menu
Partilhar

Como limpar as folhas das plantas

 
Por Juliana Ribeiro. 20 dezembro 2021
Como limpar as folhas das plantas

O cuidado com as plantas não consiste apenas em regá-las de vez em quando, mas requerem outros cuidados que normalmente não são levados em consideração. Por exemplo, a limpeza das folhas das plantas serve para facilitar seu processo de fotossíntese, uma vez que a poeira acumulada no topo impede que elas capturem os gases de que precisam, além de expelir o vapor d'água.

Facilitar a fotossíntese das plantas também nos interessa porque é graças à fotossíntese que as plantas limpam o ar da casa e tornam-na um local mais saudável e agradável. Se você é um daqueles que não conseguem viver em uma casa sem um pouco de verde, ficará interessado neste artigo do umCOMO sobre como limpar as folhas das plantas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Com água

Para saber como limpar as folhas das plantas, a primeira coisa que você precisa aprender é que um pouco de água é suficiente. Além disso, dependendo do tipo de folha que sua planta possui, você terá que limpá-las de uma forma ou de outra:

  • Plantas de folhas grandes: para cuidar das plantas de folhas grandes, limpe suas folhas uma a uma usando um pano de microfibra embebido em água.
  • Plantas de folhas pequenas: quando a folha é muito pequena, não é necessário limpá-las uma a uma. O melhor sistema é borrifar um pouco de água por cima com um vaporizador e sacudir suavemente.
  • Plantas de folhas aveludadas: use uma escova de cerdas macias para esfregá-las delicadamente, pois o pano normal, por ter relevo, não as limpa bem. E você pode molhá-las com água ou não, já que a escova cumpre bem o seu papel.
  • Plantas com flores: as flores são muito delicadas e não se deve fazer nada mais do que retirá-las quando estão secas, para que não caiam no solo e afoguem toda a planta.
  • Plantas com espinhos semelhantes aos dos cactos: nestes casos o melhor é passar um pincel sobre os espinhos, sem a necessidade de usar água.

Com cerveja

Embora a água seja suficiente, você pode dar mais brilho às folhas usando uma série de produtos caseiros, como por exemplo, a cerveja.

Como limpar as folhas das plantas com cerveja? Mergulhe uma esponja na cerveja, escorra bem e passe por cima das folhas. Algumas pessoas dizem que a cevada é benéfica para as plantas e lhes dá vigor. Não sabemos se é verdade, mas o que podemos garantir é que a cerveja vai dar brilho às suas folhas.

Com vinagre

O vinagre também é ótimo para limpar as folhas das plantas. É um produto econômico, ecológico e utilizado para devolver o brilho a praticamente tudo, inclusive às folhas de suas plantas. Para usar, coloque uma mistura de água com um pouco de vinagre em um vaporizador e você já tem um spray para dar brilho às folhas das plantas. Para utilizá-lo, proceda de acordo com o tipo de folha.

O vinagre é usado como um produto de limpeza para quase tudo. Descubra como usá-lo neste outro artigo sobre Como limpar com vinagre.

Com leite

Outra opção para limpar suas plantas é com leite diluído em água. A proporção ideal é uma parte de leite para dez partes de água. Mergulhe um pano nesta solução e esfregue suavemente as folhas da planta. Além de dar brilho, o leite integral é um excelente fungicida, o que poderá evitar o aparecimento de fungos nas plantas.

Como deixar as folhas das plantas verdes

Agora que você sabe como limpar as folhas das plantas, vai se perguntar como deixar as folhas das plantas verdes. Você pode reforçar o vigor de suas plantas adicionando alguns remédios naturais na água ou diretamente no solo. Desta forma, você vai garantir que suas folhas permaneçam sempre saudáveis ​​e bonitas.

Borra de café

A borra de café serve como fertilizante para plantas, principalmente hortênsias, azaleias e orquídeas, pois aumenta o nível de acidez do solo, que é o que essas espécies precisam. Misture o pó de café com a terra para obter este efeito. Embora tenha cuidado, se você notar que as folhas começam a secar nas pontas, é que ultrapassou o nível de ácido.

Se você quer saber Como fazer fertilizante caseiro, não perca este outro artigo do umCOMO.

Casca de ovo

A casca do ovo aumenta os níveis de cálcio nas plantas e lhes dá força. Pique algumas cascas de ovo e coloque-as no chão ao redor da planta.

Infusão de chá frio

Faça um chá e adicione à água de irrigação, as propriedades antioxidantes do chá vão passar para a terra e vão servir de reforço às suas plantas. Além disso, o chá evita a presença de fungos. Outra forma de utilizar é misturando diretamente o conteúdo do sachê com o solo das suas plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as folhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar as folhas das plantas
Como limpar as folhas das plantas

Voltar ao topo da página