Pintar um teto

Como pintar um teto

Como pintar um teto

Pintar um teto parece fácil: um pouco de tinta e pronto; mas se tiver experimentado este método, terá percebido que não é tão fácil nem tão limpo como parece e inclusive pode ser que tenha estragado algum tapete ou móvel durante o processo. De seguida, em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que para a próxima vez não faça isto quando estiver pintando o teto.

Também lhe pode interessar: Como pintar um cômodo

Passos a seguir:

1

Prepare a divisão: parece simples, mas muita gente não o faz. O ideal é retirar todos os móveis do local e pôr um encerado ou plástico sobre o chão. Se o plástico for muito fino ou de baixa qualidade pode romper ao caminhar e mover-se sobre ele, ficando o tapete ou estrado de madeira expostos a um acidente. Remova todos os elementos fixos do teto e qualquer quadro ou espelho que possa manchar.

2

Prepare a superfície: deverá estudar a superfície. Os tetos não se pintam com tanta frequência como as paredes e provavelmente também não estão igualmente limpos. Você precisa de uma superfície limpa para pintar ou poderia acabar descascando-a. Utilize uma escova para limpar qualquer teia de aranha ou sujeira da superfície e, de seguida, umedeça ligeiramente a superfície com um pano suave. Verifique se precisa de tapar buracos, caso precise faça-o antes de pintar e deixe secar a massa. Certifique-se de não deixar a superfície rugosa ao tapar os buracos. Utilize uma lixa se necessário para manter a superfície uniforme. Em caso de não ser capaz de conseguir a textura original, convém dar uma nova textura em todo o teto para que fique uniforme.

3

Se o teto tiver manchas, convém aplicar primeiro uma tinta primer antimanchas. Além de cobrir as manchas, ajudará a que a tinta agarre bem. Recomenda-se aplicar uma tinta primer inclusive quando não tiver manchas, desse modo o rolo deslizará com mais facilidade. É especialmente importante utilizar uma tinta brilhante, já que proporciona à superfície um acabamento liso para que o brilho destaque.

4

Recortar: é o primeiro passo em qualquer trabalho de pintura. Refere-se a pintar as zonas às quais não se consegue chegar com o rolo. Onde o teto se une às paredes podemo-nos torcer, pelo que se torna bem mais cômodo enfaixar (com fita de carroceria); não se assuste se ao levantar a fita, a borda não estiver perfeita. Escolha a mesma linha visual em todo o local e prendendo ao plano, o efeito visual dissimulará as imperfeições. Coloque parte da tinta em um recipiente bem menor e manuseável (sem o encher demasiado) e utilize uma escada para realizar esta tarefa. Utilize um pincel de uns 8 cm.

5

Pintar: esta é a parte mais divertida, à medida que vai estendendo a cor pela superfície, o que se costuma fazer com rapidez (agora é quando entenderá porque tinha de recortar com um pincel antes de passar o rolo), o rolo deverá chegar até a borda da parte onde recortou, montando ligeiramente. Se chegar o rolo muito perto dos cantos poderá manchar a parede.

6

Complete toda a preparação antes de começar a pintar.

7

Utilize calçado e roupa velha para pintar, de maneira a que não se importe se manchar. É melhor utilizar roupa de algodão ou mescla que pode colocar depois na máquina de lavar. Use um boné ou gorro na cabeça para não manchar o cabelo.

8

Por último, deixe secar e não recolha nada até se certificar que a pintura já está seca e não precisa de pintar mais nem retocar nenhuma parte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar um teto, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
David
Quero primeiramente parabenizar este post as dicas nos ajuda muito na hora de executar os serviços.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi David, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como pintar um teto