Como pintar a sua casa segundo a psicologia das cores
Escolher a cor adequada para cada espaço de sua casa com a finalidade de estimular os sentidos não é mais uma função que apenas um decorador de interior pode realizar, agora você também pode escolher a tonalidade adequada para cada ambiente baseando-se na psicologia das cores. Se planeia pintar a sua casa, descubra como tirar o melhor proveito de cada tonalidade.
Passos a seguir:
Para o quarto de um casal são recomendadas as cores derivadas do laranja como o pêssego ou o salmão, pois geram uma sensação de fraternidade e unidade, além disso são vinculados ao trabalho de equipa. Os tons rosas também são adequados pelos seus efeitos relaxantes e a sua associação ao romance.
Para o quarto das crianças, as gamas azuis são propícias, presentes em muitos elementos naturais, estimulam o relaxamento e a reflexão e ajudam a aclamar os mais pequenos. Os verdes também são uma boa escolha evocando o crescimento, natureza e expansão, estes tons são ideais para favorecer a criatividade.
No quarto dos adolescentes, a gama de azul também é recomendada graças aos efeitos calmantes, além dos roxos e violetas geram tranquilidade e também favorecem a criatividade.
Para a sala são recomendáveis as cores quentes, que façam os seus convidados sentirem-se como em sua própria casa, os tons provenientes do amarelo, sem serem muito fortes podem ser favoráveis, além de fornecerem luminosidade ao espaço. Lembre-se que as cores fogo como o vermelho e amarelo são demasiado estimulantes, por isso se os usar faça-o com moderação, em elementos pequenos ou em certos cantos. Se algum membro da sua família sofre de depressão é ideal criar um pequeno espaço com estas cores para o estimular.
Em lugares como o banheiro ou o escritório, o branco é uma boa escolha, reflete pureza e limpeza e estimula o intelectual. Deve usar-se com inteligência pois em ambientes muito frios pode evocar o vazio, no entanto combinado com elementos decorativos coloridos ajuda a criar um espaço muito agradável, sobretudo para trabalhar.
Os elementos decorativos como quadros, lâmpadas, candeeiros e cortinas darão o toque final a cada espaço, pelo que pode aplicar a psicologia da cor também nestes objetos, por exemplo pintando um espaço de uma cor mais neutra e acrescentando-lhe vida com pequenos detalhes.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar a sua casa segundo a psicologia das cores, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.
Conselhos
- Se a sua casa é escura utilize cores claras para tentar ampliar os espaços e iluminá-la.
- Os tons que escolher devem fazer com que se sinta confortável no seu próprio espaço, o objetivo final é desfrutar da sua casa.
- Atualmente as lojas contam com centenas de cores de cada gama, inspire-se nelas e faça de sua casa algo único.