Partilhar

Como fazer aromatizador de ambiente

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer aromatizador de ambiente
Imagem: pinterest.com

Sabe aquele gostinho que dá quando você entra numa casa bem cheirosa? Casas assim têm mais personalidade, são acolhedoras e harmoniosas, convidam você a permanecer mais tempo nelas e tornam todo o ambiente mais especial. É possível perfumar sua casa com aromatizador comprado, mas em geral esses produtos são caros. A alternativa é fazer você mesma um aromatizador, e neste artigo de umComo.com.br lhe ensinamos como fazer aromatizador de ambiente caseiro. Você vai ver que ainda vai gostar mais desse do que os das lojas!

Também lhe pode interessar: Como fazer nichos para quarto
Passos a seguir:
1

Para fazer seu aromatizador de ambiente caseiro, deverá reunir os seguintes ingredientes: álcool de cereais, água filtrada, essência à sua escolha (sem óleo), varetas de madeira ou palitos de churrasco, um frasco de vidro com tampa e um outro frasco de vidro com abertura estreita. As medidas de cada produto dependem da quantidade de aromatizador que você quer produzir por isso, para criar uma flagrância bem marcante, use dez gotas de essência para cada 250 ml de álcool. A quantidade de água varia: você pode optar por colocar água na mesma proporção que o álcool, para o perfume ficar suave, ou menos quantidade para ficar mais forte.

Como fazer aromatizador de ambiente - Passo 1
Imagem: ekyval.com
2

Existem várias essências para escolher e você pode colocar diferentes em cada cômodo de sua casa, de forma a criar um ambiente único em cada espaço. Nós aconselhamos eucalipto e menta para o banheiro porque combina bem com a frescura deste cômodo; camomila, baunilha e alfazema para o quarto, pois são aromas relaxantes; aromas quentes para a cozinha tais como canela e citrinos e, para a sala uma essência floral ou mística consoante o ambiente que quiser criar.

Como fazer aromatizador de ambiente - Passo 2
Imagem: dicasparadecorar.com.br
3

Para preparar o aromatizador comece por colocar o álcool e a água no frasco de tampa. Em seguida adicione as gotas de essência ao frasco até conseguir a intensidade de perfume que desejar. Tampe o frasco e agite ligeiramente. Bem simples!

Como fazer aromatizador de ambiente - Passo 3
Imagem: momentodaarte.com.br
4

O passo seguinte é muito importante: deverá guardar o frasco por 7 dias num local escuro, ou envolto num saco, o importante é que não apanhe luz. Este truque irá fazer com que a flagrância fique mais intensa e perdure mais ao longo do tempo. No entanto, se estiver com pressa, pode ignorar este passo, o perfume irá ser notado na mesma, mas não de forma não intensa.

Como fazer aromatizador de ambiente - Passo 4
Imagem: sherolvinhas.blogspot.pt
5

Passado o tempo de repouso aconselhado, é hora de preparar seu aromatizador para ser exposto! Este tipo de objeto funciona muito bem como decoração de cômodos, por isso verta o líquido no frasco de abertura estreita, coloque as varetinhas, enfeite o frasco com um laço e, se quiser, pode ainda adicionar corante para conferir cor ao líquido. E está pronto!

Como fazer aromatizador de ambiente - Passo 5
Imagem: www.elo7.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer aromatizador de ambiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Aromatizadores caseiros são uma ótima ideia para oferecer de presente. Fica a dica!
  • Lembre-se que um aromatizador pode causar grande transtorno a pessoas com enxaquecas ou rinites. Se você ou alguém em sua casa sofrer desse mal, faça a experiência e veja quais as reações de forma a saber se é boa ideia ou não manter um aromatizador em sua casa.

Escrever comentário sobre Como fazer aromatizador de ambiente

O que lhe pareceu o artigo?
26 comentários
Fátima Medina de Oliveira souza
Muito bom as dicas as receitas são ótimas!
A sua avaliação:
Claudia Regina
Qual a proporção de alccol e água que deve ser misturada ?
A sua avaliação:
Lucia Lima
gostaria de fazer aromatizadores de ambientes em casa
A sua avaliação:
Kaike Bastos
Bom dia. Gostei muito da dica de como fazer um aromatizador de ambientes, no entanto, gostaria de saber o porquê de álcool de cereais e não um outro tipo de álcool. Se eu quiser, posso utilizar um álcool comum, tipo álcool para limpeza, usado no dia-a-dia? Obrigado pela dica. Grande abraço.
Editor umComo.com.br
Oi Kaike! Para fazer este aromatizador de ambiente de pauzinhos é necessário o álcool de cereais. Se quiser saber de outras formas naturais de deixar a casa cheirosa, confira estas dicas: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-com-que-minha-casa-cheire-bem-13463.html
A sua avaliação:
Ubirajara
Oi!!! Onde posso encontrar as essências indicadas? Agradeço antecipadamente pelo retorno!!!
Editor umComo.com.br
Oi Ubirajara! Em lojas de produtos naturais pode encontrá-las facilmente, mas se quiser também pode fazê-las em casa: http://www.umcomo.com.br/search/index/q/como%20fazer%20oleo%20essencial/cat/2302 Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria Angélica Vianna
Bem simples, parabéns, posso colocar o fixador, para intensificar a fragancia, por mais tempo ??
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Pode sim, é como desejar. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossas dicas :)
A sua avaliação:
tania maria de gusmão
È MUITO IMPORTANTE AS EXPLICAÇOÊS E DICAS PARA NÓS GOSTEI. OBRIGADO
Editor umComo.com.br
Oi Tania! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Graziele
Adorei as dicas, agora irei colocar em pratica e ver como fica. Obrigada a toda a equipe.
Editor umComo.com.br
Oi Graziele! Depois conte-nos como ficou! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
layne
achei muito simples e prático, parabens .
Sara Silva
Oi Layne! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Regiane Ferreira
Estou fazendo aromatizador para vender, uso a base para perfume e meus aromatizador estão ficando cm cheiro de álcool e tem clientes q estão reclamando q não estão sentindo o cheiro, o que devo fazer? Deixar curtir assim q terminar de fazer? Ou deixar geladeira de um dia pro outro
Joyce
Você deve diluir novamente o aromatizador com água (para cada 200 ml 1/3 de água) e acrescentar mais algumas gotas da essência. Tenha em mente que o melhor para o preparo de aromatizadores são essências puras, que tem mais aderência e cheiro "aparente". Espero ter ajudado

Como fazer aromatizador de ambiente
Imagem: pinterest.com
Imagem: ekyval.com
Imagem: dicasparadecorar.com.br
Imagem: momentodaarte.com.br
Imagem: sherolvinhas.blogspot.pt
Imagem: www.elo7.com.br
1 de 6
Como fazer aromatizador de ambiente

Voltar ao topo da página