Partilhar

Como cuidar da hortelã

Como cuidar da hortelã
Fonte: frutosdelbosque.wordpress.com

Plantar hortelã em casa permite tê-la à mão sempre que necessário, seja para usar na elaboração de receitas de cozinha, para tomar como chá ou fazer qualquer outro uso das múltiplas propriedades da hortelã. Se você já semeou esta planta aromática em seu lar, recomendamos consultar este artigo de umComo sobre como cuidar da hortelã para mantê-la sempre em ótimas condições.

Também lhe pode interessar: Como plantar hortelã
Passos a seguir:
1

Entre os cuidados da hortelã, é fundamental escolher corretamente o lugar onde localizará a planta para que cresça forte e saudável. Esta planta aromática precisa receber abundante luz solar, pelo que você deverá procurar um lugar ensolarado ou em meia sombra de seu jardim ou situá-la em um cômodo com luz natural caso a tenha dentro de casa.

2

Do mesmo modo, a hortelã requer uma irrigação abundante de modo que você deverá ficar atento para que não lhe falte umidade. No entanto, você nunca deverá encharcar a planta, porque as raízes apodreceriam e a planta acabaria morrendo afogada. Deste modo, você pode optar por regá-la diariamente, especialmente no verão, mas acrescentando pequenas quantidades de água.

3

Esta erva medicinal é capaz de se adaptar a uma grande variedade de climas, ainda assim as temperaturas ideais para seu crescimento situam-se entre os 15 e os 30ºC. No inverno será importante proteger as plantas de hortelã para evitar que se deteriorem por causa das geadas.

4

A hortelã é uma planta perene, pelo que terá folhas durante todo o ano. Ainda assim arranque manualmente os brotos secos e corte as pontas dos talos, você conseguirá que os ramos jovens cresçam com mais força.

5

Na primavera, você poderá acrescentar fertilizante ou adubo ao substrato da hortelã para conseguir que cresça mais saudável e não seja afetada por nenhuma praga. No entanto, destaca-se que os insetos que normalmente atacam esta planta são o pulgão e a mosca branca.

6

Na hora de colher as folhas de hortelã para aproveitá-las em qualquer um de seus múltiplos usos, poderemos cortar seus talos durante todo o ano para utilizá-los frescos ou deixando secar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da hortelã, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cuidar da hortelã

17 comentários
A sua avaliação:
Eunice Lopes dos Santos
Tenho hortelã plantada em m vaso mas, não desenvolve muito. Folhas pequenas e ralas.
Este artigo já me ajudou. Tem mais sombra do que sol.
Nelson Marques da Silva
Não tenho sorte com a hortelã
A sua avaliação:
Maria Ribeiro da Silva
Gostei muito
A sua avaliação:
Carlos Oliveira
Gostei. Sempre se aprende alguma coisa mais.
SERGIO HUMBERTO
Gostaria de saber como cultivar , a cebolinha de folha que ela fica grande e grossa e o morango onde poço encontrar sementes de lavanda, cereja, flanboesa
Rosalina
Muito bom me ajudou muito
Editor umComo.com.br
Oi Rosalina! Que bom que você gostou das dicas. Continue nos acompanhando :)
simone
Meu horteja sempre fica com as folhas secas, o que devo fazer, cortei quase tudo deixei só um galho. deixo toda manha no sol e molho dia sim dia não.
E tb tenho outras plantas (arruda, manjericão, alecrim, guiné, novalgina, samambaia), que as folhas estão amarelando, ja coloquei fertilizantes.
Fátima de paula
Notei a presença de caracóis pequenos na minha horta, e as folhas de algumas plantas estão faltando pedaços. Há algo que eu possa fazer para proteger a horta?

Editor umComo.com.br
gilvanete ferreirados santos machado
Adorei o artigo. Já plantei várias vezes e nunca pegava ou pegava e depois morria. Agora estou com duas mudas e vou saber como cuidar. muito bom. obrigada.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilvanete! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando!
Amauri
Bom Dia! Moro em apt e tenho hortelã em um vaso de plástico, estou percebendo q estão com as folhas amarelando e os galhos secando. O que fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Amauri! Você poderá acrescentar fertilizante ou adubo ao substrato da hortelã para conseguir que cresça mais saudável e não seja afetada por nenhuma praga.

Como cuidar da hortelã
Fonte: frutosdelbosque.wordpress.com
Como cuidar da hortelã

Voltar ao topo da página