Partilhar

Como pintar uma cozinha

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pintar uma cozinha

Está pensando em reformar a sua cozinha e dar à ela uma nova aparência? Se for esse o caso, a pintura é sem dúvida uma das formas mais simples e rápidas de mudar completamente a a aparência deste espaço. É importante transformá-la em um local quente, agradável, cômodo e acolhedor, e para isso deverá ter em conta em uma série de fatores antes de escolher as cores ideais. Se tiver dúvidas e ainda não souber muito bem como irá decorar a cozinha, anote as diferentes ideias para pintar uma cozinha que mostramos para você neste artigo de umComo. Inspire-se na que mais gostar!

Também lhe pode interessar: Como escolher as cores para pintar a cozinha

O que ter em conta antes de pintar

Escolher uma cor para pintar a cozinha e conseguir que fique ideal pode ser uma tarefa um pouco complicada. O segredo para um cômodo bonito, equilibrado e acolhedor está em considerar uma série de fatores antes de escolher o tom ou tons definitivos que darão a imagem final à cozinha. Avalie os seguintes aspectos antes de colocar mãos à obra:

  • Pintura de qualidade. Pode ser uma tinta mate, brilhante ou acetinada; o que realmente importa é que seja de boa qualidade e resistente à constante limpeza de manchas de gordura e líquidos.
  • Espaço. O tamanho do espaço deve ser considerado antes de escolher a cor, pois os tons claros dão sensação de amplitude e, por outro lado, os escuros reduzem o espaço visivelmente. Mais à frente listamos as cores mais recomendáveis para cada caso.
  • Móveis e eletrodomésticos. Tanto a cor dos armários como a dos eletrodomésticos é determinante para escolher o tom das paredes da cozinha, pois devem contrastar e criar um ambiente agradável à vista.
  • Azulejos e assoalho. Além disso, as cores escolhidas para pintar a cozinha devem estar de acordo com os azulejos e o assoalho; o objetivo é conseguir harmonia entre todos os tons.
  • Iluminação. Se a cozinha dispuser de muita luz natural, pode escolher cores mais impressionantes e intensas; no entanto, se for muito escura, são preferíveis tons claros para não diminuir o espaço.
Como pintar uma cozinha - O que ter em conta antes de pintar

Cozinha grande ou pequena?

Normalmente, a cozinha é um dos cômodos da casa mais frequentados, onde os membros da família costumam passar bastante tempo, seja cozinhando, comendo ou em uma conversa animada entre eles. Por isso, é essencial escolher cores para pintar que ajudem a criar um ambiente quente , agradável e acolhedor. Nada melhor do que fazer esta escolha em função do tamanho do espaço.

Como já dissemos, as cores claras ou frias têm a capacidade de ampliar visualmente o espaço e aumentar a luminosidade. Portanto, para as cozinhas pequenas onde vai passar muito tempo, são aconselháveis tons sutis como o branco, bege, creme, areia, cinza claro e cores pastéis.

No caso oposto, as cozinhas grandes aceitam todo o tipo de cores, desde as claras até às mais intensas e chamativas, é tudo uma questão de combinar os tons dos diferentes elementos do cômodo para criar o ambiente que estamos procurando.

Nas seguintes seções, pode ver algumas das nossas propostas para pintar a sua cozinha segundo o seu gosto e necessidade.

Como pintar uma cozinha - Cozinha grande ou pequena?

Cozinha de cor branca

O branco é sempre uma boa opção e apesar de ser muito comum em vários cômodos do lar, também é uma aposta certeira para a cozinha. É ideal para que o espaço transmita tranquilidade, paz e serenidade, sendo perfeito para favorecer o ambiente familiar. Além disso, transmite frescura e higiene, qualidades muito importantes para a limpeza da cozinha. Em cozinhas brancas, os toques de cor podem ser adicionados através de diferentes utensílios e acessórios, portanto não tem que ser uma alternativa entediante.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor branca

Cozinha de cor creme

Da mesma forma que o branco, os tons creme são perfeitos para dar bastante luz às cozinhas mais pequenas. Com esta cor neutra é possível criar um ambiente contemporâneo e muito moderno, ao qual também poderá adicionar acessórios em uma infinidade de cores impressionantes para dar um ar divertido e original. Além disso, as tons cremes ou bege ficam incríveis com mobília de madeira, pois consegue criar um grande contraste.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor creme

Cozinha de cor laranja

Entre as possibilidades mais arriscadas e coloridas, encontramos as cozinhas pintadas de laranja. Esta cor é perfeita para dar uma aparência muito alegre ao cômodo, enchendo-o de energia e vitalidade. Tem mais: dizem que o laranja estimula uma comunicação tranquila e aumenta o apetite. Se escolher esta opção, lembre-se que o laranja nas cozinhas combina muito bem com móveis brancos e de madeira clara ou escura.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor laranja

Cozinha amarela

Se a sua praia são os tons pastéis porque procura criar um ambiente mais descontraído, porém quente ao mesmo tempo, o amarelo claro pode ser a melhor solução. O resultado será um espaço muito luminoso que convida a passar mais tempo na cozinha e a desfrutar das tarefas realizadas ali. Também pode escolher outros tons de amarelo mais intenso se quiser uma cozinha mais original; eles combinam muito bem com branco ou tons de cinza.

Como pintar uma cozinha - Cozinha amarela

Cozinha de cor vermelha

A cor da paixão, o vermelho, pode ser a melhor das opções para os mais atrevidos e apaixonados pela cozinha. Se a sua intenção for dar protagonismo à cozinha e transmitir criatividade, sem dúvida que deve apostar neste tom tão chamativo. Pode combiná-lo com móveis brancos para criar um contraste maior ou com móveis escuros para dar um toque de elegância e sobriedade.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor vermelha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar uma cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como pintar uma cozinha

O que lhe pareceu o artigo?

Como pintar uma cozinha
1 de 8
Como pintar uma cozinha

Voltar ao topo da página