menu
Partilhar

Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas

 
Por Redação umCOMO. 21 setembro 2021
Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas

As manchas pretas nas folhas das plantas são sempre um sinal e um aviso que indica que a planta está doente. Pode ser que você note que a folha está escurecendo de maneira uniforme e progressiva, ou também que detecte a aparição de pontos pretos ou áreas determinadas que vão escurecendo. Em qualquer caso, é importante averiguar as causas das manchas nas folhas das plantas para poder evitar a propagação de uma possível doença.

Neste artigo do umCOMO, te explicamos por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas. Descubra as causas mais frequentes e as melhores dicas para aprender a tirar as manchas pretas das folhas das plantas. Tenha isso em conta especialmente quando o verão estiver acabando e há a necessidade de começar a preparar o jardim para a baixa das temperaturas.

Falta de água

Especialmente quando aparecem manchas pretas nas pontas das folhas das plantas, a primeira pergunta que você deve se fazer é a seguinte: você as regou suficientemente? As plantas são seres vivos e embora saibamos disso, às vezes nos esquecemos de suas necessidades básicas de água, especialmente na época das férias quando podemos prestar menos atenção nisso.

Se você não regou sua plante o suficiente, esse pode ser o porquê de aparecerem manchas pretas nas folhas de suas plantas. As manchas escuras nas folhas indicam que a planta está secando e deve ser regada de forma adequada imediatamente.

Folhas queimadas

É importante lembrar que cada planta requer um lugar específico, tanto dentro de casa, quanto fora. Algumas não aguentam exposição direta ao sol. Se você detectar manchas marrons nas folhas das plantas, confirme se elas estão no lugar adequado, levando em consideração suas necessidades de sol e de sombra.

Pode ser que o problema seja que o sol está queimando-as e isso pode ser evitado. Além disso, se você tem uma planta exposta ao sol, certifique-se de regá-la despejando a água no solo e não nas folhas para assim evitar que os raios de sol causem um dano maior nelas. Por fim, regue sempre no primeiro horário do dia ou no último da tarde, nunca no meio do dia.

Fungos e bactérias

Sem dúvidas, a presença de fungos nas plantas é a causa mais comum das manchas pretas nas folhas das plantas. Elas podem aparecem nas pontas, bordas ou pontos distribuídos por toda a superfície.

O míldio, o oídio e o bolor fuliginoso são alguns dos fungos que atingem as plantas e arbustos de exterior com maior frequência. É muito importante eliminar as folhas afetadas e tratar a planta o quanto antes. Dê uma olhada neste outro artigo sobre como eliminar fungos das plantas com cuidados simples.

Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas - Fungos e bactérias

Pragas

Pulgões, lagartas, ácaros rajados ou moscas brancas são alguns dos insetos cuja presença excessiva em forma de praga pode contribuir para que apareçam manchas pretas nas folhas das plantas. Na verdade, em muitas ocasiões, fungos e parasitas andam de mãos dadas, de forma que o fungo é o causador da cor preta. Ambos formam um perigoso conjunto que pode colocar a saúde de suas plantas em risco.

Se a causa das folhas pretas as suas plantas é uma praga, te recomendamos este outro artigo com remédios caseiros para combater as pragas em suas plantas.

Má ventilação

Temperaturas quentes, umidade ambiental alta e falta de ventilação. Estes três fatores juntos são o exemplo de cultivo ideal para que surjam fungos, bactérias e pragas capazes de adoecer a planta, provocando manchas pretas em suas folhas como primeiro sintoma.

Nas plantas de ambientes internos, costuma acontecer, por exemplo, em períodos de férias, quando a casa fica fechada (sem ventilação) durante vários dias. O problema também pode surgir nas plantas de ambientes externos se estiverem localizadas em canteiro muito pequeno e desorganizado, de forma que não permite que o ar circule entre elas.

Solo inadequado

Quando não existe causa evidente que explique as manchas pretas nas folhas das plantas, pode ser que o motivo esteja no próprio substrato no qual elas se sustentam e são alimentadas. A alcalinidade ou acidez do solo influencia no seu crescimento. Para deter a aparição dessas manchas pode ser que seja necessário corrigir o pH do solo.

Você também deve checar se não há algum elemento que esteja afetando às raízes, impedindo o crescimento normal da planta. Um estrato pedregoso, um cano subterrâneo, etc., poderia ser o motivo pelo qual a água e os nutrientes que a planta precisa não estejam chegando. Consequentemente, aparecem manchas pretas porque ela começa a secar. Novamente, uma mudança de lugar poderia ser a solução.

Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas - Solo inadequado

Excesso de adubos e fertilizantes

Adubar regularmente as flores, árvores e arbustos é uma medida necessária para que eles cresçam saudáveis e realizem o processo de floração. No entanto, o uso fertilizantes em excesso pode ser contraproducente e "queimar" as folhas das plantas por dentro. Se você detectar manchas pretas, verifique se está utilizando o fertilizante adequado para as suas plantas e que está fazendo isso em quantidades justas.

Como tratar as manchas pretas nas folhas das plantas

Adotar medidas preventivas que evitem que suas plantas adoeçam é sempre a melhor opção. Para que elas cresçam saudáveis e bonitas, você deve colocá-las em um lugar adequado, regá-las e adubá-las com a devida frequência e vigiar a ventilação. Se ainda assim detectar manchas pretas nas folhas de suas plantas deve agir imediatamente porque essa presença insinua que não está nada bem.

Para tentar recuperar a saúde de sua planta, algumas dicas que convém levar em consideração são:

  • Os fungicidas são imprescindíveis se as manchas pretas nas folhas das plantas estão sendo causadas por fungos ou bactérias. Aplique-os pulverizando sobre a planta e incidindo especialmente nas áreas mais afetadas. Lembre-se que pode fazer fungicidas caseiros a base de bicarbonato e vinagre diluídos em água.
  • Se a mancha ocupa uma grande extensão, é preferível tirar a folha afetada para evitar que a infecção se propague pelo vegetal todo ou até por plantas próximas. Se a causa da mancha é a folha estar seca ou queimada, a melhor opção também é tirá-la.
  • Não se esqueça de retirar as folhas caídas na terra do vaso ou do jardim para evitar a disseminação da doença. Além disso, também mantenha as ferramentas que você utiliza no jardim limpas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas
1 de 3
Por que aparecem manchas pretas nas folhas das plantas

Voltar ao topo da página