Como fazer tapete de retalhos
Existem várias formas de reaproveitar materiais que já não usamos e dar origem a outros novos, ao mesmo tempo que poupamos gastos no nosso orçamento. O artesanato de reutilização é exemplo disso, sendo que você pode reaproveitar caixas de leite, botões que já não usa e até caixas de ovos para criar algo muito artístico, personalizado e completamente novo. Utilizando tecido, que é um material muito versátil, é também possível criar vários objetos, incluindo tapetes artesanais, daqueles que você faz em casa sem esforço, divertindo-se de forma econômica e criando algo útil. Surpreendido? Para responder à sua dúvida de como fazer tapetes de retalhos, em umComo.com.br preparámos este artigo passo a passo. Continue lendo para aprender!
Passos a seguir:
Em primeiro lugar projete o seu tapete de retalhos. Para isso responda às seguintes questões: onde pretende colocá-lo? Que dimensões ele deverá ter? Que cores quer incluir nele? Liso ou com desenho? Qual a forma? São várias as hipóteses, simplesmente escolha aquela que vai mais de encontro ao seu agrado e necessidades.
O passo seguinte é reunir os retalhos que você tem. Separe-os por tons, se tiver optado por criar um esquema de cores, e texturas (toalhas turcas, tecidos de veludo, de cetim...), de forma a não criar confusão visual no tapete. Corte cada um dos retalhos em tirinhas com largura de um dedo (cerca de 1 cm de largura) e com um comprimento de 5 a 10 cm, consoante a altura que você pretender que o tapete tenha.
Nesta fase você também já deverá ter uma tela de tapete, chamada talagarça, que encontrará facilmente em casas de tecido e artesanato). Essa será a base do seu tapete, por isso quanto maior ela for, maior será o seu tapete. Prefira as borrachosas, ou antiderrapante, que não deslizam no chão.
Passemos então à parte prática: amarre cada uma das tiras de retalho aos buraquinhos da tela. Não há uma regra que dite a distância que cada nó de retalho deve ter entre os outros, mas é aconselhado que fiquem próximos para não originar buracos no tapete.
Faça isso até preencher completamente toda a área da tela. Este é um exercício bem divertido que você poderá realizar enquanto relaxa em casa, vendo televisão, por exemplo, pois irá tomar-lhe algum tempo consoante a dimensão da tela que estiver utilizando.
Quando tiver amarrado os retalhos em toda a tela, seu tapete está finalizado e pronto a ser colocado no chão! Este tipo de tapetes fica muito bem como tapete de banheiro, por ser macio e absorver bem a água, mas você poderá colocá-lo no cômodo que quiser!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tapete de retalhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.