Partilhar

Linho encolhe?

 
Por Redação umCOMO. 23 outubro 2020
Linho encolhe?

A indústria têxtil utiliza diferentes tecidos para fabricar roupas. O algodão e o poliéster são alguns dos mais usados, mas o linho também tem uma presença notável pelos benefícios que proporciona: permite criar peças transpiráveis, frescas e soltinhas que, ao mesmo tempo, protegem das altas temperaturas. Portanto, é um material ideal para roupas de verão.

É provável que você tenha no seu armário peças de roupa elaboradas com esse tecido, especialmente para climas mais quentes. Para conservá-las em bom estado e evitar alterações por conta das lavagens é importante que você preste atenção na maneira correta de cuidá-las. Você deve se atentar ao sistema de lavagem mais conveniente para este material.

Afinal, o linho encolhe quando é lavado? Esta é uma das dúvidas mais frequentes relacionadas a esse tecido. Então, se quiser descobrir a resposta, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra se o linho encolhe lavando ou na secadora e veja como cuidar das suas peças corretamente.

Também lhe pode interessar: Poliéster encolhe?

Linho encolhe quando lava?

O linho é um tecido sensacional para roupa de verão, mas tem necessidades de lavagem específicas. Se você tem dúvidas se o linho cede, tenha em mente que isso acontece muito pouco com o uso. Inclusive, o linho encolhe sempre na primeira lavagem, mas depois nunca mais volta a reduzir seu volume se você cumprir as instruções correspondentes ao cuidado das peças deste tipo.

Por isso, não se preocupe se a sua peça de roupa de linho tenha encolhido depois da primeira lavagem, porque essa é uma das suas características. Depois, ela cederá um pouco e manterá a mesma forma. Assim, existem duas alternativas: lavar o tecido de linho antes confeccionar a peça ou comprar linho prelavado para elaborar o tecido, isto é, quando o linho ainda precisa passar pela tecelagem. Esses são os dois procedimentos seguidos pelos fabricantes destas peças que ajudam a evitar que as roupas de linho encolham após a primeira lavagem.

Caso você tenha adquirido uma peça de roupa de linho que não passou por esses tratamentos pode ser que ela possa encolher um pouco. Neste caso, assegure-se de comprar um tamanho maior ou o seu tamanho mesmo, mas que não fique tão ajustado.

Linho encolhe? - Linho encolhe quando lava?

O linho encolhe na secadora?

Depois de lavar peças de roupa fabricadas com linho, é importante que saiba como se devem secar para que mantenham-se em bom estado. A princípio deveriam secar e depois já poderiam ir para o armário, mas este tecido tem certas peculiaridades. Em primeiro lugar, ele sempre deve ficar um pouco úmido. Pode pendurá-lo, mas é fundamental que retire do varal antes que seque completamente. Senão, ele perderá a pouca flexibilidade que tem.

Outro aspecto que você deve evitar a todo custo é o uso da secadora. Este tecido é incompatível com o eletrodoméstico: por ter uma mínima umidade natural que varia entre 6% e 8%, o linho não se pode secar em temperaturas tão altas.

Ao secar o linho utilizando uma secadora, suas fibras ficariam frágeis e necessitariam muitas horas para absorver do ar toda a umidade que perderia no processo. Só assim poderia recuperar sua flexibilidade, mas a roupa poderia ficar um pouco encolhida e esse ser um caminho sem volta. Então, nunca use a secadora para secar peças de linho porque esse material necessita manter a porcentagem de umidade indicada para conservar sua forma original.

E já que o assunto são as suas roupas de linho, que tal aprender a combiná-las com seus sapatos?

Como lavar roupa de linho

Não sabe a que temperatura deve lavar uma roupa de linho? Te contamos! Por um lado, as peças brancas e claras deste tecido devem ser lavadas a uma temperatura máxima de 60oC. Por outro, as peças coloridas requerem uma temperatura mais baixa para que sejam lavadas corretamente: 40oC são suficientes. Além do mais, para peças coloridas é preciso usar um sabão específico que não tenha efeito branqueador.

Tendo em conta a temperatura adequada, você já sabe como lavar roupa de linho para que não encolha. Para terminar de descobrir os detalhes do procedimento de lavagem deste tecido para que ele fique sempre bonito, aqui no umCOMO te recomendamos que siga estes conselhos sobre como lavar roupa de linho:

  • Se você deseja lavar as peças de linho a mão, utilize um sabão específico para roupa delicada e uma quantidade considerável de água morna, entre 30º e 40º, aproximadamente. É importante que enxague as peças duas vezes em água limpa e nas que sejam brancas ou claras use um detergente branqueador que tire manchas. Para evitar possíveis danos ao tecido, não deixe de molho.
  • Se você vai lavar roupas de linho na máquina de lavar, separe todas que sejam desse tecido e programe a máquina para roupa delicada, ciclo curto e use um detergente suave.
  • Certifique-se que não tenham ficado restos de sabão na roupa. Do contrário, ao secar, se converterão em manchas.
  • Elimine as manchas da roupa de linho imediatamente. Não espere até lavar a peça com o resto da roupa suja, pois, em geral, mas principalmente neste tecido, é muito mais fácil se desfazer da mancha quando ela é recente.
  • Por se tratar de um tecido delicado, evite a todo custo que ele fique preso na máquina, porque a fibra pode se danificar seriamente quando você tentar soltá-lo. Por isso, também é ideal não selecionar nunca o ciclo mais agitado da sua máquina.
  • Lembre-se de pendurar a roupa de linho e retirá-la do varal antes de que se seque completamente para conservá-la sempre em bom estado e, além disso, evitar sempre o uso da secadora para secar peças deste material.

Outro tecido que também precisa de cuidados especiais é o couro. Se você quer aprender a cuidar das suas roupas de couro não deixe de conferir nosso artigo sobre este tema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Linho encolhe?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Linho encolhe?
1 de 2
Linho encolhe?

Voltar ao topo da página