Elegir Alfombras

Tipos de tapetes

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 19 março 2024
Tipos de tapetes

Embora comprar um tapete possa ser uma experiência subjetiva, já que vamos sempre optar por um que seja agradável aos nossos olhos e ao tato, a verdade é que hoje existe uma tecnologia neste setor que se esforça para oferecer seus produtos. Assim, vale a pena conhecer os tipos de tapetes, entre os quais se destacam os de fibra natural e os de material sintético. Além do material, a textura também desempenha outro papel importante.

De qualquer forma, a escolha de um bom tapete pode mudar completamente o ambiente, pois ajuda a realçar a luminosidade, sobriedade, temperatura, cor, entre outros fatores. Portanto, não devemos escolher um tapete só porque gostamos, mas também entender o que determinado tipo de material pode nos oferecer.

A seguir, no umCOMO vamos te contar sobre os tipos de tapetes para que você decida com maior precisão qual é o mais adequado para sua proposta.

Também lhe pode interessar: Como fazer tapete de retalhos

Índice

  1. Tapete de lã
  2. Tapete de viscose e liocel
  3. Tapete de juta
  4. Tapete de sisal
  5. Tapete de náilon
  6. Tapete de poliéster
  7. Tapete de polipropileno
  8. Tapete de PVC
  9. Tapete em 3D
  10. Tapete misto
Ver mais >>

Tapete de lã

Esse tipo de tapete está no grupo daqueles feitos com fibras naturais. Com a lã você consegue reter um pouco da umidade do ambiente, além de serem excelentes isolantes acústicos e térmicos. Quem busca economizar energia elétrica costuma comprar esse tipo de tapete, pois diminui a necessidade de uso de aquecedor.

Por outro lado, os tapetes de lã são antibacterianos, antialérgicos e antiestáticos, o que significa que a qualidade do ar é muito melhor e ajuda a reduzir a presença de ácaros, já que não é um material onde ácaros tendem a acumular-se. Seu preço pode variar dependendo da pureza da lã, da qualidade ou comprimento de suas fibras, bem como do país de origem. A sua utilização é recomendada para espaços frequentemente utilizados, pois é fácil fazê-los recuperar a sua forma.

Aqui você pode aprender nossas dicas sobre Como lavar roupa de lã.

Tipos de tapetes - Tapete de lã

Tapete de viscose e liocel

A viscose também é conhecida como 'rayon' e o liocel é outro material utilizado em tapetes, Tencel é a marca mais popular deste tipo de tapete. Embora sejam fibras artificiais, a origem ainda é vegetal, pois são fabricadas a partir de polpa de madeira. Porém, a diferença entre eles é notável, já que o liocel é fabricado apenas com polpa de madeira extraída de plantações de eucalipto e é produzido de forma mais ecológica que a viscose.

Proporcionam maciez e brilho ao ambiente, por isso esses tipos de tapetes predominam em ambientes onde se busca realçar a elegância, já que lembram a seda, só que o preço é mais acessível.

Quanto às manchas, o liocel tem melhor desempenho, mas em geral ambos são difíceis de limpar, por isso é preciso ter extremo cuidado, não só com líquidos, mas também com a umidade. Se a sua casa tem muita umidade, essas não são as melhores opções.

Tipos de tapetes - Tapete de viscose e liocel

Tapete de juta

Este é outro tipo de tapete feito com fibra natural, da planta Corchorus, que é cultivada em ambientes tropicais, principalmente na Índia e em Bangladesh. A principal característica destes tapetes é que são biodegradáveis, por isso também podem ser classificados como recicláveis.

São discretos e naturais, recomenda-se seu uso em ambientes secos. No mercado é possível encontrar um tapete com alto percentual desse material, mas não totalmente de juta. O custo pode variar dependendo da porcentagem de juta que contém. Se houver muito fluxo de pessoas no local onde estes tapetes forem colocados, eles deterioram-se mais facilmente. Esta é outra razão pela qual não é recomendado que seja confeccionado 100% de juta e que seja utilizado preferencialmente em casa e não em outros espaços mais movimentados.

Tipos de tapetes - Tapete de juta

Tapete de sisal

Esse tipo de fibra também é vegetal, extraída da planta agave, a mesma usada para fazer tequila. A planta é nativa de Yucatán, no México, e é conhecida pelo nome de sisal, por ser esse o nome do porto de onde foram exportadas.

A fibra é obtida de suas folhas. Hoje o processo é feito de forma mecânica ou industrial, mas da forma mais próxima possível de quando era feito manualmente, no século XIX. Esse tipo de tapete pode ser utilizado em locais movimentados, pois são muito resistentes e absorvem a umidade rapidamente. Esta última característica deve ser levada em consideração, pois não é recomendado que caia líquido sobre ele.

Tipos de tapetes - Tapete de sisal

Tapete de náilon

O náilon ou poliamida, como também é conhecido, é um material sintético que costuma durar muito tempo, graças à sua resistência. A sua utilização é recomendada em espaços públicos ou centros comerciais, pois reflete a luz e é resistente a muitos produtos de limpeza, mesmo aos produtos químicos mais abrasivos.

Tipos de tapetes - Tapete de náilon

Tapete de poliéster

O poliéster é amplamente utilizado para fazer diferentes tipos de tapetes, mas a maioria tem textura macia. Eles podem ser facilmente lavados e atualmente são vendidas muitas variedades que são recicladas. Têm uma ampla saída no mercado, graças a todos os designs que oferecem aos clientes.

Aqui você pode saber: o poliéster encolhe se for lavado?

Tipos de tapetes - Tapete de poliéster

Tapete de polipropileno

Esse material também é muito utilizado e a maioria das pessoas o compra porque seu preço é baixo, se comparado a outros tipos de fibras naturais. Eles também podem ser limpos facilmente e não absorvem água. Não desbotam com facilidade e podem ser usados ​​em ambientes internos e externos.

Tipos de tapetes - Tapete de polipropileno

Tapete de PVC

Eles podem ser encontrados no mercado com o nome de vinil e costumam tolerar muito bem a umidade. Além disso, são resistentes e podem ser utilizados em ambientes externos e internos. Quem gosta da companhia de um animal de estimação pode optar por esse tipo de tapete de fácil limpeza.

Tipos de tapetes - Tapete de PVC

Tapete em 3D

A textura desses tapetes parece exuberante e eles podem ser compridos, o que é relaxante ao pisar neles. Existem também outros que contêm desenhos ou círculos. Da mesma forma, podem ser adquiridos com pelos curtos, aveludados e de textura fina.

Neste outro post você aprenderá Truques para limpar tapetes.

Tapete misto

Estes tapetes combinam o material PVC com o utilizado nos tapetes em 3D. Alguns podem incluir material obtido de madeira. Tudo depende da resistência que o cliente procura, bem como do design e facilidade de limpeza do tapete.

Como pode ser observado, estes são os tipos de tapetes mais populares ou mais procurados do mercado. Agora que você os conhece, pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de tapetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Tipos de tapetes