Partilhar
Partilhar em:

Como lavar um cachecol de lã

Passo a Passo
 
Como lavar um cachecol de lã

A lã é um material muito delicado. Se não a lavar bem, encolhe, e com o tempo solta pelinhos e bolas que tem que aprender a tirar. Neste artigo do umCOMO vamos ensinar para você como lavar um cachecol de lã para que possa aproveitar todos os benefícios deste material sem sofrer os contras. Pois no inverno, não há nada mais quente que enrolar um cachecol ao redor do pescoço e sair à rua sem sentir aquilo frio desagradável nesta zona. Os cachecóis são peças que nunca saem de moda e que protegem uma parte fundamental do seu corpo: o pescoço. Proteja-o bem e diminua a possibilidade de ficar doente. Aprenda a cuidar do seu cachecol de lã seguindo estes passos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como lavar um chapéu
Passos a seguir:
1

Para evitar que a lã encolha, a primeira coisa que deve fazer é por o cachecol de molho em uma bacia com água fria e deixá-lo pelo menos uma hora. Este passo evita que a lã sofra mudanças depois de a lavar, já que o que a água fria faz é amaciar a fibra do tecido e facilitar sua manipulação.

2

Para limpar seu cachecol de lã, na realidade, só precisa de água, mas se tiver manchas, vamos ensinar para você como lavar a lã com sabão.

Utilize um sabão suave para peças delicadas. A lã é um tecido muito sensível e seco. O sabão normal pode ser muito agressivo para este tecido e danificar suas propriedades. São muitas, e entre elas está sua capacidade para se lavar a si mesma. Parece estranho, mas efetivamente, a lã repele a sujeira (e também os fungos e bichos, porque é bactericida) e aguenta muito tempo limpa. Por isso, tal como já referimos, é importante ter em conta que a lã não é um tecido comum e que quando quiser lavar seu cachecol, deverá pensar duas vezes.

Agora já está de molho e pronto para lavar. Pegue no sabão que escolheu e misture-o com água quente e depois água fria para se diluir bem. Use-o apenas para tratar as manchas, uma por uma.

3

Uma vez que tenha o sabão pronto, localize as partes que estejam manchadas ou sujas e limpe-as com uma escova. Um cachecol é uma peça pequena, mas em peças grandes o melhor é lavar por partes, adicionando o sabão em pequenas quantidades sobre as manchas que encontrar. É importante que ao limpar a lã, não a esfregue contra si mesma para evitar que o atrito converta a lã em feltro e saiam bolinhas.

Tem que limpar o resto da peça que não estiver manchada amassando o tecido ou massageando-o com cuidado e sem sabão.

4

Quando tiver o cachecol pronto, certifique-se de que não fica sabão (se necessário troque a água) e tire da bacia.

Para secar a lã, tem que a pendurar na horizontal sobre uma mesa ou plataforma dura e lisa, já que se a pendurar em um cabide ou varal, como se fosse uma peça normal, se deformará, porque é um tecido muito flexível e se acomoda às novas formas com facilidade. Isto explica que seja tão cômoda e se adapte perfeitamente ao seu corpo ao vestir.

Escorra o cachecol com cuidado. Lembre-se que se o lavar na máquina de lavar, deverá usar um programa especial de centrifugação curto (especial para lã e roupa delicada), já que centrifugar a lã em excesso pode deformá-la. Por isso, só deve pressionar um pouco para soltar água e em seguida deixar secar sobre a mesa, estendida.

5

A lã é um tecido que não precisa de uma lavagem frequente. Não gosta muito de água, por isso muitas vezes, um boa escovada e ventilação serão suficientes para manter limpas suas peças de lã.

No caso dos cachecóis, mais ainda. Ventile-os e lave-os de vez em quando. Ou seja, lavar a lã tudo bem, mas tem que saber que não pode avaliá-la como se fosse uma camiseta comum, porque é um tecido especial e diferente.

Caso o cachecol encolha após lavar (algo que acontece sobretudo quando se usa a máquina de lavar), deixe de molho de novo e estique até chegar à forma original. Depois, seque como explicamos mais acima.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como lavar um cachecol de lã, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Se uma peça de lã encolher, deixe-a de molho em água fria e estique-a até recuperar seu tamanho original. Depois deixe secar colocada na horizontal.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como lavar um cachecol de lã

O que lhe pareceu o artigo?

Como lavar um cachecol de lã
1 de 3
Como lavar um cachecol de lã