Partilhar
Partilhar em:

Como decorar um quarto segundo os critérios do Feng Shui

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (1047 votos)
13 comentários
98 vezes partilhado

O Feng Shui é uma disciplina ancestral da China, que baseia sua doutrina na ideia de que o fluxo de energia positiva pode ser melhorado modificando a forma e a disposição das coisas no espaço. Pretende utilizar as leis do céu e da terra para melhorar a qualidade de vida do homem. Na sua casa você pode aplicar as teorias do Feng Shui para fortalecer os fluxos positivos e evitar os negativos, ordenando os objetos e os espaços do ambiente com certas precauções.Para o feng shui uma casa tem quatro pontos chave e um deles é o quarto (os outros são a entrada, a cozinha e o lugar de reunião principal da família). Um quarto com bom feng shui pode inclusive compensar outros defeitos da casa, em outras palavras, não há melhor cura que um bom descanso! Estas são as dicas mais importantes que você deve considerar para harmonizar o seu quarto:

Também lhe pode interessar: Como orientar os espelhos segundo o Feng Shui
Instruções:
1

A posição da cama é essencial e deve seguir os seguintes critérios:

2

A cabeceira da cama deve apoiar sobre a parede mais afastada da porta e a cama não deve estar em linha reta com a porta.

3

A cama deve ter cabeceira, a cabeceira da cama simboliza a proteção e a segurança na vida.

4

Não deverá ter janelas ou espelhos por trás da cama, já que podem debilitar a sensação de proteção. Se existe uma janela coloque cortinas bem pesadas, se em um espelho, mude-o para outro lugar.

5

Também não deverá ter nichos ou estantes sobre a cabeceira, nem quadros com molduras muito pesadas.

6

De preferência que não tenha nada pendurando sobre a cama. Se isto for inevitável, tentar sempre que sejam coisas leves, Ex.: lustres de papel ou outros materiais leves. Na medida do possível, evite os ventiladores de teto sobre a cama.

7

Uma regra clássica do Feng Shui diz que não deve haver mais de um espelho no quarto e que a pessoa não deve se ver na cama quando está deitado. É boa ideia atender a esta regra. Deve-se tentar que os espelhos estejam sempre onde nos devolvam a melhor imagem de nós mesmos.

8

O teto do quarto não deve ser muito alto, mas também não deve inclinar-se sobre a cama. Se o seu quarto tem o teto muito alto considere a possibilidade de usar um dossel, este também é muito útil se o teto do quarto tem vigas grandes.

9

Ao se mudar, trocar de parceiro(a) ou iniciar um trabalho novo é ideal mudar de cama ou pelo menos mudar a roupa de cama.

10

É muito importante o que se põe sobre a mesa de cabeceira: devem ser dispostos objetos (fotos, lembranças) que ajudem a manter um estado de ânimo ótimo. Evite ter qualquer coisa relacionada com o seu trabalho ou com compromissos que ainda não foram cumpridos (por exemplo: faturas pendentes).

11

Reduza ao mínimo indispensável o número de aparelhos eletrônicos no quarto, especialmente nas mesas de cabeceira. Se for possível, evite os telefones sem fio, pois emitem ondas eletromagnéticas de bastante intensidade.

12

Se tiver um banheiro contíguo ao quarto, a cabeceira da cama não deveria apoiar sobre a parede que dá para o banheiro. Se não há outro jeito, revista a parede do lado do quarto com cortiça ou tecido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como decorar um quarto segundo os critérios do Feng Shui, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Comentários (13)

Escrever comentário sobre Como decorar um quarto segundo os critérios do Feng Shui

13 comentários
Delci Vanir Schulz da Fontoura
Qual a melhor cor para quarto de menino de 14 anos?
A sua avaliação:
Leandra Coutinho Armando Piratello
No meu quarto, cuja apartamento é alugado, já vem com prateleiras suspensas acima da cama. Não posso retirar, porque o imóvel não é meu. Como devo proceder nesse caso? Grata.
A sua avaliação:
Vih Araújo
PRETENDO DECORAR A MINHA CASA COM ESTA IDEOLOGIA, TRAZER ENERGIAS POSITIVAS SOU CASADA E COM UM FILHO. AGRADEÇO DESDE JA!
Sara Viega
Oi Vih! Neste link poderá encontrar mais artigos com dicas de Feng Shui: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=feng+shui
A sua avaliação:
Wilmalis Firmino
Amigos, não gosto do meu quarto suíte, durmo sozinha, tem infiltrações nas paredes ( que estou tentando achar um jeito de resolver este problema, os armários cercam todo o quarto inclusive em cima da cama, não tem cabeceira. Pergunto: que cor devo usar para revestir as paredes? quais objetos ficariam melhor neste ambiente? que posso fazer melhorar o padrão de saúde? o quarto fica no fim do corredor, a porta de entrada na direção do corredor. Agradeço a atenção!!
Tania Silva
Ola, meu quarto ja esta adequado pela posicao dos moveis, mas tenho uma parede (que fica a cabeceira da cama) que esta com a cor roxa/lilas. Gostaria de saber se devo manter o roxo ou devo mudar a cor desta parede. Estou pensando em colocar um papel de parede, mas quero um tom que ajude na harmonia e sono do casal.
Sara Viega
Oi Tania! Neste artigo pode ver quais são as cores do Feng Shui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-cores-do-feng-shui-12115.html
Glauce
Olá! Moro em um apartamento compartilhado e o quarto (com aproximadamente 13m2) é o único lugar que considero realmente meu e que poderia mudar. Queria saber se posso aplicar o Feng Shui só neste ambiente e como devo fazer isso. Teria resultados? Obrigada pela ajuda. Desejo uma Ano de muito êxito e luz a todos!
Sara Viega
Oi Glauce, pode sim basta seguir as dicas que damos neste artigo. Para além disso, penso que estes artigos também poderão ajudar: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-o-feng-shui-11730.html http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-colocar-a-cama-de-acordo-com-o-feng-shui-11911.html
Iole
Olá, A cama do quarto do meu filho só dá para ficar posicionada na mesma parede da porta. Como posso fazer para harmonizar a energia do quarto dele já que não posso pôr a cama na posição ideal?
nadia Barbosa
Na verdade eu gostaria de saber como decorar a minha casa inteira
Sara Viega
Oi Nadia, consulte esse link em que poderá encontrar várias dicas para decorar a sua casa segundo o Feng Shui: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/15378/q/feng%20shui
Claudia Isabel
Gostava de saber como decorar o meu quarto de casal segundo os princípios do feng sui. Mas gostava de vos anexar uma foto com a planta do quarto. Como posso fazê-lo?
regina b da silva
Bom dia meu quarto a porta e janela sao na mesma direçao ,minha cama e box como devo posicionar a cama em relaçao a porta e janela,pois estou reformando tudo e preciso de orientaçao em relaçao a cama ,porta ,janela e feng chui, aguardo anciosa. bjs