Partilhar

Como pintar uma parede com umidade

Como pintar uma parede com umidade
Imagem: bricolaje-casa.com

A umidade nas paredes, além de ser um problema estético que afeta o conjunto do cômodo, também pode trazer problemas de saúde e afetar de forma negativa a comodidade e bem-estar dos habitantes da casa. Além disso, é conveniente parar o problema o mais rápido possível e reparar os danos. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos a você conselhos simples para que saiba como pintar uma parede com umidade. Sua eficiência é excelente e não terá que voltar a se preocupar com o aparecimento de manchas de umidade nas paredes.

Também lhe pode interessar: Como eliminar a umidade de um quarto com sal
Passos a seguir:
1

Antes de começar a pintar a parede, é necessário averiguar e determinar qual é a causa da umidade. Existem diferentes tipos de umidade (filtragem, condensação e capilaridade) já que sua origem pode ser devida a vários fatores:

  • Se for uma umidade por filtragem, como uma fuga de encanamento, será imprescindível reparar o problema para que a umidade desapareça. Desta forma, o problema estaria resolvido e quando a parede secasse por completo estaria pronta para ser pintada.
  • Outras vezes, a umidade é gerada pela entrada de água do exterior, e o melhor neste caso é impermeabilizar a parede usando uma tinta betuminosa, ideal para criar uma barreira protetora contra a umidade e impedir as infiltrações.
2

No entanto, em muitos casos, o mais normal é aparecer uma grande mancha de umidade na parede, devido à condensação do vapor de água. Isto costuma acontecer em cômodos frios, pouco ensolarados e com um grau elevado de umidade no ambiente. Neste caso é fundamental tirar a mancha para pintar posteriormente a parede e obter um resultado excelente. Explicamos a você como fazê-lo a seguir.

3

Primeiro, verifique se a mancha de umidade está seca ou não. Quando a mancha estiver seca e não apresentar mofo, é suficiente pintar a parede com uma boa tinta anti-umidade que podemos adquirir em qualquer loja especializada na manutenção e renovação do lar.

Como pintar uma parede com umidade - Passo 3
Imagem: catalogo.aki.es
4

Se pelo contrário, a mancha de umidade apresentar eflorescências ou mofo, deveremos eliminá-la. Para isso temos duas opções: usar água sanitária diluída em água e aplicar sobre a mancha com um pano ou escova suave, ou aplicar água oxigenada com um pano para eliminar os fungos. Ao finalizar, enxágue e deixe arejar a parede para que a mancha seque.

Imagem: bricopared.com
5

Para continuar com a tarefa de pintar uma parede com umidade, o melhor é aplicar depois sobre a mancha, uma tinta de borracha clorada perfeita para acabar definitivamente com os problemas de umidades nas paredes. Trata-se de um tipo de tinta que se costuma usar para pintar piscinas por seu grande poder fungicida. Depois de aplicar a tinta sobre a mancha, deixe secar entre 15 e 20 minutos e após esse tempo, pinte a parede com tinta plástica normal.

Imagem: decoracion.about.com
6

Lembre-se que para pintar bem a parede, o melhor é começar a pintar com um pincel os cantos, à volta de tomadas e interruptores, batentes de portas e janelas. Depois pode pintar o resto da superfície com o rolo para conseguir um bom acabamento.

Colocando em prática todos estes truques para pintar uma parede com umidade é possível acabar de uma vez por todas com o problema e desfrutar de um lugar mais cômodo e prazeroso em seu lar.

7

Em umComo você pode ver outros artigos interessantes sobre como evitar a umidade em casa e truques para tirar a umidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar uma parede com umidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como pintar uma parede com umidade

26 comentários
A sua avaliação:
Sergio medeiros
Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvidas, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.
Regina de Almeida
sempre quando pinto a parede do meu quarto ela depous de um tempo vai ficando esbranquiçada, gostaria de resolver esse problema, vcs pideriam me ajudar?
Marcia
pintei a parede com tinta escura e percebi que apareceu manchas esbranquiçadas, como se fosse pó, pois sai na mão. É umidade? Como resolver este problema? Que está fazendo mal para a súde de meu filho que acorda com alergia.
Porfírio
Após um dia de chuvoso, totalizando 50 mm de chuva. Quanto tempo deve se esperar para pintar paredes externa, com a tinta coral sol & chuva impermeabilizante exterior alto desempenho.
Marilene Castro
Gostaria de saber como faço pra tirar a umidade das paredes, já que o terreno é úmido e sobe para as paredes. Já comprei a casa assim eu não sabia, já passei selador e pintei com tinta acrílica. Agradeço sua ajuda. Obrigada
Editor umComo.com.br
ana paula
primeiro o problema da umidade das paredes da minha casa ja vem desde a afundação o terreno era um banhado você cava meio metro e ja verte agua, e com isso o reboco proximo ao piso mais ou menos um metro sempre estufa, a casa toda e de grafiato, qual a tinta que vcs me recomendam pra resolver esse problema pois nao tem condições de refazer todo o reboco da casa, ja que teria que quebrar a parede ate chegar no tijolo pelo menos um metro do chão, e a casa e grande e fora que causaria muito trantorno.
wellington
boa tarde tenho uma casa estou tendo muito problema com mofo como eliminar o mofo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Wellington! Nesses artigos poderá encontrar dicas valiosas para eliminar e evitar o mofo e a umidade em casa:
https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-o-mofo-das-paredes-25806.html
https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-a-umidade-em-casa-2189.html
https://casa.umcomo.com.br/artigo/truques-para-remover-a-umidade-3456.html
Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Alana Marques
Depois da parede estar limpa, eu passo a tinta anti-umidade e depois a tinta de borracha clorada ou ao contrario?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Alana! É isso mesmo primeiro a tinta anti-umidade e depois a outra. Muito obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Normelio de Ávila
Tenho uma parede externa do quarto dos fundos a qual esta pintada com finta acrílica branca em boas condições. Acontece que o sol não atinge a parede na manhã nem na tarde e aparece na parte enterra mau cheiro de umidade e mofo sem grandes manchas. Com que eu posso pintar sobre a tinta exis tente que está em boas condições? Aguardo resposta. Obrigado.
Antonio Turcato da Silva
tenho umidade na parede do meu quarto, estofou a tinta e apareceu mofo na parede, sera que devo tirar todo o reboque da parede ou posso raspar somente a parede e depois passar impermeabilizante e pintar

Como pintar uma parede com umidade
Imagem: bricolaje-casa.com
Imagem: catalogo.aki.es
Imagem: bricopared.com
Imagem: decoracion.about.com
1 de 4
Como pintar uma parede com umidade

Voltar ao topo da página