Pendurar quadros

Como colocar quadro na parede sem furar

Como colocar quadro na parede sem furar

A solução tradicional de furar as paredes para pendurar quadros está cada vez mais em desuso. Não porque perdemos a vontade de decorar, mas, sim, porque fazer furos nas paredes acaba sendo uma desvantagem. Hoje em dia, o mais provável é que nosso negócio e nossa casa não sejam nossa propriedade e por essa razão pode ser que o locador não permita fazer furos nas paredes ou que a gente não queira deixar marcas nas paredes que teremos que arrumar depois.

Por outro lado, não é todo mundo que tem uma furadeira ou martelo em casa, porque faz barulho, é perigoso e suja muito. Por todas essas razões, o umCOMO vai te mostrar como colocar quadro na parede sem furar, seja ele leve ou pesado. Além dos quadros, com esses truques você também poderá pendurar cabideiros, prateleiras ou caixas decorativas, que se manterão no lugar sem problemas!

Também lhe pode interessar: Como pendurar quadros sem furar a parede

Índice

  1. Fixa quadros
  2. Painel de ripas de MDF ou pallet
  3. Adesivo de montagem
  4. Tiras de velcro
  5. Ganchos para pendurar quadros
  6. Fita dupla face
  7. Fita adesiva ou washi tape
  8. Trilhos
  9. Painéis ou pegboards
  10. Apoios improvisados

Fixa quadros

Pode ser que você ainda não conheça a existência dessa ferramenta para pendurar um quadro. Os fixa quadros são ganchinhos normalmente de plástico ou metal que tem dois ou três dentes pequenos que você poderá colocar em qualquer parede de gesso ou drywall. Você só precisa dar uma batidinha com um martelo pequeno e a marca que ficará no momento que você queira retirar o quadro ou mudá-lo de lugar, será mínima.

Os fixa quadros podem suportar um peso de até 4 quilos, mas temos um truque: se você encaixa dois entre si, podem suportar um peso de até 8 quilos. Solução perfeita se você busca como pendurar quadros pesados sem furar a parede.

Como colocar quadro na parede sem furar - Fixa quadros

Painel de ripas de MDF ou pallet

Se você não quer furar a parede, você pode apoiar nela uma estrutura com ripas de MDF cruzadas e, então, nelas, fazer furos com pregos para pendurar seus quadros. Além de ser uma solução para quando você se pergunta como colocar quadro na parede sem furar, também é um recurso decorativo. Já que além da estrutura, por si só, já ser um enfeite, você também pode brincar com a quantidade de quadros que vai pendurar nela e fazer lindas composições.

A mesma ideia pode ser feita com um pallet recostado na parede. Para isso, basta apoiar um pallet onde você quer colocar o quadro e pendurar o quadro no pallet, que também funcionará como recurso decorativo.

Como colocar quadro na parede sem furar - Painel de ripas de MDF ou pallet

Adesivo de montagem

Esta é uma solução simples que serve, sobretudo, para superfícies lisas como azulejos ou vidro. O adesivo não deixa marcas de maneira alguma e sua aplicação é muito simples. Trata-se de uma massa parecida com o silicone que costuma ser vendida em tubos. Siga estes passos para usá-lo:

  1. Coloque uma gota em cada canto do quadro, toque a parede com ele e volte a retirá-lo. Desta forma, ficará a marca do adesivo na parede.
  2. Passados uns segundos, a massa terá secado um pouco.
  3. Então você deve voltar a unir o quadro com a parede no mesmo local onde deixou as marcas do adesivo e pressioná-lo.

Quando queira retirar o quadro, só necessitará da ajuda de uma espátula e o adesivo se desprenderá sem deixar marcas.

Como colocar quadro na parede sem furar - Adesivo de montagem

Tiras de velcro

As tiras de velcro são parecidas a essas dos sapatos e mochilas, só que mais resistentes. Quando você for procurar por elas, deve atentar-se ao peso que cada uma delas pode suportar. Existem algumas que aguentam até mais que 7 quilos.

Esta solução é simples para colocar quadro na parede sem furar, mas se a pintura da parede é delicada ou se a parede está coberta por papel de parede, pode ser que estrague quando você tente retirá-lo. Por isso, o ideal é usar esse recurso em paredes que não se danificam facilmente.

Como colocar quadro na parede sem furar - Tiras de velcro

Ganchos para pendurar quadros

Os ganchos adesivos, talvez, sejam os mais conhecidos para pendurar quadros sem pregos, mas não por isso são menos úteis e resistentes. Essa é uma maneira bastante cômoda de pendurar quadro sem furar a parede e que permite pendurar quadros de distintos pesos, basta ler na embalagem do gancho quanto ele aguenta. Você também pode utilizar o recurso de colocar dois, um em cada ponta do quadro, para dobrar a capacidade.

É uma solução muito rápida e econômica para decorar pequenos espaços. Além de servir para pendurar outras coisas, como colares ou tolhas de rosto no banheiro, por exemplo.

Como colocar quadro na parede sem furar - Ganchos para pendurar quadros

Fita dupla face

As fitas adesivas dupla face são das opções mais utilizadas quando o assunto é como colocar quadro na parede sem furar. Talvez seja pela confiança que geram, já que são bastante resistentes, cômodas e práticas e podem ser retiradas sem deixar marcas.

Existem versões muito simples, para fixar objetos decorativos pequenos, até as de fixação ultraforte, que podem suportar objetos de até sete quilos. A maior vantagem desta forma de pendurar quadros sem furar a parede é que funciona muito bem para espaços exteriores, já que algumas versões são resistentes a diferentes temperaturas e à umidade. Verifique essa informação na embalagem ao comprar a fita.

Como colocar quadro na parede sem furar - Fita dupla face

Fita adesiva ou washi tape

Estas fitas podem ser uma solução simples para pendurar gravuras ou pôsteres sem ter nem, ao menos, que emoldurá-los. Além de tudo, pode dar um toque super moderno a sua decoração, caso você escolha um modelo de washi tape estampada e cheia de personalidade.

Uma dica: o pinterest está cheio de inspirações para pendurar gravuras e quadros na parede usando washi tape. Acesse e inspire-se.

Como colocar quadro na parede sem furar - Fita adesiva ou washi tape

Trilhos

Pode ser que pareça uma opção estranha, mas é muito usada em lugares como os museus. Trata-se de trilhos que vão presos no canto das paredes ou diretamente no teto, dos quais saem alambres de metal, onde os quadros serão pendurados nos extremos. Deve instalar-se com pequenas perfurações, porém nada agressivas.

Se você decidir atrever-se com essa ideia, é uma forma muito original de pendurar quadros em sua casa ou empresa. Esta maneira de decorar a parede dá um toque estilo industrial e moderno que, além do mais, te permitirá mudar os quadros de lugar sempre que quiser, sem a necessidade de tirar os pregos do lugar.

Painéis ou pegboards

Se você quer pendurar vários quadros, mas não que furar a parede, uma das opções que você tem é usar painéis ou pegboards encostados na parede. Os paneis podem ser, por exemplo, de cortiça, de metal ou qualquer outro material que você julgue que combine mais com a sua decoração.

Esta também é uma boa solução para as pessoas que adoram mudar a decoração, pois, assim, você poderá trocar os quadros com facilidade sempre que quiser!

Como colocar quadro na parede sem furar - Painéis ou pegboards

Apoios improvisados

Acabamos de dar 9 soluções para pendurar quadros pesados sem pregos, furadeiras, sem sujeira e de uma maneira rápida e cômoda, mas queremos sugerir uma mais, que na verdade se converterão em múltiplas opções: os apoios improvisados.

Em casa temos móveis em que já acomodamos objetos e nos quais se apoiarmos um quadro pode ficar lindo. Sobre uma prateleira, uma mesa auxiliar, uma estante ou, até mesmo, no chão. Se você é dessas pessoas que não se aquieta com a decoração da casa e gosta de experimentar coisas novas, você vai adorar essa opção, porque poderá mudar os quadros de posição sempre que quiser, sem problemas.

Se você está decorando a sua casa e quer acrescentar outros detalhes além dos quadros, não deixe de ver também como decorar com vasos e como fazer nichos para o quarto.

Como colocar quadro na parede sem furar - Apoios improvisados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar quadro na parede sem furar, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Antonio Luiz
Boa tarde. Preciso de orientação de como
Afixar quadros.
Sou uma Galeria de arte.
Obrigado pelo apoio

Antonio Luiz
Carol
Poxa Antônio, até agora ninguém do site lhe respondeu.

Bom, eu respondi você mas infelizmente não sei ti ajudar, vim procurar ajuda também rsrsrsrs

1 de 10
Como colocar quadro na parede sem furar