Pragas nas hortas

Como eliminar o ácaro rajado das plantas

Como eliminar o ácaro rajado das plantas

As plantas requerem uma série de cuidados para manterem-se saudáveis e florescerem. Em função do tipo e da origem, necessitarão estar em condições ambientais determinadas e precisarão receber muitas regas, entre outras coisas. Além disso, protegê-las da ameaça de doenças e pragas, como o pulgão ou o ácaro rajado, é possível se algumas medidas preventivas forem tomadas.

O ácaro rajado é uma das pragas mais comuns e destrutivas para muitas plantas. Por isso, é conveniente conhecer os melhores métodos para evitar que eles virem uma praga e mantê-los longe das plantações. Para descobrir como eliminar o ácaro rajado das plantas, com truques mais eficazes, e prevenir sua aparição, no umCOMO te recomendamos que siga lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os gafanhotos das plantas

Índice

  1. Como saber se minhas plantas estão com praga de ácaro rajado
  2. Como eliminar ácaro vermelho com enxofre
  3. Como eliminar ácaro rajado com sabão de potássio
  4. Óleo de neem para acabar com o ácaro vermelho
  5. Alho para combater o ácaro rajado
  6. Como eliminar ácaro rajado com tabaco
  7. Como prevenir o ácaro vermelho nas plantas

Como saber se minhas plantas estão com praga de ácaro rajado

Conhecer os sintomas de ácaros rajdos nas plantas é fundamental para detectá-los e agir com rapidez. Estes insetos minúsculos se alimentam das folhas e geram manchas pequenas na superfície da planta com pontos brancos e certa descoloração.

Os pontos amarelos se concentram nas veias mais grossas das folhas e na parte central. Se eles continuam presentes com o passar dos dias, os ácaros vermelhos amarelam completamente a planta, o que diminui sua capacidade de fotossíntese porque falta clorofila.

A esta altura, as folhas cairão e a planta se debilitará de tal forma que acabará morrendo. Portanto, é fundamental agir exatamente quando detectar a presença deles, já que os pontos amarelos provocados se multiplicam muito rápido.

Certamente, você também verá minúsculas manchas vermelhas, inclusive poderá ver que se movem um pouco, e, com o passar dos dias, verá que são maiores e provavelmente também têm algumas teias de aranha finas, o que significa que a quantidade de parasitas aumentou.

Como eliminar o ácaro rajado das plantas - Como saber se minhas plantas estão com praga de ácaro rajado

Como eliminar ácaro vermelho com enxofre

Existem fungicidas que contêm enxofre, um elemento químico eficaz para erradicar os ácaros vermelhos. Alguns com enxofre em pó podem ser aplicados com o método do polvilhamento, ou seja, com o enxofre moído. A utilização do enxofre para combater o ácaro vermelho é habitual em muitos cultivos como tomates, pimentas, vinhedos e morangos.

Neste outro artigo você verá como tratar as manchas pretas nas plantas.

Como eliminar o ácaro rajado das plantas - Como eliminar ácaro vermelho com enxofre

Como eliminar ácaro rajado com sabão de potássio

Você também pode optar por produtos como o sabão de potássio para eliminar o ácaro rajado. Este recurso contém a propriedade de debilitar os organismos parasitas que, ao fim, falecem. A aplicação do sabão de potássio tem muitos benefícios, como os seguintes:

  • Não intoxica outros insetos, como borboletas e abelhas, e não provoca danos aos frutos.
  • Protege o cultivo de resíduos tóxicos.
  • É completamente inócuo para outros animais e para as pessoas. Não coloca em risco a saúde do indivíduo que o aplicou, tampouco dos mascotes, das crianças, nem das outras pessoas do ambiente.
  • É eliminado com muita facilidade e é biodegradavel, portanto, não tem um impacto negativo no meio ambiente.

Para aplicar corretamente o sabão de potássio, procure agitá-lo antes do uso e aplicá-lo em horários em que o sol esteja baixo. Não aplique diretamente nas flores.

Óleo de neem para acabar com o ácaro vermelho

Depois de aplicar o sabão de potássio, o óleo de neem é muito útil para eliminar o ácaro vermelho (ou rajado) em floração. É um inseticida natural extraído dos frutos da árvore neem. Além de combater este ácaro, também serve para eliminar outras pragas, como os percevejos, os piolhos e os pulgões.

Aplique o óleo de neem na planta com ácaros rajados uma hora depois do uso do sabão de potássio. Esta combinação tem como resultado um tratamento muito efetivo para eliminar o ácaro vermelho das plantas e outros parasitas que possivelmente não seriam visíveis, mas que podem ter aparecido aproveitando a vulnerabilidade da planta.

Alho para combater o ácaro rajado

Não sabe como eliminar o ácaro rajado das plantas? Você quer evitar o uso de produtos específicos e químicos potentes? Pode proteger igualmente suas plantas de forma natural com um produto que é bastante comum nas casas. No umCOMO te recomendamos que recorra ao alho: trata-se de um produto muito fácil de conseguir e eficaz para combater os ácaros vermelhos.

Você deve simplesmente macerar e diluir o alho na água para aplicá-lo pela planta toda. Assim, ele atuará como uma grande defesa contra fungos, bactérias e insetos. Para usá-lo comodamente, introduza a solução de alho num aerosol ou spray e aplique-o sempre quando o sol se por, porque se você molhar as folhas e os talos durante o dia, eles podem queimar.

Neste outro post do umCOMO te contamos mais sobre como fazer um inseticida de alho e cebola.

Como eliminar o ácaro rajado das plantas - Alho para combater o ácaro rajado

Como eliminar ácaro rajado com tabaco

Outro dos remédios caseiros para o ácaro vermelhos nas plantas é o tabaco. Você deve seguir estas indicações para usar corretamente o tabaco para eliminar o ácaro vermelho das plantas:

  1. Misture o tabaco (60 gramas) com 1 litro de água. Se você vai usar menos quantidade, tenha em conta a proporção. Se você for utilizar 1/2 litro de água, então, terá que adicionar 30 gramas de tabaco.
  2. Adicione sabonete natural à mistura (10 gramas se for preparar um litro de água) e mexa para que tudo se integre.
  3. Deixe que repouse por 14 horas e logo já poderá aplicar a mistura com um spray. É recomendado que você use uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses se a praga for severa ou se há várias pragas.

Como prevenir o ácaro vermelho nas plantas

Embora você já saiba como eliminar o ácaro rajado das plantas, também pode aprender a preveni-lo. Siga estas dicas para prevenir o ácaro vermelho nas plantas:

  • Reduza o nitrogênio presente no adubo, já que o excesso atrai pragas como o ácaro vermelho. Neste outro post você pode ler sobre como fazer adubo orgânico.
  • Observe diariamente as suas plantas para detectar possíveis pragas.
  • Mantenha uma frequência correta de rega das plantas. Os ácaros vermelhos rondam plantações onde há falta de água e fragilidade.
  • Na medida do possível e segundo as características de cada planta, posicione-as em áreas de alta umidade, já que nesses ambientes este inseto não se prolifera, mas tenha cuidado para não se exceder porque algumas plantas não suportam bem a umidade elevada e podem dar fungos.

Agora que você aprendeu tudo isso sobre como eliminar o ácaro vermelho, não hesite em aprender mais sobre o mundo da jardinagem para cuidar bem das suas plantas. Por exemplo, você pode consultar estes outros artigos do umCOMO sobre quais são as pragas mais comuns nas plantas e remédios caseiros para combater as pragas nas suas plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o ácaro rajado das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edilson
Ácaro rajado tem asas, põe ovos parecidos com minúsculas ostras? Posso barrufar alho macerado na água? Agradeço. É para o jasmim.
1 de 4
Como eliminar o ácaro rajado das plantas