Escolher pintura

Passo a passo para fazer textura em paredes

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Passo a passo para fazer textura em paredes
Imagem: estilovoila.com.br

A pintura de paredes com textura é uma forma de conferir ao ambiente uma decoração moderna e diferenciada. A técnica serve ainda para suavizar as imperfeições de paredes e não é preciso ser profissional para pegar nos pincéis. Veja o passo a passo para fazer textura em paredes com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como aplicar textura na parede
Passos a seguir:
1

Existem diferentes maneiras de fazer textura em paredes, sendo que independente de qual técnica for a escolhida, o primeiro passo está em preparar o ambiente, removendo os móveis próximos da parede. O chão deve ser forrado com jornal e os rodapés devem receber fita crepe para que não manchem. O mesmo serve para proteger portas e janelas. O próximo passo é preparar a parede, lixando-a a fim de remover imperfeições, como partes soltas e bolhas.

Passo a passo para fazer textura em paredes - Passo 1
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
2

O segundo passo é pintar a parede com uma tinta base, na cor branca, para deixá-la homogênea. A textura pode ser das mais variadas cores, sendo importante optar por uma cor que esteja em sintonia com os tons das demais paredes. Vale lembrar que cores mais escuras tendem a reduzir o espaço do cômodo e a deixá-lo mais pesado. As tintas para texturas são um composto de base acrílica que possui mais consistência do que a tinta normal. O produto pode ser aplicado com o acessório que vai dar o efeito desejado ou com um pincel ou rolo normal, para que depois a textura seja feita.

3

Quem pretende dar à parede uma textura rústica, com ranhuras verticais deve usar a desempenadeira lisa, passando-a com movimentos verticais. Já quem prefere o efeito reagging pode usar a tinta acrílica normalmente e, depois, com ela ainda úmida remover o seu excesso com um pano úmido, dando suaves batidas várias vezes na parede. A técnica rubber consiste em passar um rolo específico pela parede, em sentidos variados para o efeito desejado.

Passo a passo para fazer textura em paredes - Passo 3
Imagem: lojaskd.com.br
4

Já o efeito frottage é conseguido aplicando um plástico sobre a tinta úmida. Há também a técnica jeans, em que se faz uso de uma escova de cerdas macias, que deve ser passada no sentido vertical e, depois, no horizontal. Mas para o efeito riscado o melhor é usar uma escova de cerdas plásticas e passar na parede formando um X. Também é possível escolher o tipo de textura conforme o objetivo do uso da técnica. Se a ideia é disfarçar imperfeições de uma parede, o melhor é usar uma textura mais grosseira.

5

Outra forma de fazer parede texturizada é com os rolos extrudados, que possuem desenhos em alto relevo. Assim, basta usá-los com a tinta acrílica para o efeito aparecer no mesmo momento. Como esse efeito é mais delicado, é indicado para paredes mais lisas. É importante ler a embalagem e respeitar o período de secagem de cada produto. Como as texturas devem ser feitas com a tinta ainda úmida, uma dica é borrifar a parede com um pouco de água se ela começar a secar antes de finalizar o trabalho. Além disso, é recomendado finalizar a pintura no mesmo dia, a fim de evitar marcas de emendas na parede.

Passo a passo para fazer textura em paredes - Passo 5
Imagem: pedreirao.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Passo a passo para fazer textura em paredes, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: estilovoila.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: lojaskd.com.br
Imagem: pedreirao.com.br
1 de 4
Passo a passo para fazer textura em paredes