Partilhar

Como fazer tapete de retalhos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer tapete de retalhos
Imagem: makedo-and-mend.blogspot.pt

Existem várias formas de reaproveitar materiais que já não usamos e dar origem a outros novos, ao mesmo tempo que poupamos gastos no nosso orçamento. O artesanato de reutilização é exemplo disso, sendo que você pode reaproveitar caixas de leite, botões que já não usa e até caixas de ovos para criar algo muito artístico, personalizado e completamente novo. Utilizando tecido, que é um material muito versátil, é também possível criar vários objetos, incluindo tapetes artesanais, daqueles que você faz em casa sem esforço, divertindo-se de forma econômica e criando algo útil. Surpreendido? Para responder à sua dúvida de como fazer tapetes de retalhos, em umComo.com.br preparámos este artigo passo a passo. Continue lendo para aprender!

Também lhe pode interessar: Como fazer nichos para quarto
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar projete o seu tapete de retalhos. Para isso responda às seguintes questões: onde pretende colocá-lo? Que dimensões ele deverá ter? Que cores quer incluir nele? Liso ou com desenho? Qual a forma? São várias as hipóteses, simplesmente escolha aquela que vai mais de encontro ao seu agrado e necessidades.

Como fazer tapete de retalhos - Passo 1
Imagem: flordasfadas.blogspot.pt
2

O passo seguinte é reunir os retalhos que você tem. Separe-os por tons, se tiver optado por criar um esquema de cores, e texturas (toalhas turcas, tecidos de veludo, de cetim...), de forma a não criar confusão visual no tapete. Corte cada um dos retalhos em tirinhas com largura de um dedo (cerca de 1 cm de largura) e com um comprimento de 5 a 10 cm, consoante a altura que você pretender que o tapete tenha.

Como fazer tapete de retalhos - Passo 2
Imagem: b2blue.com
3

Nesta fase você também já deverá ter uma tela de tapete, chamada talagarça, que encontrará facilmente em casas de tecido e artesanato). Essa será a base do seu tapete, por isso quanto maior ela for, maior será o seu tapete. Prefira as borrachosas, ou antiderrapante, que não deslizam no chão.

Como fazer tapete de retalhos - Passo 3
Imagem: amarradinhoemvoce.blogspot.pt
4

Passemos então à parte prática: amarre cada uma das tiras de retalho aos buraquinhos da tela. Não há uma regra que dite a distância que cada nó de retalho deve ter entre os outros, mas é aconselhado que fiquem próximos para não originar buracos no tapete.

Como fazer tapete de retalhos - Passo 4
Imagem: reciclaedecora.com
5

Faça isso até preencher completamente toda a área da tela. Este é um exercício bem divertido que você poderá realizar enquanto relaxa em casa, vendo televisão, por exemplo, pois irá tomar-lhe algum tempo consoante a dimensão da tela que estiver utilizando.

Como fazer tapete de retalhos - Passo 5
Imagem: tapeteseretalhos.blogspot.pt
6

Quando tiver amarrado os retalhos em toda a tela, seu tapete está finalizado e pronto a ser colocado no chão! Este tipo de tapetes fica muito bem como tapete de banheiro, por ser macio e absorver bem a água, mas você poderá colocá-lo no cômodo que quiser!

Como fazer tapete de retalhos - Passo 6
Imagem: home-boxer.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tapete de retalhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como fazer tapete de retalhos

25 comentários
A sua avaliação:
Terezinha de fatima xavier
que legal!...amei.
A sua avaliação:
Sandra garcia
Tenho retalhos de veludo q. Posso fazer cm eles
Vera Lúcia Ribeiro de Souza Rodrigues
Amo artesanato. Ainda não estou fazendo, devido aos meus problemas de saúde. Mas tenho retalhos de brim. Por gentileza como devo aproveitá-los? Pois eles desfiam muito, né. Obrigada, e muito sucesso para você. Obrigada messssssmo.
odalea oliveira da silva
Bom dia, lindo trabalhos, vou tentar fazer.Quanto posso cobrar por cada tapetes?
A sua avaliação:
Jefferson rodrigo
Quanto posso cobrar por esse trabalho?? Lindo trabalho amei
A sua avaliação:
celia moimas de brito
lindo trabalho aonde eu compro esta tela?
A sua avaliação:
Suely
Lindo!,quanto capricho. Parabéns pelo trabalho. =D
Editor umComo.com.br
Oi Suely! Muito obrigada, que bom saber que você gostou :) Valeu pelo comentário!
A sua avaliação:
Leticia
Parabéns! Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.
Editor umComo.com.br
Oi Leticia! Que bom saber que o conteúdo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria Helena
Lindos!
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Muito obrigada :)
A sua avaliação:
Luciene cruz da costa silva
Gostaria de saber onde posso comprar tela, por favor me passe o endereço obrigado

Como fazer tapete de retalhos
Imagem: makedo-and-mend.blogspot.pt
Imagem: flordasfadas.blogspot.pt
Imagem: b2blue.com
Imagem: amarradinhoemvoce.blogspot.pt
Imagem: reciclaedecora.com
Imagem: tapeteseretalhos.blogspot.pt
Imagem: home-boxer.blogspot.pt
1 de 7
Como fazer tapete de retalhos

Voltar ao topo da página