Partilhar

Viscose encolhe ao lavá-la?

 
Por Redação umCOMO. 4 agosto 2020
Viscose encolhe ao lavá-la?

Todas as peças de roupa possuem, em suas etiquetas, recomendações sobre os processos de lavagem mais indicados para não danificá-las. Ainda assim, alguns tecidos precisam de um cuidado extra e maior delicadeza para que as peças não acabem rasgadas ou encolham durante a lavagem. A viscose é um desses tecidos.

Se você possui peças em viscose ou outras feitas de tecidos mais delicados, é completamente compreensível que a preocupação para que elas não encolham na máquina de lavar surja em algum momento. Para descobrir se, de fato, a viscose encolhe quando lavada, como secar, passar e mais detalhes sobre o tecido, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO.

Viscose encolhe ou cede?

Existem muitos tecidos que encolhem durante a lavagem, ainda mais se isso não for feito de acordo com as recomendações das etiquetas. Dessa forma, o risco de que a roupa encolha está presente na grande maioria dos tecidos caso o cuidado ao lavá-las, passá-las e secá-las não foi adequado. Junte a isso o fato de alguns tecidos, como a viscose e o rayon, serem delicados por natureza, e pronto - o perigo aumenta. A seguir, explicamos melhor as dúvidas sobre o fato da viscose encolher e em quais casos isso acontece.

A viscose encolhe na máquina de lavar?

A viscose é um tecido elástico, mas não muito, já que apresenta uma elasticidade que varia entre 2 e 3%. Por outro lado, se adicionarmos cerca de 5% de elastano em sua composição, a elasticidade aumenta de modo que o tecido se transforma na viscose elástica. Isso faz com que o tecido, agora mais elástico, apresente menos riscos quando cuidado, já que a viscose mais pura é muito mais delicada. De fato, é uma fibra artificial amplamente utilizada no setor têxtil e é considerada um tecido delicado para lavar: pode encolher na máquina de lavar se isso não for feito corretamente.

Para evitar danos, você deve programar uma lavagem específica para itens delicados, ou seja, com baixas rotações e a baixas temperaturas.

Tecido viscose encolhe na secadora?

O rayon também pode encolher se você não secá-lo adequadamente. Por isso, evite usar a secadora nas peças feitas com esse tecido, já que o calor excessivo pode danificá-las facilmente e encolhê-las. Nossa dica é secar as peças da maneira tradicional, deixando-as estendidas e sacudindo previamente.

Para remover a umidade da peça caso ela saia muito molhada da máquina de lavar, por exemplo quando usamos um programa de centrifugação baixa, coloque-a em uma superfície plana, como uma mesa, e use panos de algodão ou toalhas macias para secá-la delicadamente. Por outro lado, se você não se importar com a água que pode escorrer da peça ao estendê-la, deixe-a secando naturalmente no varal. Evite, também, o uso de qualquer tipo de secador, que irá causar os mesmos danos da secadora – e a viscose irá encolher.

A viscose encolhe na hora de passá-la?

O ferro de passar é outro eletrodoméstico que pode encolher tecidos como a viscose, por conta do calor, caso não utilizado da maneira correta. Para que isso não aconteça, passe a peça do avesso: assim, você vai evitar que as fibras encolham, que o tecido fique danificado e com um brilho estranho. Além disso, para que o tecido de rayon não encolha, trate de ajustar o ferro no ponto de baixo calor, e umedeça as peças borrifando um pouco de água antes de passá-las. Vale, ainda, colocar um pano ou lenço de algodão entre o tecido e o ferro, para evitar possíveis queimaduras ou danos ao tecido.

Recomendamos que você dê uma olhada nestas dicas sobre como passar roupas delicadas.

Viscose encolhe ao lavá-la? - Viscose encolhe ou cede?

Como recuperar uma peça de viscose que encolheu

Meu vestido de viscose encolheu, e agora? Como alargar uma peça que encolheu? Apesar das recomendações de lavagem que demos acima, às vezes cometemos erros e é impossível impedir que as roupas encolham. Se sua roupa de rayon já encolheu, estas serão algumas de suas dúvidas mais básicas.

Caso sua roupa seja 100% de viscose, será difícil fazer com que ela recupere seu tamanho original, mas se for de viscose elástica, com certeza ela não terá encolhido tanto assim e, além de tudo, possui a capacidade de se recuperar – pelo menos na maioria das vezes. No umCOMO te damos a solução para recuperar suas peças de viscose que encolheram.

  1. Encha o tanque com água quente e shampoo para bebê ou condicionador de cabelo. A quantidade do shampoo deve ser a da tampa do recipiente, mas se a roupa for grande, você terá que dobrar a dose. Você também pode escolher um sabão de roupas especial para peças delicadas.
  2. Coloque a peça na água e deixe-a submersa por 10 minutos. Dessa forma, as fibras de viscose vão se soltar, se estender e amolecer, recuperando o estado original.
  3. Esvazie a pia e aperte as roupas sem torcer para terminar de remover a água absorvida. Não enxágue de novo: o objetivo é que as peças sequem o mais rápido possível.
  4. Coloque a peça sob uma toalha esticada e enrole para absorver a água. A roupa deve estar úmida, não muito molhada.
  5. Coloque a roupa em cima de outra toalha estendida para finalizar a secagem, e você verá que ela recuperou o tamanho. Se você achar que ainda não atingiu seu objetivo, repita as etapas indicadas.

Esse procedimento é um dos mais eficazes para recuperar uma peça de viscose que encolheu, mas existem outras dicas e produtos que também vão te ajudar:

  • Mergulhar as roupas em uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.
  • Umedecer as peças em uma mistura de máscara hidratante para cabelos e vinagre branco.

Como lavar viscose para não encolher

Após comprovar que o rayon pode encolher caso não seja tratado da maneira correta, falta resolver a pergunta: como lavar a viscose corretamente? No umCOMO, te damos os seguintes conselhos para que a viscose não encolha ao lavá-la:

  • Sempre verifique as etiquetas das peças de viscose para saber como lavá-las, pois algumas podem ser lavadas a seco. Aqui explicamos o que significam os símbolos de lavar roupas.
  • Se você quer lavar as peças de viscose na máquina de lavar, coloque todas elas dentro da máquina e programe um ciclo suave de lavagem e com água fria.
  • Coloque as roupas de viscose dentro de uma fronha para que ela sirva de escudo protetor contra o contato com outras roupas e o tambor da própria máquina de lavar.
  • Evite escorrer e torcer as peças para que elas não fiquem danificadas e deformadas.

Agora que você sabe que a viscose pode encolher e conhece algumas dicas para lavá-la adequadamente, também recomendamos que você dê uma olhada nestas dicas sobre como evitar que as minhas roupas encolham ao lavá-las.

Viscose encolhe ao lavá-la? - Como lavar viscose para não encolher

Se pretende ler mais artigos parecidos a Viscose encolhe ao lavá-la?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Viscose encolhe ao lavá-la?

O que lhe pareceu o artigo?

Viscose encolhe ao lavá-la?
1 de 3
Viscose encolhe ao lavá-la?

Voltar ao topo da página