Espécies de tomateiros

Como cultivar tomate cereja

Como cultivar tomate cereja

O tomateiro que dá origem ao tomate-cereja, de nome científico Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme, é uma variação daquela comum de tomate, sendo um vegetal de grande importância na culinária brasileira já que o sabor e aparência delicados de seu fruto o tornam um alimento bastante consumido.[1] Se você preza por uma alimentação bastante saudável e nutritiva, o tomate é um alimento que não pode faltar na mesa e, para garantir sua presença nas refeições, nada melhor do que plantá-lo em casa, principalmente se você tiver uma casa com uma varanda ou um jardinzinho que apanhe sol. Além da praticidade de poder evitar idas ao mercados, outra vantagem de plantar vegetais em casa só assim sabemos exatamente o que comemos, já que muito do que compramos em mercados vêm com agrotóxicos e outros produtos que podem ser prejudiciais para nossa saúde.

Se você se interessa pela agricultura caseira, aproveite e aprenda neste artigo do umCOMO como cultivar tomate cereja.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos tomates

Índice

  1. Como cultivar tomate cereja
  2. Como plantar pé de tomate cereja em vaso
  3. Tempo de vida de um pé de tomate

Como cultivar tomate cereja

Se você gosta de plantar os seus próprios vegetais e frutas, saiba que o tomate cereja é bastante fácil de manter e que os frutos do tomateiro crescem e amadurecem rapidamente, além de serem mais resistentes à pragas e doenças[2]. O pé de tomate cereja pode ser plantado tanto em muda quanto por meio de uma semente, bastando que você escolha o método mais fácil para colocá-lo em prática.

Apesar de ser uma planta simples de se cuidar, o pé de tomate cereja existe alguns cuidados que farão com que a planta cresça mais saudável e frutífera. Veja abaixo o que será necessário fazer.

Sol

Para que um pé de tomate dê muitos frutos, basta que apanhe pelo menos 4 horas diárias de sol e seja regado com frequência, por isso, primeiro você precisa escolher onde vai iniciar a sua plantação. Opte por um local arejado com bastante sol e, caso for colocar a planta em meio a um quintal, tome cuidado para que outras plantas não cubram completamente o recebimento de luz natural por seu tomateiro.

Tome cuidado com a sombra pois, além de fazer mal para a planta, se o solo ficar demasiado úmido, facilita o aparecimento de fungos e doenças. Os tomates cereja devem ter pelo menos 4 horas de sol diário para potenciar toda a qualidade e quantidade do fruto, entretanto, tome cuidado para não colocar a planta em local com exagerada exposição ao sol.

Solo

Ao contrário de algumas plantas que exigem adubo específico, não existe exatamente uma mistura ideal para tomateiros de forma que o adubo certo irá variar de acordo com o ambiente.[1]Para garantir que seu tomateiro irá crescer saudável, escolha um solo fértil, que deverá ser solto e preparado com adubo ou estrume antes de plantar as suas sementes. Quando plantá-las, deve aplicar frequentemente fertilizantes com alta concentração de nitrogênio, durante o período de crescimento dos seus tomates cereja, evite que ventos fortes batam no seu tomateiro.

Caso você não crie animais e não consiga encontrar estrume, veja como fazer adubo natural e utilize outros restos orgânicos que encontrar em sua residência para nutrir seu tomateiro. Se você estiver com um pé de tomate pequeno que apresenta dificuldades para crescer, a falta de nutrientes pode ser o problema, sendo assim, redobre a atenção para o adubo do solo.

Água

Os tomates necessitam de bastante água, além de serem bastante resistentes às grandes umidades[3], apenas evite exageros pois, com muita água, todas as plantas de solo podem acabar afogadas o que acarretará em seu pé de tomate cereja morrendo. Regue 2 a 3 vezes por semana, entre regas deixe o solo secar à superfície, quando regar evite molhar as folhas e as flores.

Poda

Para fortificar a planta e ajudar no seu crescimento, a poda será necessária e você precisará seguir à risca as instruções pois os tomateiro são um pouco peculiares em relação à remoção de ramos. Quando o seu tomateiro tiver quatro ramos com flores, você deve cortar a parte superior do caule principal, para ajudar no amadurecimento dos tomates cereja. Deve também se livrar de todos os pequeno gomos que se formarem entre as folhas, quando estes atingirem um comprimento de 2 cm.

Quando a sua tomateira ficar com muito peso devido aos tomates é importante atar uma estaca apropriada à sua altura para que não vergue.

Como já percebeu não é complicado cultivar tomate cereja, aproveite as dicas e faça a sua horta ecológica.

Como cultivar tomate cereja - Como cultivar tomate cereja

Como plantar pé de tomate cereja em vaso

Escolha um vaso com cerca de 40 centímetros, deve iniciar a sua plantação no início da primavera num local coberto. Compre as suas sementes ensacadas numa loja própria ou pode optar por aproveitar as sentes dos tomates que consumiu ou então, saiba que também tem como plantar tomate cereja com a fruta. Se utilizar sementes, basta lavá-las em água corrente, separando a polpa das sementes com a ajuda de uma peneira, deixando as sementes secarem de um dia para o outro e terá as suas semente prontas a serem plantadas.

Se você quer saber como plantar tomate cereja em garrafa pet, pode seguir os passos acima e substituir o vaso pela garrafa, entretanto, quando os tomateiros ficarem com cerca de 10 cm, devem ser replantados cuidadosamente em vasos individuais, os vasos devem ser largos para que as raízes tenham espaço para se acomodarem e crescerem, o que também é válido se você tiver optado por um vaso de pequeno porte. Assim que a planta chegar no ponto de ter o vaso substituído, continue a usar os fertilizante, mas nesta fase opte por fertilizantes com alta concentração de potássio e fósforo.

Os seus tomates cereja precisam de 60 a 70 dias para darem frutos, devem estar prontos a serem consumidos no inicio do verão e continuarão a dar frutos até ao outono. Você deverá colhe-los quando estiverem vermelhos e maduros e, para colher os tomates sem danificar os caules, rode-os até que se desprendam da planta.

Os tomates cereja são muito nutritivos, pequenos e deliciosos, podem ser consumidos inteiros como aperitivo ou então serem usados em diversas receitas de saladas, tortas ou em molhos de tomate mais requintados.

Como cultivar tomate cereja - Como plantar pé de tomate cereja em vaso

Tempo de vida de um pé de tomate

Ainda que os tomateiros não sejam do tipo de planta que dura para sempre, é possível ter um pé de tomate saudável e frutífero por anos quando se tem os cuidados corretos com a planta. Por ser uma espécie de região tropical, é necessário manter os tomateiros sempre em contato com a luz solar e também com bastante água disponível.

Caso sua planta seja jovem e estiver morrendo ou apresentando uma aparência pouco saudável, veja acima quais são os cuidados necessários com a planta para garantir que você esteja cuidando de seu tomateiro adequadamente.

Como cultivar tomate cereja - Tempo de vida de um pé de tomate

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar tomate cereja, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. GONÇALVES, H. M. Produção de tomate cereja (Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme) em cultivo hidropônico no sistema NFT sob diferentes soluções nutritivas, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/sic/edicoes-anteriores/resumos-2015/producao-de-tomate-cereja-solanum-lycopersicum-l-var-cerasiforme-em-cultivo-hidroponico-no-sistema-nft-sob-diferentes-solucoes-nutritivas.pdf. Acesso em: 20/05/2020.
  2. MARIANO, E. de F.; de FREITAS, M. J.; de LIMA, C. R.; de FRANÇA, P. R. C. Termoterapia alternativa para sementes orgânicas de tomate cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme). II Congresso Internacional da Ciências Agrárias, 2017. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/77c7/b9779bc74a07bf5e06eb652dcd066f38c008.pdf. Acesso em: 20/05/2020.
  3. AGUIRRE, N. C.; CABRERA, F. A. V. Evaluating the Fruit Production and Quality of Cherry Tomato (Solanum lycopersicum var. cerasiforme). Revista Facultad Nacional de Agronomía Medellín, Vol. 65, pp. 6599-6610, Medellín, 2012. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/refame/article/download/36445/38201. Acesso em: 20/05/2020.

Vídeos relacionados com Como cultivar tomate cereja

1 de 2
Vídeos relacionados com Como cultivar tomate cereja

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
Rodolfo
Germinei eles e com 6 folhas coloquei numa bandeja de alimentacao. Com uns 20 cm foram para esses saquinhos pretos para mudas ja com palito tutor para crescer retos e com 30 cm ao canteiro em solo arenoso mas com muita fertilização consistente em adubo de gado, carvão em partículas, farinha de ossos, terra vegetal, pó de carvão, cinzas de madeiras sem tratar e uma vez que se adaptaram coloquei húmus de minhoca em pequenas porções ao redor de cada uma (35 em total) . O tomateiro o construí com paus de 2,50 metros formando um quadrado e outros tantos unidos em cima. Logo cruzei arames galvanizados número 14 cada 15 cm amarrando seus vértices com precintos formando uma grelha como teto.
Os paus tutores de 1 metro para cada planta com um furo no extremo superior para colocar arames individuais a ser amarrados na grelha superior para, na medida de seu crescimento vertical, com um bordente ir dando umas voltinhas ao redor delas a fim de seguir seu caminho em forma vertical. Já começaram a florescer mas devemos inspecionar todos os días de ser possível para detetar presença das incômodas lagartas comedores de folhas. Elas devem ser retiradas cuidando não machucar as plantas , observar se alguma folha toma forma de túnel que é onde ficam e retirar da planta. Eu coloquei tela mosquiteiro branca de nylon ao redor do canteiro para evitar essa molestia. Agora aguardar a proximidade da primaveira-verao para comecar a colher seus frutos!
A sua avaliação:
Valeria ferreira goncalves
Plantei tomate cereja em copos descartaveis gostaria de saber como faco para passa para um lugar fixo tipo um balde.
A sua avaliação:
Catarina Martins
Olá, obrigada pelas dicas! Vocês poderiam indicar as fontes do artigos usados para basear essas informações? Pretendo pesquisar sobre tomates cerejas e grapes para o meu Tcc.
A sua avaliação:
Mario Barbosa
Eu moro em Belém do Pará, e aqui o clima é tropical só temos verão e inverno , mas chove muito e é muito quente vai prejudicar os tomateiros ( cereja)
Paulo Vinícius
Se vc plantar no verão e regar a planta acho que nãohavera problema com o tomate cereja
A sua avaliação:
rubens
Uma excelente planta de cultivo. Fácil de cuidar e de resultado rápido.
Laisa regina Negrine Dias
plantei sementes de tomates cerejas no quintal da minha casa tá lindo. quero saber? se pra colher espero amadurecer ou cato ainda verde
Lélio Loureiro Santana
Oi laisa!! Com relação a sua pergunta, espera amadurecer ou que fique quase maduro, ele amadurece depois de colhidas do pe. Muito gostoso, com um limão e azeite vai bem com tudo.
ARISTEU BITTENCOURT NOGARE
Desejo cultivar tomate cereja numa lata de tinta vazia de 18 litros, ja tenho adubo caseiro (HUMUS)
desejo plantar na sacada do apartamento que tem bastante sol. DESEJO SABER SE TEREI SUCESSO?
rubens
Acredito que sim, pois fiz a plantação em uma bandeja bem menor que a lata de 18 litros e deu super certo
ezequiel rodrigues de moura
olá buenos dias! gostaria de saber como platar tmate cereja no sistema de hidroponia?
magali
meu pe de tomate nasceu sozinho ele está no chão o que eu faço agora
henrique simonett
quando o tomate esta ficando as folhas amarelo o que eu tenho que fazer .
Editor umComo.com.br
Oi Henrique! Esse artigo explica como evitar pragas nos tomateiros, dê uma olhada: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-pragas-nos-tomateiros-15138.html
A sua avaliação:
Beatriz Cardeal
Tenho um pé de tomate cereja num vaso, já com uns frutinhos, mas ele está com as folhas a amarelando e caindo, tbm com umas pintas escuras nas folhas. O que pode estar havendo? Como eu poderia enviar fotos dele pra vc observar e me dar alguma dica? Obrigada.
A sua avaliação:
gilda barreto
adoro fazer horta, mais como o clima é muito quente tenho problemas, nem tudo posso plantar também tem o problema de fungos brancos que aparecem sempre.
A sua avaliação:
Maria
Muito obrigada.fiquei muito contente
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria
Fiz umas mudinhas de tomate cereja, a mais ou menos 1 mes, em copinhos descartáveis, eles brotaram e estão com cerca de uns 4cm. Mas não estão desenvolvendo. Quando ficam ao sol, eles murcham, moro no RJ e o sol é forte, então deixo à sombra, mas na claridade. Não mudei para um vaso, pois estão muito novinhos, mas não crescem... Estou desolada... O que posso fazer ?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Você tem regado entre 2 a 3 vezes por semana e, o solo que utilizou é fértil?
A sua avaliação:
Adriana
Estou começando uma pequena horta aqui no Rio de Janeiro que tem um clima alucinado. Moro perto da praia gostaria de dicas pois minhas sementes já estão no ponto de transplante. Att. Adriana
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! O transplante das mudas de tomado deve ser feito quando estas atingirem 15 a 25 cm de altura, e no transplante parte do caule pode ser enterrado para promover o surgimento de mais raízes. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Marcelino Maraschin
Já conheço os macetes p/cultivar tomate cereja,continúo cultivando,já tenho um pé já c/ frutinhos
A sua avaliação:
Thiago Hubner
Use e abuse de estercos são fontes de N P K livres de agrotóxicos , uma dica é o SuperEsterco ótimo para sua hortinha orgânica !
Editor umComo.com.br
Oi Thiago! Obrigada pela dica valeu :)
A sua avaliação:
tadeu
Plantio no solo, quando mudado: Qual deve ser o diâmetro e a profundidade das covas.
A sua avaliação:
NADIR SCHUBERT
muito bom.vou fazer essa experiencia...grata.
Editor umComo.com.br
Oi Nadir! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Evaristo H. Rungo
Gostaria de ter esta inicitaiva em minha casa. porem, necessito dicas facil e praticas desde o preparativo do solo organicamente.
1 de 4
Como cultivar tomate cereja