Partilhar

Como cultivar berinjelas

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cultivar berinjelas

Uma hortaliça muito utilizada nos nossos cozinhados é a berinjela, um vegetal que tem como característica cor roxa, e pode utilizar-se numa variedade de pratos. Muitos vezes, ao irmos comprá-las à loja ou supermercado, encontramos berinjelas com preços exorbitantes e inclusive com pouco bom aspecto. Para conseguir resolver esta situação, pode plantá-las você mesmo e poupar assim algum dinheiro, e saber em primeira mão como foram plantadas. Para que possa fazê-lo de forma fácil e rápida, em umComo.com.br explicamos-lhe como cultivar berinjelas.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cultivar abóboras
Passos a seguir:
1

Para cultivar berinjelas, o melhor é fazê-lo com plântulas transplantadas, isto é, o embrião vegetal já desenvolvido mas ainda encerrado na semente. Desta forma, o primeiro passo será criar a plântula nós mesmos ou comprá-la num centro de horticultura ou jardinagem.

2

Se queremos fazer a plântula em casa, devemos procurar um recipiente ou bandeja suficientemente fundo e fazer algumas perfurações no fundo, que deverão servir como sistema de drenagem.

3

O seguinte passo será encher o recipiente com terra para plantar que deverá estar suficientemente fertilizada. A melhor altura para plantar a berinjela é no mês de Março, mantendo as bandejas num lugar abrigado e quente ou numa estufa.

4

De seguida, devemos semear as sementes de berinjela polvorizando-as na superfície da bandeja ou recipiente.

5

Cubra as sementes com uma camada fina de terra e regue-as cuidadosamente para que a água não as encharque. Deverá ir regando frequentemente, mas não de forma abundante, uma vez que as plântulas poderão apodrecer por excesso de água.

6

Quando as plantas alcançarem uma altura de uns 7-8 cm deverá retirá-las da bandeja com precaução para não danificar as raízes.

7

Procure um sítio ensolarado e protegido das geadas no seu jardim ou horta e prepare o terreno para transplantar as plantas. Com a ajuda de uma pá ou enxada, vá cavando buracos na terra para inserir a plântula.

8

Procure manter uma elevada umidade do solo durante todo o ciclo de crescimento da planta, para um correto crescimento.

9

A colheita das berinjelas faz-se quando os vegetais estiverem maduros (a cor e a rigidez serão os indicadores) e com um tamanho considerável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar berinjelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Procure que a planta não esteja exposta diretamente ao frio, uma vez que é bastante sensível.

Escrever comentário sobre Como cultivar berinjelas

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
renata saldanha
BOM DIA,POSSO PLANTAR AS SEMENTES DA PROPRIA BERINGELA
Jorge Anjos
Onde encontra a planta ,de bringela.m
Elizabeth
Plantei berinjelas, está dando muitos frutos ,estou encantada,mas quero renovar a minha horta, como devo proceder devo fazer um novo plantio ou essas mesmas vão florescer novamente? Desde já agradeço a atenção Att Elizabeth
jose dionisio soua
gostei muito das dicas de cmo cultiva beringela pois fasia tudo errado obrigado.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Jose, que bom que você gostou :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas dicas! ;)
Vanessa Lopes
Olá Vita, muito obrigada pelo comentário :) Se tiver alguma dúvida é só dizer!

Como cultivar berinjelas
Como cultivar berinjelas

Voltar ao topo da página