Partilhar

Como escolher a cor para pintar o quarto

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 12 junho 2018
Como escolher a cor para pintar o quarto

Embora à primeira vista possa parecer um tema apenas estético, a escolha das cores para pintar um quarto é uma questão muito importante, na qual influenciam muitos factores. É por isso que deve pensar antes de tomar uma decisão e optar por uma ou outra cor para decorar um cômodo.

Além de combinar com a decoração, a cor das paredes deverá estar de acordo com outros factores, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe alguns conselhos sobre como escolher a cores para pintar o quarto.

Também lhe pode interessar: Como pintar um quarto de casal
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que para pintar um quarto é preciso ter em conta alguns aspectos da psicologia da cor, em especial quando se trata da escolha para os quartos. Estes conceitos dão-nos pistas claras sobre os tons que podemos escolher, ajudando-nos em grande parte a limitar um pouco a procura.

2

Desta forma, deverá ter em conta que cômodo vai pintar e adaptar as cores à função que esse cômodo vai ter. Opte pelo menos por duas cores para o cômodo e dirija-se a uma loja de tintas ou centro de bricolagem para encontrar amostras que lhe permitam comprá-las.

Como escolher a cor para pintar o quarto - Passo 2
3

No caso de quartos pequenos, recomenda-se optar pelo branco ou cores claras, como por exemplo os tons pastel. Desta forma, o efeito óptico será de amplitude e de um cômodo de maiores dimensões do que se optarmos por pintar as paredes com cores escuras. Pode ver aqui mais conselhos sobre como decorar um quarto pequeno.

4

Além disso, na hora de pintar, podemos jogar com a altura dos tetos e tratar de ampliar visualmente as dimensões da nossa casa. Desta forma, será necessário pintar o teto de uma cor mais clara do que a da parede. Além disso, recomenda-se dirigir a iluminação para o teto para reforçar o efeito. No caso de querer gerar a sensação contrária, deverá pintar o teto mais escuro do que as paredes.

Como escolher a cor para pintar o quarto - Passo 4
5

Também deverá ter em conta o tipo de luz do cômodo em questão e da casa no geral, para assim escolher a cor que ficar melhor. Tenha em conta que as cores mais claras refletem a luz e ampliam os ambientes, enquanto que as escuras absorvem a luz e fazem os cômodos parecerem mais pequenos.

6

Naturalmente, na hora escolher as cores para pintar um quarto, deverá ter em conta o mobiliário e a decoração que vai colocar. No caso de se tratar de uma alteração ou renovação e já tenha os móveis, terá que fazer com que a cor das paredes combine com eles. Se ainda não tem nada para mobilar a divisão, pode fazer o processo inverso.

Sugestão: Como preparar cal para pintura - Instruções simples para fazer em casa

Como escolher a cor para pintar o quarto - Passo 6
7

Se o que pretende é pintar um quarto de casal, deverá ter em conta alguns aspetos básicos para conseguir um espaço relaxante e perfeito para o descanso. Por este motivo, é essencial que os tons do quarto sejam relaxantes e que combinem na perfeição, por exemplo, um cinza combinado com um ocre pode criar um ambiente ideal.

Também deverá ter em conta o design dos móveis que existem no interior do cômodo para poder pintá-lo de uma forma cromática. Neste artigo damos-lhe mais detalhes sobre como pintar um quarto de casal.

8

Também é importante que evite algum dos erros mais comuns que costumam ocorrer na hora de pintar um quarto, como por exemplo, não proteger de forma adequada os móveis do quarto, utilizar materiais inadequados para o fazer ou não limpar a zona antes de a pintar. neste artigo explicamos-lhe em pormenor os erros ao pintar um cômodo que é melhor evitar.

Como escolher a cor para pintar o quarto - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a cor para pintar o quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Leve o seu tempo e escolha corretamente como pintar os quartos da sua casa.

Escrever comentário sobre Como escolher a cor para pintar o quarto

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher a cor para pintar o quarto
1 de 5
Como escolher a cor para pintar o quarto

Voltar ao topo da página