Como cuidar da hortelã
Hortelã refere-se a uma série de espécies de plantas do gênero Mentha lembradas pelas suas características especialmente refrescantes e versáteis para receitas, remédios caseiros, dentre outras utilidades. Plantar hortelã em casa permite tê-la à mão sempre que necessário, seja para usar na elaboração de receitas de cozinha, para tomar como chá ou fazer qualquer outro uso das múltiplas propriedades da hortelã. Se você já semeou esta planta aromática em seu lar, é hora de saber mantê-la sempre em ótima condições. Neste post do umCOMO explicamos como cuidar de hortelã em vaso ou solo.
Tipos de hortelã
Antes de falar, especificamente, sobre como cuidar de hortelã, vale esclarecer que existem diferentes tipos dela, mas os cuidados são parecidos, assim como a frescura típica do seu sabor, algumas mais doces, outras mais ardidas. A maioria das espécies de plantas que costumam ser chamadas de hortelã pertencem ao gênero Mentha, que na classificação científica é designado a essas plantas herbáceas que originárias família Lamiaceae. No Brasil, as espécies de hortelã mais conhecidas são:
- Hortelã pimenta (Mentha piperita)
- Hortela verde ou hortelã comum (Mentha spicata)
- Poejo ou hortelãozinho (Mentha pulegium)
- Hortelã Crespa (Mentha crispa)
- Hortelã doce (Mentha arvensis)
Mesmo assim, os cuidados com a hortelã, independente da sua espécie, são bem parecidos. Confira a seguir.
Como cuidar de hortelã
- Muita água;
- Gosta de luz, hortelã gosta de sol;
- Solo rico e drenado;
- Transplantar a cada 3 ou 4 anos;
- Podar brotos secos e pontas dos talos;
- Fertilizante ou adubo anualmente.
Hortelã gosta de sol ou sombra?
Sol. Entre os cuidados da hortelã, é fundamental escolher corretamente o lugar onde localizará a planta para que cresça forte e saudável. Esta planta aromática precisa receber abundante luz solar, pelo que você deverá procurar um lugar ensolarado ou em meia-sombra de seu jardim ou situá-la em um cômodo com luz natural caso a tenha dentro de casa.
Rega
Do mesmo modo, cuidar de hortelã requer uma irrigação abundante de modo que você deverá ficar atento para que não lhe falte umidade. No entanto, você nunca deverá encharcar a planta, porque as raízes apodreceriam e a planta acabaria morrendo afogada. Deste modo, você pode optar por regá-la diariamente, especialmente no verão, mas acrescentando pequenas quantidades de água.
Temperatura
Esta erva medicinal é capaz de se adaptar a uma grande variedade de climas, ainda assim as temperaturas ideais para seu crescimento situam-se entre os 15 e os 30ºC. No inverno será importante proteger as plantas de hortelã para evitar que se deteriorem por causa das geadas, caso aconteçam na sua região.
Poda
A hortelã é uma planta perene, pelo que terá folhas durante todo o ano. Ainda assim arranque manualmente os brotos secos e corte as pontas dos talos, você conseguirá que os ramos jovens cresçam com mais força.
Substrato
Na primavera, você poderá acrescentar fertilizante ou adubo ao substrato da hortelã para conseguir que cresça mais saudável e não seja afetada por nenhuma praga. No entanto, destaca-se que os insetos que normalmente atacam esta planta são o pulgão e a mosca branca.
Como cultivar hortelã
Algumas pessoas preferem plantar hortelã diretamente no solo, mas cultivá-la em um vaso te dá mais possibilidades de testar diferentes ambientes caso ela não se adapte ao primeiro. Além disso, é importante lembrar que é recomendado transplantar a hortelã a cada 3 ou 4 anos para que ela mantenha as suas propriedades. Sendo assim, cuidar de hortelã em vaso pode ser uma opção mais prática pensando no futuro.
Veja como plantar hortelã no vídeo abaixo:
Como cultivar hortelã em vaso
Apesar da hortelã ser uma planta que tem uma tendência a crescer para os lados, tanto nos brotos, quanto na raiz, já explicamos que o seu cultivo em vaso é comum e até indicado em muitos casos. Um conselho importante para cultivar hortelã em vaso é escolher um recipiente adequado. Prefira os vasos que sejam largos e tenham, pelo menos, 20 cm de profundidade, além dos furinhos que possibilitam a drenagem.
Como cuidar de hortelã em vaso
Os cuidados da hortelã em vaso não mudam. A poda, nesse caso, pode ser feita para controlar o seu tamanho, removendo as folhas mais velhas. Na hora de colher as folhas de hortelã para aproveitá-las em qualquer um de seus múltiplos usos, poderemos cortar seus talos durante todo o ano para utilizá-los frescos ou deixando secar.
Como tirar muda de hortelã
Não é difícil tirar mudas de hortelã. Inclusive, quando a sua plantinha já estiver saturada você pode tirar uma mudinha para garantir a hortelã. Para fazer isso, você basicamente precisará cortar algumas raízes da planta e transplantá-las da seguinte maneira:
Pela raiz
- Encontre as raízes da planta;
- Escolha uma mais da parte de fora e corte-a pela metade, separando as terminações;
- Acomode-a no subtrato preparado e espere crescer.
Por estaquia
- Separe um galinho de, aproximadamente, 10 cm da hortelã;
- Deixe a ponta imersa na água até que as raízes se desenvolvam ou acomode-o em um substrato úmido e rico em matéria orgânica;
- No caso da água, quando as raízes se desenvolverem, acomode-o no substrato definitivo e siga a rotina de cuidados já explicada anteriormente.
Veja no vídeo abaixo como tirar muda de hortelã:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da hortelã, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
- GAGO, Marina, Ecologia Verde. El cuidado y el uso de la hierbabuena. Disponível em <https://www.ecologiaverde.com/el-cuidado-y-el-uso-de-la-hierbabuena-952.html/>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
- SÁNCHEZ, Javier. Ecologia Verde. Cuidados de la planta de menta en maceta. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cuidados-de-la-planta-de-menta-en-maceta-1276.html/>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.