Como preparar cal para pintura
Se você está querendo reformar a casa, ou apenas um cômodo que seja, dando um ar mais rústico e gastando pouco, uma excelente opção é aprender como pintar com cal! Essa técnica, chamada de caiação, é antiga, e ajudava a prevenir o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micro-organismos quando não se rebocava nem pintava as construções.
As vantagens de pintar com cal não param: além de ser fácil, econômico e rápido, a cal pode ser aplicada em diversas superfícies e possui alta durabilidade, principalmente quando não exposta a chuvas.
Se deseja aprender como preparar cal para pintura, não deixe de continuar lendo este artigo de umCOMO, aonde traremos métodos incríveis para facilitar ainda mais a pintura com cal!
Como usar cal para pintura – cal branco para pintura
Aprenda como diluir cal para pintura com os seguintes passos:
- 1 saco de cal para pintura (8kg);
- 16 litros de água;
- 8 colheres de sopa de óleo de linhaça ou tungue;
- 900ml de cola branca;
Instruções para preparar cal para pintura
- Em um recipiente grande, coloque inicialmente apenas 6 litros de água;
- Utilizando um bastão, adicione a cal e misture bem;
- Reserve outro recipiente e dissolva a toda a cola branca em 8 litros de água, até formar uma mistura homogênea;
- Junte as duas misturas, adicione o óleo de linhaça ou tungue e mexa bastante;
- Para regular melhor a consistência da cal, use água.
Rendimento da cal para pintura
Nas proporções aqui (de 16l de água e 1 saco de cal de 8kg), consegue-se pintar uma área de 25m² a 30m², em duas demãos.
Dicas para usar cal para pintura
- Atente-se para o fato de que a cal geralmente é aplicada em duas demãos. A primeira deve ser bem diluída para selar a superfície, e a segunda demão deve dar o acabamento final.
- Dê um intervalo de no mínimo 1 dia entre uma demão e outra, por segurança.
- A pintura com cal não necessita de fixador, previne a formação de mofo e a parede pode ser lavada normalmente após 10 dias de aplicação.
- Reforçamos também que a técnica de caiação não ficará com o resultado perfeito igual uma tinta, mas é uma excelente forma de acabamento para superfícies, trazendo um tom mais rústico e ao mesmo tempo suave ao cômodo pintado.
Como escolher cal para pintura
Saiba que, ao optar por comprar a cal para fazer a pintura de determinada área, você está fazendo uma excelente opção. A cal é um produto natural e livre de compostos orgânicos voláteis (COVs), substâncias tóxicas presentes na fórmula da maior parte das tintas industrializadas. Na hora da compra, saiba que existem 3 diferentes tipos de cal no mercado, e quanto mais puro o material for, melhor:
- A cal virgem se enquadraria nessa descrição, mas exige muito tempo de preparo e de hidratação.
- A cal hidráulica, indicada para obras de restauração, é muito difícil de encontrar no mercado.
- A melhor opção, por tanto, é fazer uso da cal semi-hidratada para pinturas, principalmente se for utilizada para pinturas rápidas, como uma pequena reforma dentro de casa mesmo.
Leia também: Como pintar as paredes de duas cores
Cal para pintura colorido – como fazer?
Para se obter pinturas coloridas a partir da cal, será necessário o uso de Pó Xadrez.
- Misture primeiramente os pigmentos coloridos em um recipiente, antes de adicionar a cal.
- Adicione a cal e a água até obter a consistência desejada para a pintura.
Confira algumas opções de como usar cal para pintura com fixador:
- 1 copo de óleo de linhaça para cada saco de 12kg de cal de pintura
- ½ copo de sabão em pó para cada saco de 12kg de cal de pintura
Se você deseja saber como preparar cal para pintar com rolo, saiba que o procedimento é o mesmo. No entanto, ao usar o rolo para a pintura, é possível conseguir um acabamento mais liso. Caso use brochas, o acabamento será bem mais rústico.
A pintura com cal pode ser feita tanto em pinturas externas como pinturas internas, abrangendo superfícies porosas e ásperas, lugares com muita umidade (como sítios, por exemplo), casas antigas e edifícios que busquem a estética rústica da cal. Por outro lado, não aplique a pintura de cal em superfícies lisas, como concreto, cerâmica, massa acrílica e corrida e paredes que já tenham recebido tintura antes, por não possuir aderência.
Sugestão: Como pintar a parede do quarto de preto
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar cal para pintura, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.