Partilhar

Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui
Imagem: decoracion.facilisimo.com

A cozinha na cultura oriental é um cômodo da casa que simboliza prosperidade e riqueza. E segundo a arte do Feng Shui não se trata de um mero espaço, mas de um lugar que deve servir como ponto de encontro da família e que deve ser acolhedor para que se queira passar tempo nele. Para acentuar as energias positivas e aproveitar ao máximo o equilíbrio e a harmonia dos elementos presentes, é essencial atender a uma série de normas fundamentais que, de acordo com o Feng Shui, são necessárias. Descubra no seguinte artigo de umComo.com.br como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui.

Também lhe pode interessar: Como decorar a sala de acordo com o Feng Shui
Passos a seguir:
1

Localização

Na hora de decorar a cozinha segundo o Feng Shui, a localização do cômodo dentro da casa adquire especial importância. O ideal é que ela esteja orientada para o sul e que esteja próxima da porta de entrada sem que seja vista da entrada principal. Também devemos evitar que a porta da cozinha se encontre em frente à do banheiro e que a pessoa que estiver cozinhando esteja dando as costas para a porta. Quando não pudermos impedir isto, uma boa solução é colocar uma superfície refletora, seja um espelho ou aço, que nos permita ver o que acontece atrás de nós enquanto estamos cozinhando.

2

Equilíbrio dos elementos

A cozinha é um cômodo que está excessivamente marcado pelo elemento do Fogo pertencente tanto aos fogões quanto ao forno e ao micro-ondas, e pelo elemento Água da pia, do lava-louças, da geladeira e da máquina de lavar. É por isso que o Feng Shui estabelece umas regras a fim de harmonizar e equilibrar estes dois elementos e evitar as energias negativas. Uma cozinha ideal é a que mantém localizados conjuntamente os elementos do fogo e os elementos da água entre eles, mas separados do outro grupo. Isto é, os fogões, o forno e o micro-ondas devem estar juntos de um lado e a pia, o lava-louças, a geladeira e a máquina de lavar do outro lado. Nunca devem estar nem do lado do grupo oposto, nem frente a frente. Quando dispomos de pouco espaço e isto não é possível, devemos tentar mantê-los separados ainda que seja por meio de objetos de madeira ou aço.

Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui - Passo 2
Imagem: elementofengshui.com
3

Cores

Como os elementos de Fogo e Água já estão muito presentes na cozinha, na hora de pintá-la e escolher o mobiliário é preferível evitar o vermelho, que corresponde ao fogo, ou o azul, que corresponde à água, e usá-los moderadamente. Segundo a arte do Feng Shui, são preferíveis cores neutras como branco, bege, terra ou creme que promovem a tranquilidade, ou as diferentes tonalidades do amarelo para conseguir maior calor. Estas cores podem ser combinadas com elementos decorativos em tons mais intensos para obter uma decoração mais vistosa e chamativa.

Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui - Passo 3
Imagem: fengshuicolores.wordpress.com
4

Iluminação

Na decoração da cozinha segundo a estética Feng Shui a luz natural destaca-se como a melhor alternativa para iluminar o espaço. E para os momentos do dia em que é necessária a luz artificial, devem ser escolhidas luzes que sejam intensas e que permitam a iluminação de cada um dos cantos do cômodo.

5

Elementos decorativos

A cozinha deve ser um ponto de reunião e encontro entre os membros da família, pelo que se o espaço permitir é essencial dispor de uma mesa para o café da manhã ou para poder cozinhar. Para aumentar o fluxo positivo, devemos incluir elementos decorativos como plantas, frutas naturais, flores frescas ou representações relacionadas com a alimentação. O resultado será um lugar com prosperidade, fresco e natural.

Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui - Passo 5
Imagem: decoestilo.mujerhoy.com
6

Ordem

Manter a ordem e a limpeza na cozinha é também um elemento-chave a ter em conta segundo o Feng Shui para aproveitar toda a energia positiva do lugar. A cozinha deve ser um espaço quente e acolhedor que convide a entrar e a passar momentos agradáveis e tranquilos sozinhos ou em família. Além disso, o fato de não colocar aparelhos eletrônicos nela como televisões, rádios ou telefones também favorecerá as relações familiares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
maria do carmo
Qual é a melhor área para ser colocado o saleiro? Gratidão
Sandra Marília de Moura Carvalho
Meu apto é em estilo americano. A porta de entrada é pela cozinha e em seguida vem a sala de visitas. Como fazer? Obrigada

Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui
Imagem: decoracion.facilisimo.com
Imagem: elementofengshui.com
Imagem: fengshuicolores.wordpress.com
Imagem: decoestilo.mujerhoy.com
1 de 4
Como decorar a cozinha de acordo com o Feng Shui

Voltar ao topo da página