Lavar a roupa de algodão

Como lavar lençóis de algodão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lavar lençóis de algodão

Os lençóis de algodão são os que costumamos usar com mais frequência para vestir a nossa cama. São absorventes e não retêm a umidade, por isso são ideais para as noites quentes de verão. As suas fibras são naturais e, portanto, o ar circula melhor por elas e não provocam reações alérgicas a pessoas sensíveis. Na hora da lavagem, é importante seguir uma série de precauções para mantermos os nossos lençóis de forma ótima; por isso em umComo.com.br damos a você algumas dicas para que saiba como lavar lençóis de algodão e para que durem mais e em melhores condições.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma camiseta de algodão
Passos a seguir:
1

Antes de lavar os lençóis de algodão deve ler atentamente as instruções de lavagem da etiqueta da peça. Ali aparecerá informação importante relativa ao produto como os materiais, a cor ou o fio do lençol. Lembre-se que os lençóis de algodão podem estar feitos com diferentes tipos de fibras e inclusive com misturas de materiais, como o poliéster.

2

Lave os lençóis de algodão na máquina de lavar com água morna utilizando um sabão neutro, pois se lavar seus lençóis com água muito quente podem encolher e perder cor. Caso seus lençóis tenham detalhes bordados, opte por utilizar um programa adequado para peças delicadas e um centrifugado suave.

Como lavar lençóis de algodão - Passo 2
3

Lembre-se de trocar os lençóis a cada 5 ou 7 dias, lavá-los e, se possível, secar ao sol. O ar exterior e o sol fixam as cores e mantêm os brancos mais claros e brilhantes; não os deixe muito tempo já que poderia conseguir o efeito contrário. Retire-os quando estiverem secos. Se utilizar máquina de secar, seque-os a uma baixa temperatura para que se conservem mais tempo.

4

Não misture lençóis com tecidos de tricô como meias ou suéteres, já que estes podem desprender pelos que se aderem aos tecidos. Além disso, depois de os comprar, é aconselhável lavar os estampados ou de cor separadamente para evitar desbotamentos e eliminar os restos de tintura e produtos químicos.

5

Na hora de passar, se der preguiça a você, tire os lençóis da máquina de lavar e estique-os com cuidado. Estique-os o mais retos possível, evitando dobras, com este simples passo não será necessário passar. Se apesar de tudo prefere passar, molhe a peça e utilize o ferro a temperatura média.

Como lavar lençóis de algodão - Passo 5
6

Outros dados que deve ter em conta na hora de lavar lençóis de algodão são:

  • O algodão de qualidade encolhe pouco e só na primeira lavagem; além disso, já vem calculada a perda (uns 3%). O de pior qualidade encolhe até 12%.
  • Os ácaros alojam-se nos colchões e na roupa de cama. Para evitar isso, cubra os colchões e os travesseiros com fronhas com zíper e lave-as uma vez por mês.
  • Adicione meia xícara de bicarbonato ao sabão, assim conseguirá desodorizar os lençóis, dar luz às cores e clarear os que ficam amarelados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar lençóis de algodão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como lavar lençóis de algodão