PARTILHAR

Como secar a roupa no inverno

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 junho 2017
Como secar a roupa no inverno

O pior do inverno é sem dúvida a falta de calor. Não só porque caminhar sob o sol quentinho do verão seja bem mais agradável, mas porque a chuva e o frio, além de baixar nossas defesas, são muito incômodos no nosso dia a dia.

Se você quer saber como secar a roupa no inverno, quando lá fora o sol não esquenta e estender não serve de praticamente nada, porque está sempre chovendo, continue lendo este artigo de umCOMO porque vamos dar-lhe algumas dicas para secar a sua roupa mais rápido.

Também lhe pode interessar: Truques para secar a roupa mais rápido
Passos a seguir:
1

Um sistema para secar a roupa no inverno, sem necessidade de pendurá-la, é enrolando a peça que quer secar em uma toalha de banho seca.

Para isso, a primeira coisa que tem que fazer é escorrer bem a peça molhada, para não ficar pigando. Quando tiver tirado a água restante, deverá colocá-la em uma ponta da toalha e enrolá-la bem forte para que a toalha absorva toda a água. Esfregue um pouco para um melhor resultado e depois desenrole a toalha para recuperar sua peça.

Se quiser tirar a possível umidade que possa ficar na roupa, use um secador de cabelo. Se não tiver pressa o melhor é deixar a peça pendurada perto de um radiador.

2

Outra opção mais fácil é estender a roupa dentro de casa. Demorará um dia ou dois, mas certifique-se de que não chove em cima dela e estraga a lavagem. Além disso, qualquer lugar não é bom para estender. Evite deixar sua roupa secando em lugares onde você fume ou cozinhe para que não se misture o cheiro. O ideal é tê-la em um lugar que ventile com frequência (como área da sala) e deixar que a roupa siga seu processo natural de secagem.

Quando optar por estender a roupa dentro de casa, lembre-se de utilizar um desumidificador: por você e por ela. Respirar ar úmido, e ainda mais se estiver frio, não é bom para os pulmões e a roupa se secará mais rápido quanto mais seco for o ambiente. Por isso, também não convém estender a roupa no banheiro.

Como secar a roupa no inverno - Passo 2
3

Algo que tem que ter em conta na hora de secar sua roupa dentro de casa no inverno é que escorrer bem poupará tempo. Para se certificar de que suas peças estão bem escorridas, pendure-as em cabides do chuveiro ou algum lugar elevado com um balde embaixo para que vão soltando a água antes de estendê-las.

O programa da máquina de lavar que escolher também ajudará você a reduzir o tempo de secagem.

4

Para evitar que saia tão molhada da máquina de lavar e evitar ter que esperar uma hora para que sua roupa seque, o que tem que fazer é lavá-la utilizando ciclos curtos com um centrifugado muito rápido.

A lavagem curta, além de fazer você poupar energia e água, tem um centrifugado mais rápido que o ciclo normal. O que significa que a máquina de lavar escorre sua roupa dando voltadas velozmente e solta muita água. Desta forma, quando tira a roupa para a estender, já tem metade do trabalho feito.

O aquecedor também pode ajudar muito a secar a roupa no inverno, por isso não hesite em dar uma olhada no artigo como escolher o melhor aquecedor para o frio.

Como secar a roupa no inverno - Passo 4
5

Para secar peças pequenas, sem necessidade de esperar uma eternidade, pode utilizar estes dois truques para secar a roupa:

Secador de cabelo

Simplesmente pegue nas peças pequenas, uma por uma, e seque-as com o secador durante um tempo. Verá que rapidamente passam de estar úmidas a estar quentinhas, ideais para usar.

Ainda que seja um método muito rápido, recomendamos a você que não use uma temperatura muito quente para evitar danificar a roupa. Controle o calor do ar do seu secador, usando um nível intermédio, nem frio nem muito quente, para secar suas peças de maneira mais normal.

Escorredor de alface

Use um escorredor de alface para secar suas peças mais pequenas, como meias e lingerie. É algo que provavelmente não lhe tenha passado pela cabeça, mas tem todo o sentido.

A verdade é que ao girar a manivela do escorredor, suas peças escorrem a água e ficam praticamente secas.

6

Outros truques para secar a roupa rapidamente no inverno é ter em conta o material de que são feitas.

Por exemplo, os tecidos tipo jeans podem ser secos com o ferro, porque o tecido é suficientemente forte para aguentar o calor do vapor do ferro. Mas recomendamos que o faça em uma situação de emergência, porque a longo prazo, usando esta prática, perdem elasticidade.

A lã é outro tecido que tem que ter muito em conta quando se coloca na máquina de lavar. Encolhe com muita facilidade e não pode ser seca na secadora porque se estraga (e também encolhe). A única maneira de garantir uma secagem perfeita é secá-la na horizontal em cima de uma mesa ou superfície plana e esperar. No seguinte artigo pode ver Como lavar roupa de lã.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar a roupa no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Pode aumentar a rapidez da secagem pondo as peças perto de um radiador, ainda que nunca em cima.
  • Os ventiladores ajudam a acelerar o processo de secagem dentro de casa.
  • Não seque sua roupa em zonas úmidas, nem com cheiros. Se deve fazê-lo, use pelo menos um desumidificador.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como secar a roupa no inverno
1 de 3
Como secar a roupa no inverno

Voltar ao topo da página ↑