PARTILHAR

Poliéster encolhe?

Poliéster encolhe?

O poliéster está entre os materiais mais usados na indústria têxtil, mas, o que é poliéster exatamente? Trata-se de uma fibra de origem sintética cujo uso contém diversos benefícios, dentre os quais podemos destacar o fato de ser leve, absorver menos umidade, poder ser combinada com outros materiais, etc. Desde que o poliéster entrou na indústria da moda, se tornou um dos principais materiais para a fabricação de bolsas, uniformes e peças esportivas, entre outras.

Além disso, a facilidade que esse material possui para se manter sem deformações faz dele uma das fibras mais presentes na fabricação de roupas em geral. É bem provável que você tenha em casa uma ou várias peças de poliéster e, caso você ainda não saiba como lavar poliéster ou se o poliéster encolhe quando lava, neste artigo do umCOMO te contamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Linho encolhe?

Poliéster encolhe ou estica quando lava?

Diferentemente do algodão, o poliéster não encolhe quando é lavado. Por se tratar de uma fibra sintética, não há riscos de que ele encolha durante a lavagem, pois aqui estamos falando sobre um tecido bastante resistente.

Outros benefícios do poliéster são o fato dele ser uma fibra que seca rapidamente e é menos sensível ao impacto da luz ultravioleta do que outros tecidos, como o nylon e o algodão. Por outro lado, a grande desvantagem do poliéster é que ele possui uma respirabilidade muito baixa.

Agora, se você tem em casa roupas de outros tecidos que podem encolher quando são lavados, como o algodão, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como evitar que a sua roupa encolha quando é lavada para não correr riscos de colocar na máquina uma roupa do seu tamanho e retirar roupas muito menores do que você colocou.

O poliéster estica?

Dizem que o poliéster não estica, nem encolhe, nem enruga, porque embora não seja elástico, mas, sim, rígido, seu tecido tem uma capacidade de recuperação muito difícil de encontrar em outras fibras. Assim, o poliéster não vai se esticar ao longo da lavagem, mas ficará mais maleável no momento de se ajustar ao seu corpo, apenas quando você for usar a roupa. Por não ser um tecido que enruga facilmente, ele também é uma boa pedida para quando queremos sair e não queremos ficar com a roupa amassada. Também é ideal para os dias em que vamos passar muito tempo sentados e não queremos sair com a roupas com vincos.

Poliéster encolhe? - Poliéster encolhe ou estica quando lava?

Tecido misto de poliéster e algodão encolhe?

As peças ou objetos fabricados com uma composição idêntica à do algodão e poliéster, isto é, 50% de cada tipo de fibra, podem encolher em determinadas circunstâncias, já que por possuírem a mesma porcentagem de cada material, costumam contar com as características de ambos os tecidos na hora de lavá-las.

O algodão pode encolher quando lavado com água quente, de modo que para evitar que isso aconteça recomendamos que você lave suas peças de algodão com água fria ou a uma temperatura inferior aos 95oC. Além disso, é fundamental que você evite usar a secadora, já que por conta das altas temperaturas usadas por esse eletrodoméstico o algodão também tende a encolher ao longo desse processo.

Já vimos que você não precisa se preocupar com o poliéster, já que é um material bastante resistente e capaz de suportar todo tipo de lavagem. Porém, se sua peça de roupa contém uma porcentagem de algodão similar ou superior à do poliéster, recomendamos que você sempre tome esses cuidados para não prejudicar suas peças.

Poliéster encolhe? - Tecido misto de poliéster e algodão encolhe?

Como lavar roupas de poliéster

Depois de tirar as dúvidas sobre se o poliéster encolhe quando é lavado, acreditamos ser necessário explicar como as roupas de poliéster devem ser corretamente lavadas para que você possa limpá-las da melhor maneira possível e sem colocar em risco suas peças. Vamos lá?

  1. Observe a etiqueta de cada peça e separe-as de acordo com os tecidos. Diferencie bem aquelas que são fabricadas com um tecido 100% poliéster das que possuem o material combinado com o algodão. Além disso, separe as peças por cores (claras e escuras);
  2. Remova as manchas nas peças de poliéster antes de lavá-las. Use um sabão específico para esse tipo de roupa para que as cores sejam conservadas. Aplique o sabão nas áreas com manchas e espere que ele atue alguns minutos antes de você iniciar o procedimento habitual de lavagem;
  3. Antes de colocar as peças de poliéster na máquina de lavar, vire-as do avesso. Dessa forma, você evita que as fibras estraguem ou fiquem enganchadas em outras peças de roupa. Tenha em mente que você sempre terá que lavar suas peças fabricadas com fibras sintéticas dessa forma;
  4. Leia as indicações nas etiquetas das peças de poliéster antes de colocar a máquina de lavar para funcionar. De maneira geral, você terá que programar um ciclo de lavagem curto, com água fria ou morna (essa última caso você achar que as roupas estão muito sujas). Adicione um amaciante de roupas específico para reduzir os efeitos das fibras sintéticas, para que elas fiquem menos rígidas e com um caimento melhor;
  5. Uma vez terminado o ciclo de lavagem dessas peças, é muito importante que elas sequem adequadamente. Quando o tecido não for misto, você pode usar a secadora com um ciclo baixo de calor, mas evite isso sempre que possível. A melhor forma de conservar as fibras é, na verdade, estendendo as roupas e deixando que elas sequem ao ar livre.

Se você quer saber todos os detalhes sobre como lavar peças que sejam 100% feitas de poliéster, isto é, aquelas que não tem outro tipo de tecido em sua composição, não deixe de visitar o nosso artigo a respeito do tema.

Poliéster encolhe? - Como lavar roupas de poliéster

Se pretende ler mais artigos parecidos a Poliéster encolhe?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
olá boa tarde eu comprei um vestido de poliiester textura ele encolhe estou preocupada
olá boa tarde vestido de poliester textura encolhe
Poliéster encolhe?
1 de 4
Poliéster encolhe?

Voltar ao topo da página ↑