Escolher a tinta para a casa

Como pintar a casa segundo o Feng Shui

Como pintar a casa segundo o Feng Shui
Imagem: decoracion2.com

A escolha das cores para pintar a casa vai além do puro aspecto estético, e cada um deles influencia diretamente em nosso estado de ânimo e estilo de vida. Por isso, a arte do Feng Shui centra muitos de seus critérios de decoração na tarefa de atrair a energia positiva às diferentes partes de uma casa através das cores associadas aos 5 elementos da natureza: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, bem como a combinação entre eles. Se, além de contar com um lar acolhedor, você quer harmonizar cada espaço, favorecer o fluxo das boas energias e seu equilíbrio pessoal, em umComo.com.br mostramos os critérios fundamentais para pintar a casa segundo o Feng Shui, a última tendência na decoração de interiores.

Também lhe pode interessar: Cores relaxantes para quarto
Passos a seguir:
1

Seguindo os critérios do Feng Shui, é importante ter em conta que mudar a cor das paredes de algum dos cômodos deve ser realizado desde que nós o sintamos, pois muitas vezes basta fazer pequenas mudanças na decoração, incluindo novos tecidos ou outros elementos.

Agora se deseja fazer mudanças começando pela pintura de sua casa, a seguir mostramos-lhe, de acordo com o Feng Shui, as cores mais adequadas para cada cômodo em função de seus propósitos particulares.

2

Cores que representam a Água

Associados ao elemento da Água, encontramos a cor azul e o preto.

- As tonalidades azuis trazem tranquilidade, frescura e sensação de paz para os espaços, além de um grande equilíbrio e harmonia.

- Por sua vez, o preto utiliza-se para proporcionar ao ambiente um ar de mistério e sensualidade.

Ambas são cores ideais para decorar quartos e banheiros, utilize sobretudo o azul para pintar as paredes destes cômodos, já que é capaz de transmitir muita calma e serenidade. No caso do preto, é melhor integrá-lo ao espaço através de objetos decorativos do que usar nas paredes.

Como pintar a casa segundo o Feng Shui - Passo 2
Imagem: kena.com
3

Cores que representam o Fogo

Entre elas estão o amarelo, o laranja, o vermelho, o rosa e o violeta.

- As tonalidades amarelas são ideais para atrair a alegria e a felicidade, e são ótimas tanto para as paredes da cozinha como para o quarto das crianças.

- A cor laranja segundo o Feng Shui pode ser utilizada para pintar uma das paredes da sala de estar.

- O vermelho é uma cor que estimula o fluxo de energia universal, mas é muito intenso para as paredes, por isso é preferível usar com moderação através de objetos decorativos ou têxteis.

- O rosa exerce um forte efeito relaxante e representa ternura, inocência, ingenuidade e romantismo. É apropriado para salas onde queiramos estar relaxados, bem como para quartos infantis.

- O violeta associa-se à moderação, espiritualidade e lucidez. Pode ser uma boa opção para pintar alguma das paredes dos quartos juvenis.

Como pintar a casa segundo o Feng Shui - Passo 3
Imagem: decoraciondotcot.blogspot.com
4

Cores que representam a Terra

As divisões que funcionam como ponto de encontro da família como a sala de estar ou a sala de jantar podem ser de tons terracota, bege, amarelo pastel, creme ou ocre. Estas cores associam-se ao elemento natural da Terra e nos ajudarão, segundo o Feng Shui, a reforçar as relações pessoais e a adquirir maior estabilidade.

Como pintar a casa segundo o Feng Shui - Passo 4
Imagem: okdecoracion.com
5

Cores que representam o Metal

Se você vai escolher as cores para pintar a casa segundo o Feng Shui, em concreto, para espaços como as salas de estudo ou escritórios, as cores metal são preferíveis. Entre elas estão o branco, o cinza e os tons metalizados. Elas oferecem pureza aos espaços, conseguem criar um ambiente mais sério e favorecem a concentração. Da mesma forma, o branco em combinação com outros tons também é uma boa opção para quartos.

Como pintar a casa segundo o Feng Shui - Passo 5
Imagem: blog.hola.com
6

Cores que representam a Madeira

Os tons verde e marrom representam este elemento natural e servem para fomentar o crescimento e a segurança dentro do lar. Ambas as cores são excelentes para a maioria dos espaços.

- O verde expressa também esperança e vitalidade, por isso podemos usá-lo para pintar as paredes dos quartos e as divisões das crianças.

- O marrom associa-se à estabilidade e em suas vertentes pastéis é recomendável para salas de estar e salas de jantar, sobretudo para aquelas que dispõem de uma boa luz natural.

Como pintar a casa segundo o Feng Shui - Passo 6
Imagem: fuerzayarmonia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar a casa segundo o Feng Shui, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
sonia regina schemechel de Almeda
Qual as cores para pintar por fora a casa? segundo o Feng Shui?
A sua avaliação:
elizangela
Gostaria de saber qual a de minha cor pintar a fachada da minha casa, a porta de entrada virada para o norte, moro numa subida.obrigada.
Josimara
Boa noite! Me chamo Josi, e gostaria d pergunta c posso pinta uma parede da sala d bronze lenda fo 824, essa pared fica d frente quando abrirmos a porta. É também tm uma faixa na parede toda da sala em cima quase no teto pra baixo do gesso.também com a mesma cor?. É as demais paredes da sala de Branco fosco ou Branco artesão fosco obrigada!
José Rodrigues
Gostava que me dessem um nome de um livro ou um local onde me possa informar mais sobre o feng shui,para poder pintar a minha casa.
Katy Cristina da S.S. Mendonça
Ola, adoro feng shui, gostaria de saber se posso pintar o corredor q da acesso aos quartos de amarelo, e a entrada da cozinha de azul, ou q cor é apropriadas a ambos os cômodos?? Obrigada.
lucilene
gostaria de saber que cor posso passar no corredor do lado de fora da casa obrigada
nair baptista salenave
Boa noite quero pintar minha cs porem quero saber esta correto a cozinha parede de amrelo e teto branco, uma parede da sala de amarelo , e meu quarto amarelo uma parede na cabeceira da cama, pode ser assim? ou vc sugere outras cores?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nair, você pode pintar as paredes da sua casa como mais gostar e como a fizer se sentir melhor. Segundo o Feng Shui, a cor amarela atrai alegria e felicidade e é mais utilizada em quartos de crianças e na cozinha, mas claro que se você quiser poderá incluir esta cor nas paredes de outros cômodos :)
Imagem: decoracion2.com
Imagem: kena.com
Imagem: decoraciondotcot.blogspot.com
Imagem: okdecoracion.com
Imagem: blog.hola.com
Imagem: fuerzayarmonia.com
1 de 6
Como pintar a casa segundo o Feng Shui