sol mas centauro o que fazer para recuperar
A sua avaliação:
IVETE RIBEIRO
Eu não sei o que faço de errado sempre uma das arvores morre, uma hora são femeas na outra e o macho, tomo tds os cuidados, não encharcar de agua, não coloco direto no sol ficam dentro de casa a meia luz, terra boa, msm assim não consigo que vai para frente, muito triste isso...
A sua avaliação:
Maria
Bom dia. gostaria de uma informacao. Minha árvore da felicidade está soltando muita seiva pelas folhas. Está uma meleira. Cai no chão ,no vaso. Espero resposta. Obrigada
A sua avaliação:
Rosangela
Estou muito preocupada com minha arvores da felicidade; um macho e uma fêmea.
As folhas murcham e caem. Parece que tem uma coisa pegajosa. Já coloquei veneno para colchonilha, mas nada adianta, as folhas continuam caindo. Me ajudem, como posso resolver isso?
A sua avaliação:
Wilson Jose de Paula
Minha arvore (macho e femea) estavam lindas e viçosas. Repentinamente começou a murchar a femea com os galhos dobrando .Perdeu todo o viço. O que fazer? Ela está postada dentrode casa proxima à janela do apto.
A sua avaliação:
Lívia
Olá, replantei minha árvore que tinha só p macho, pois a fêmea morreu. E comprei outra c macho e fêmea p plantar junto.
E depois de 15 dias, ós galhos começaram a ficar secos e as folhas amareladas. caídas,. Ela está na varanda do apt que pega o sol da manhã. Gostaria de orientações de como cuidar. Ganhei a 12 anos a primeira, qdo casei.
Muito obrigada
Erica
Bom dia! Eu ganhei uma arvore da felicidade, estava muito bonita, com um acidente minha cachorra comeu vários galhos do macho, queria saber se ela brota novamente, o caule ficou muito vazio, só tem folhas na ponta, ela tem mais ou menos 1,00m de altura. Obrigada
A sua avaliação:
Maria lurdes
Oa.ganhei uma arvorezinha da felicidadees espero cuidar bem dela obrigado pelas dicas
ELISABETE BARBOSA
minha árvore sempre esteve bonita.está em uma sala,enorme ,precisei colocar em vaso grande.Macho e fêmea,mas nesses últimos dias tem caido muito suas folhas. será falta de algum nutriente? Como está muito alta ,quase alcançando o teto,como posso poda -la?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Elisabete. Para podar a árvore da felicidade você só precisa retirar o excesso de folhas.
Ivete Prates
A minha árvore da felicidade, não anda muito bonita, o que fazer para que ela cresça e fique arredondada.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Ivete. A poda pode te ajudar no formato arredondado. Você já podou sua árvore da felicidade?
Luzia
Minha arvore da felicidade macho ficou muito alta. Posso cortar o caule, sem prejudicá-la? Grata
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Luzia. Neste caso o ideal é transplantá-la para um vaso maior. O corte no caule pode sim prejudicá-la.
VICTORIA SOUZA DOS SANTOS
gostaria de saber se e possivel lascar um galho da arvore da felicidade e replanta lo, ganhei um faz uns tres anos mas acho ela mirradinha parece não estar se desenvolvendo gotaria de ajuda para ve la se desenvolver
Bernardo
Borrifa água nas folhas.
A sua avaliação:
maria
minha arvore esta com mais de 3m como faço para podar
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Maria. Utilize uma escada para alcançar as partes mais altas e retire o excesso de folhas e galhos secos com cuidado para que os arbustos não se rompam.
Mauricio
Troquei a planta da felicidade de vaso em março e todas as folhas cairam.. o caule continua firme p
Que me faz achar q não morreu.. será q devo trocar de vaso novamente? Fica na varanda do ap e este inverno foi muito
Frio
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Mauricio. O tamanho do vaso está adequado? Se sim, talvez seja uma boa ideia colocar um pouco de matéria orgânica na terra e deixá-la em um local com iluminação meia-sombra
vanilde da silva
como cuidar dessa planta. eu não tenho ainda, mas uma hora posso ganhar uma,já sei como cuidar.
Anna Maria C, Gusmão
Qual tipo de adubo devo usar na árvore da felicidade .
Editor umComo.com.br
Oi Anna Maria! O mais indicado é o adubo natural. Confira como fazer nesse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-adubo-natural-8061.html
LUCINEIA MARIA GONÇALVES
POSSO TROCAR DE VASO, UMA ARVORE JÁ COM 1.30 DE ALTURA ?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Ola, Lucineia. Sim, você já pode trocar de vaso. Escolha um vaso grande com, pelo menos, 40 cm de diâmetro,
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Tenho as duas. Tenho que plantar elas juntas?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Roseli. Existe uma lenda de que se você planta as duas no mesmo vaso elas trazem sorte. É opcional fazer isso, mas se você for fazer, escolha um vaso grande para que elas possam crescer.
1 de 3
Como cuidar da árvore da felicidade