Partilhar

Como cultivar pepinos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cultivar pepinos
Imagem: guiadolar.com

Os pepinos são hortaliças que requerem cuidados similares aos do tomate. Podem ser plantados em hortas, vasos ou estufas, e não precisam de muitos cuidados. Mas, requerem muito sol. Os pepinos são, ainda, muito bons para a saúde, uma vez que contêm 90% de água e são ricos em potássio. Seu consumo ajuda a manter em bom estado a pele, as gengivas e os dentes. Se você quer saber como cultivar pepinos, em umComo damos algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como cultivar cogumelos
Passos a seguir:
1

Para cultivar pepinos, é necessário um solo bem drenado. É importante que a água não fique estagnada se quisermos que o pepino cresça. Não faz mal se a terra não tiver muita profundidade, com 10 centímetros já é suficiente plantar suas sementes.

2

Pode plantar a semente do pepino ou em uma estufa ou diretamente no solo. Se você vai semear mais de uma planta de pepino no mesmo terreno, não convém que as plante muito perto porque compartilharão água, e o que convém é que o pepino esteja bem regado e receba água suficiente. Deixe uma distância de uns 120 centímetros entre as plantas.

3

A planta do pepino precisa receber luz solar, pelo menos 6 horas diárias de luz direta para poder crescer. Por isso na hora de plantá-la, escolha um lugar ensolarado, onde receba luz natural.

4

Deve regar a planta com muita frequência mas sem esquecer que não deve ficar água estagnada em suas raízes, porque se não, apodrecerá. A planta do pepino deve estar sempre úmida.

5

A melhor época do ano para plantar pepinos é durante a primavera. Para evitar as geadas e que o pepino sofra, se recomenda usar uma garrafa de plástico cortada ao meio e colocá-la sobre as pequenas plantas quando florescerem.

6

Para transplantar a planta do pepino, lembre-se que não o deve fazer se for muito grande porque se não correrá o risco de morrer. É preferível fazê-lo quando a planta ainda for pequena.

7

A colheita dos pepinos deve ser feita quando estiverem praticamente maduros. Isto é aproximadamente depois de 8 semanas de terem sido plantados. É assim que os consumimos. Se deixar amadurecer excessivamente, envelhecerão e perderão todo o seu sabor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar pepinos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como cultivar pepinos

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
manuel antonio
p.f.gostaria de saber quantas plantas de pepino devo plantar num m2 e qual a producao de pepinos nesse m2?Obrigado
MA RLENE NUNES
GOSTARIA DE SABER POQUE As minhas aboras apodrecem antes de amadurecer, pois aterra e boa mas nao vinga quase nada.
A sua avaliação:
Izabel
como fazer um suporte usando bambu para pepinos se enroscarem?
Claiton soares da silva
Ola sou claiton gostei da esplanasao bem clara vc tào de para bens .quero saber si vcs vendi livro que tenha todo conteudo de como planta pino
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Claiton! Que bom saber que a explicação foi útil para você! Quanto a livro, não vendemos não. Mas muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Malu Rosa
Tenho um grande terreno com 4arvores de graviola, um chuchuzeiro, maracujás, feijões, agora quero plantar o pepino , mas o espaço é ensolarado demais. Posso plantar em vasos?
José Pacheco
Eu posso cultivar pepino aodae em estufa no inverno?
jose cicero
Como cultivar pepino e tomate corretamente
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose, para cultivar tomate pode ver estas indicações: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-tomates-459.html

Como cultivar pepinos
Imagem: guiadolar.com
Como cultivar pepinos

Voltar ao topo da página